Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedido de ID stercorarius, raso, 18/08/2020

2 participantes

Ir para baixo

Pedido de ID stercorarius, raso, 18/08/2020 Empty Pedido de ID stercorarius, raso, 18/08/2020

Mensagem por Marcio Cachapela Ter Ago 18, 2020 9:42 am

Hoje o Raso já estava com boa passagem para sul mas o nevoeiro e a chuva miudinha não ajudaram em nada.
Tenho alguns registos manhosos para tentarmos perceber o que serão, sendo este o primeiro.

Parasiticus ou pomarinus?

a ave voou sempre a direito e á mesma altura no sentido norte/sul, tenho video muito ranhoso do voo.
Parece ter a asa larga e a forma de barril, também pareceu grande mas não tinha meio de comparação. As rectrizes já não apresentam o final mais largo, mas podem já ter caido.
O colar parece-me bastante largo e bem definido.
Eu iria para pomarinus. Opiniões?

Pedido de ID stercorarius, raso, 18/08/2020 Dscn9415
Pedido de ID stercorarius, raso, 18/08/2020 Dscn9416

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID stercorarius, raso, 18/08/2020 Empty Re: Pedido de ID stercorarius, raso, 18/08/2020

Mensagem por pedro121 Ter Ago 18, 2020 11:05 am

parasiticus, as rectrizes excluem basicamente pomarinus.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID stercorarius, raso, 18/08/2020 Empty Re: Pedido de ID stercorarius, raso, 18/08/2020

Mensagem por Marcio Cachapela Ter Ago 18, 2020 11:14 am

pedro121 escreveu:parasiticus, as rectrizes excluem basicamente pomarinus.

Ok... estive a ler um bocado em alguns locais de referência, sendo que alguns referiam que o pomarinus perde a oarte larga das rectrizes quando deixa os breeding grounds. Não será o caso de aparecerem por cá pomarinus apenas com as rectrizes direitas?

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID stercorarius, raso, 18/08/2020 Empty Re: Pedido de ID stercorarius, raso, 18/08/2020

Mensagem por pedro121 Ter Ago 18, 2020 2:52 pm

Marcio Cachapela escreveu:
pedro121 escreveu:parasiticus, as rectrizes excluem basicamente pomarinus.

Ok... estive a ler um bocado em alguns locais de referência, sendo que alguns referiam que o pomarinus perde a oarte larga das rectrizes quando deixa os breeding grounds. Não será o caso de aparecerem por cá pomarinus apenas com as rectrizes direitas?

mas repara, toda a parte que se projecta para lá das outras é larga, ou seja é uma pena larga que se torce na parte final para formar as colheres, portanto se se partir na zona de torção a base continua larga, e se partir na projecção então não há projecção.

Mas o colar palido é também melhor para parasiticus, pomarinus tem normalmente alguma cor mais viva, infelizmente não são visíveis pormenores do bico ou marcações da cabeça.

mas atenção, moleiros são complicados, e moleiros em fotos mais complicados são, posso estar enganado, mas eu tenho dificuldade em ver um pomarino.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID stercorarius, raso, 18/08/2020 Empty Re: Pedido de ID stercorarius, raso, 18/08/2020

Mensagem por Marcio Cachapela Qua Ago 19, 2020 2:07 pm

pedro121 escreveu:
Marcio Cachapela escreveu:
pedro121 escreveu:parasiticus, as rectrizes excluem basicamente pomarinus.

Ok... estive a ler um bocado em alguns locais de referência, sendo que alguns referiam que o pomarinus perde a oarte larga das rectrizes quando deixa os breeding grounds. Não será o caso de aparecerem por cá pomarinus apenas com as rectrizes direitas?

mas repara, toda a parte que se projecta para lá das outras é larga, ou seja é uma pena larga que se torce na parte final para formar as colheres, portanto se se partir na zona de torção a base continua larga, e se partir na projecção então não há projecção.

Mas o colar palido é também melhor para parasiticus, pomarinus tem normalmente alguma cor mais viva, infelizmente não são visíveis pormenores do bico ou marcações da cabeça.

mas atenção, moleiros são complicados, e moleiros em fotos mais complicados são, posso estar enganado, mas eu tenho dificuldade em ver um pomarino.

Pois... as rectrizes talvez fossem mais largas em pomarinus... bem... fica como parasiticus. Obrigado.

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID stercorarius, raso, 18/08/2020 Empty Re: Pedido de ID stercorarius, raso, 18/08/2020

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos