Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

+7
PNicolau
Samuel Patinha
Helder Vieira
João Tomás
Gonçalo Elias
Ricardo Melo
cardosohelder
11 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por cardosohelder Qua Set 23, 2020 4:07 am

Obrigado Ricardo e Pedro pelas opiniões.

Ricardo:

Pois, eu ainda estou a tentar aprender como melhorar os ficheiros de som, quando estão baixos ou muito ruído de fundo. Se tiveres dicas para melhorar ou qual o teu método, tenho todo o gosto em aprender.


Relativamente ao período, eu acho que vale a pena continuar até mais tarde, vão continuar a passar limícolas, anatídeos, Petinhas e turdídeos até final de Novembro.
cardosohelder
cardosohelder

Número de Mensagens : 569
Data de inscrição : 17/02/2009

http://www.heldercardoso.com

Ricardo Melo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por Ricardo Melo Qua Set 23, 2020 4:47 am

cardosohelder escreveu:Obrigado Ricardo e Pedro pelas opiniões.
Ricardo:
Pois, eu ainda estou a tentar aprender como melhorar os ficheiros de som, quando estão baixos ou muito ruído de fundo. Se tiveres dicas para melhorar ou qual o teu método, tenho todo o gosto em aprender.
Relativamente ao período, eu acho que vale a pena continuar até mais tarde, vão continuar a passar limícolas, anatídeos, Petinhas e turdídeos até final de Novembro.
Helder, dá uma vista de olhos nestas definições.
Mais logo faço um pequeno resumo sobre como tentar melhorar os ficheiros de som no Audacity, nomeadamente com os efeitos de "noise reduction", "normalize" e "high pass filter".

Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

cardosohelder gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por HL Qua Set 23, 2020 5:18 am

Ricardo Melo escreveu:
cardosohelder escreveu:Obrigado Ricardo e Pedro pelas opiniões.
Ricardo:
Pois, eu ainda estou a tentar aprender como melhorar os ficheiros de som, quando estão baixos ou muito ruído de fundo. Se tiveres dicas para melhorar ou qual o teu método, tenho todo o gosto em aprender.
Relativamente ao período, eu acho que vale a pena continuar até mais tarde, vão continuar a passar limícolas, anatídeos, Petinhas e turdídeos até final de Novembro.
Helder, dá uma vista de olhos nestas definições.
Mais logo faço um pequeno resumo sobre como tentar melhorar os ficheiros de som no Audacity, nomeadamente com os efeitos de "noise reduction", "normalize" e "high pass filter".


Só uma nota:
Não sei se alguém está contar inserir este tipo de dados no ebird juntamente com mídia. Se sim, não é aconselhado a edição das gravações com essas ferramentas (com excepção para o "normalize" e um pouco de "high pass filter"). Eu estou a ter o trabalho de voltar a carregar os clips de som que já tinha carregado anteriormente Neutral

ebird escreveu:8. Avoid filters and cosmetic editing

Sound editing software can be a very powerful tool, allowing you to "erase" background birds, loud insects, raindrops, stomach growls, etc. While it can be tempting to remove these types of sounds from your recordings, we encourage you to give us recordings that include what you heard and recorded in the field, even if it’s not all pretty. Manipulating your recordings in this way can make them unusable for scientific research or sound unnatural. Because recordings in the Macaulay Library archive may be used for a wide variety of purposes, it is important to keep them as natural as possible.


Similarly, apply filters only when necessary—if a strong low frequency sound (such as wind or distant road noise) is masking the target sound, apply a gentle low-cut (high-pass) filter at the minimum frequency possible (250 Hz or less). If the target bird is the loudest sound in a recording, there is no need to filter the recording at all. Noise reduction and other extreme editing techniques should never be used when editing your recordings for upload to the archive.

https://support.ebird.org/en/support/solutions/articles/48001064341-audio-preparation-and-upload-guidelines
HL
HL

Número de Mensagens : 1453
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

cardosohelder e Ricardo Melo gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por cardosohelder Qua Set 23, 2020 10:38 am

Obrigado Hugo.

Eu vou tentar inserir os meus registos também no e-bird, assim já sei que é melhor carregar os originais.
cardosohelder
cardosohelder

Número de Mensagens : 569
Data de inscrição : 17/02/2009

http://www.heldercardoso.com

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por Ricardo Melo Qua Set 23, 2020 1:41 pm

Ricardo Melo escreveu:
cardosohelder escreveu:Obrigado Ricardo e Pedro pelas opiniões.
Ricardo:
Pois, eu ainda estou a tentar aprender como melhorar os ficheiros de som, quando estão baixos ou muito ruído de fundo. Se tiveres dicas para melhorar ou qual o teu método, tenho todo o gosto em aprender.
Relativamente ao período, eu acho que vale a pena continuar até mais tarde, vão continuar a passar limícolas, anatídeos, Petinhas e turdídeos até final de Novembro.
Helder, dá uma vista de olhos nestas definições.
Mais logo faço um pequeno resumo sobre como tentar melhorar os ficheiros de som no Audacity, nomeadamente com os efeitos de "noise reduction", "normalize" e "high pass filter".

Ainda estou a aprender a trabalhar com o Audacity, mas partilho alguma informação em forma de teste  Wink :

- o ficheiro teste que partilho (gravação que fiz na Serra do Marão de cruza-bicos a vocalizar) tem o mesmo excerto multiplicado por seis e organizado da seguinte forma:

1) ficheiro original;
2) "normalize" a 0 dB;
3) "noise reduction" mantendo os parâmetros originais deste filtro;
4) "high pass filter" sobre os 1000 Hz a 6 dB;
5) "high pass filter" sobre os 1000 Hz a 48 dB;
6) ficheiro original com um "fade in" e um "fade out".

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Experi11

Comentários? Twisted Evil

Notas:

a) geralmente não uso filtros nos ficheiros partilhados;
b) quando uso é porque a qualidade da gravação é má e, como tal, geralmente uso o "normalize" para uniformizar o ficheiro e torná-lo mais cheio/forte/audível;
c) o "high pass filter" tem de ser usado com cuidado, sob pena de desvirtuar o som original, particularmente ao nível do timbre (este filtro corta as frequências abaixo de "x" Hz);
d) ou a qualidade original do ficheiro é boa/favorável ou os filtros não fazem milagres!
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por Ricardo Melo Qua Set 23, 2020 1:47 pm

HL escreveu:
Só uma nota:
Não sei se alguém está contar inserir este tipo de dados no ebird juntamente com mídia. Se sim, não é aconselhado a edição das gravações com essas ferramentas (com excepção para o "normalize" e um pouco de "high pass filter"). Eu estou a ter o trabalho de voltar a carregar os clips de som que já tinha carregado anteriormente Neutral
ebird escreveu:8. Avoid filters and cosmetic editing
Sound editing software can be a very powerful tool, allowing you to "erase" background birds, loud insects, raindrops, stomach growls, etc. While it can be tempting to remove these types of sounds from your recordings, we encourage you to give us recordings that include what you heard and recorded in the field, even if it’s not all pretty. Manipulating your recordings in this way can make them unusable for scientific research or sound unnatural. Because recordings in the Macaulay Library archive may be used for a wide variety of purposes, it is important to keep them as natural as possible.
Similarly, apply filters only when necessary—if a strong low frequency sound (such as wind or distant road noise) is masking the target sound, apply a gentle low-cut (high-pass) filter at the minimum frequency possible (250 Hz or less). If the target bird is the loudest sound in a recording, there is no need to filter the recording at all. Noise reduction and other extreme editing techniques should never be used when editing your recordings for upload to the archive.

Obrigado, Hugo.

cardosohelder escreveu:Obrigado Hugo.

Eu vou tentar inserir os meus registos também no e-bird, assim já sei que é melhor carregar os originais.

Já agora a esse propósito deixo aqui as normas do protocolo NFC do eBird. Cool
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por nfpconceicao Qua Set 23, 2020 2:03 pm

Eu faço assim: o "normalize" ponho a -3 dB, "noise reduction" -5 por vezes o -8. O "high pass filter" sobre os 250 Hz por vezes pode-se subir um pouco mais a 6 dB e 80Hz a 48 dB, faço um "fade in" e um "fade out". Guardo sempre o ficheiro original da gravação e o que fiz a alterações. Nas gravações NFC por vezes abuso nos filtros para tentar perceber melhor.
nfpconceicao
nfpconceicao

Número de Mensagens : 218
Data de inscrição : 10/09/2018

Ricardo Melo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por nfpconceicao Qua Set 23, 2020 2:16 pm

O exemplo de uma lista minha. https://ebird.org/portugal/checklist/S60255670
nfpconceicao
nfpconceicao

Número de Mensagens : 218
Data de inscrição : 10/09/2018

Ricardo Melo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por João Tomás Qua Set 23, 2020 4:09 pm

Ricardo eu também não estou a conseguir identificar a espécie da tua gravação. Ontem escutei várias vezes e pensei em todas as limícolas e nenhuma se encaixa. O melhor a fazer é o que o Pedro sugere, tentar enviar ao Magnus.

A espécie do Hélder, também concordo com Anthus pratensis.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ricardo Melo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por Ricardo Melo Qui Set 24, 2020 6:52 am

João Tomás escreveu:Ricardo eu também não estou a conseguir identificar a espécie da tua gravação. Ontem escutei várias vezes e pensei em todas as limícolas e nenhuma se encaixa. O melhor a fazer é o que o Pedro sugere, tentar enviar ao Magnus.
Sim, João, enviei email ao Magnus ontem. Obrigado.
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por Ricardo Melo Ter Set 29, 2020 4:21 am

Update acerca das NFC de Sampaio, Ermesinde:

- em 21-22 tive o pico de migração com mais de 30 contactos que ainda estou a analisar (após essa passagem as noites têm estado mais calmas de forma que, aqui pelo Noroeste, creio que a migração pós-nupcial está quase terminada - venham as invernantes!)

- tenho feito gravações todas as noites em que não chove desde 13-14/09/2020;

- 24-25 pelas 22:44h passou mais um Cha hia;

[- tem estado a vocalizar uma raposa, de forma que para quem não conhece a vocalização e tem interesse poderá ouvir aqui.]

- algumas coisas interessantes para confirmar/identificar:

1) 25-26, pelas 23:34h. Concordam com Phy tro?
Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 23-34h12

2) 27-28, pelas 23-55h. Não me parece uma Gal chl (o som é mais grave, o timbre diferente, etc), de forma que parece bater certo para Ful atr. Que vos parece?
Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 23-55h14

3) 27-28, pelas 3:13h. Concordam com Ala arv?
Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 3-13h_11

4) 27-28, pelas 5:01h. Parece uma Phy ino, não?
Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 5-01h_11

5) 28-29, pelas 2:17h. Limícola, não?
Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 2-17h_11

6) 28-29, pelas 3:46h. Pois...
Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 3-46h_11

7) 28-29, pelas 5:16h. Será uma ave?
Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 5-16h_11

Obrigado! cheers
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por PNicolau Ter Set 29, 2020 5:40 am

1 não.. Mas não percebo o que é
3 sim arvensis
4 sim inornatus
5 ochropus
6 um ralideo
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ricardo Melo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por João Tomás Qua Set 30, 2020 5:44 pm

1 - trochillus não é. Eu tinha pensado em P. collyibita mas o sonograma não se assemelha. Só deu mesmo para essa nota?
2 - dizes que bate certo com F. atra baseado em algum som do xenocanto? Eu encontrei este de G. chloropus que não é muito diferente do teu --> https://www.xeno-canto.org/564073
É que eu acho o pi-pi-pi do F. atra mais um "fiii-fiii-fiii". E o da G. chloropus um "plick-plick-plick". Este último é mais repentino (não sei se me fiz entender). Não me encaixa para F. atra, sou sincero.
3 - sim
4 - também me parece. Grande descoberta!!!
5 - ochropus sim
6 - pois. Eu fico-me também pelo ralídeo.
7 - cavalo, não?
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ricardo Melo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por Ricardo Melo Qui Out 01, 2020 6:55 am

PNicolau escreveu:1 não.. Mas não percebo o que é
3 sim arvensis
4 sim inornatus
5 ochropus
6 um ralideo

João Tomás escreveu:1 - trochillus não é. Eu tinha pensado em P. collyibita mas o sonograma não se assemelha. Só deu mesmo para essa nota?
2 - dizes que bate certo com F. atra baseado em algum som do xenocanto? Eu encontrei este de G. chloropus que não é muito diferente do teu --> https://www.xeno-canto.org/564073
É que eu acho o pi-pi-pi do F. atra mais um "fiii-fiii-fiii". E o da G. chloropus um "plick-plick-plick". Este último é mais repentino (não sei se me fiz entender). Não me encaixa para F. atra, sou sincero.
3 - sim
4 - também me parece. Grande descoberta!!!
5 - ochropus sim
6 - pois. Eu fico-me também pelo ralídeo.
7 - cavalo, não?

Obrigado a ambos! Smile

1) Só vocalizou uma vez (e olha que, com tantas rotas de migração e espaço aéreo, já é bem bom!) há algumas espécies que têm uma vocalização parecida - a ver se entretanto se faz luz;
2) ouvi na app "Merlin", o segundo som, e pareceu-me que encaixaria melhor na vocalização, mas o som que partilhaste é, de facto, muito semelhante ou mesmo igual e é diferente de todos os outros que tinha escutado, pois eram mais agudos e de timbre diferente. Creio que tens razão e é mesmo uma Gal chl;
6) sim, concordo com ralídeo;
7) equacionei um cavalo e concordo ser a opção mais provável.
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por Ricardo Melo Qui Out 01, 2020 11:55 am

NFC Sampaio, Ermesinde, 29-30/09/20

Este creio ser novo, mas não estou a chegar lá...
Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 2-29h_10
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por João Tomás Qui Out 01, 2020 3:49 pm

Ricardo Melo escreveu:2) ouvi na app "Merlin", o segundo som, e pareceu-me que encaixaria melhor na vocalização, mas o som que partilhaste é, de facto, muito semelhante ou mesmo igual e é diferente de todos os outros que tinha escutado, pois eram mais agudos e de timbre diferente. Creio que tens razão e é mesmo uma Gal chl;

Boa boa Smile Não consegui mesmo associar esse som a galeirão.
Quanto ao novo som... tenho de dormir sobre ele Razz
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ricardo Melo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por PNicolau Sex Out 02, 2020 3:15 am

O novo som faz-me lembrar Lanius meridionalis
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ricardo Melo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por Ricardo Melo Dom Out 04, 2020 1:48 am

PNicolau escreveu:O novo som faz-me lembrar Lanius meridionalis
Obrigado, Nicolau.
Não associo este som a esta espécie (não digo que não possa ser), até porque só observei 37 indivíduos (aqui pelo Noroeste é rara) e destes, que me lembre, só um vocalizou (vocalização mais comum), de forma que não tenho experiência com as vocalizações deles. Aliás, já vi mais indivíduos de Lanius collurio (89) do que Lanius meridionallis (37)... Razz
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por Ricardo Melo Dom Out 04, 2020 2:09 am

NFC Sampaio, Ermesinde 02-03/10/2020

1) Esta creio que já ouvi algures, mas não me recordo. [0:39h]
Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 0-39h_10

2) Alerta-se os corações mais sensíveis a não ouvir este som. Será? [1:10h]
Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 1-10h_10

3) Idem para este som. Será? [1:31h]
Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 1-31h_10

4) Não sei se será uma ave? [4:07h]
Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 4-07h_10

5) Nem ideia? [5:37h]
Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 5-37h_10

6) Creio que já ouvi, mas não me recordo de momento. [6:29h]
Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 6-29h_10

Desde já grato pelas ajudas! bounce
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por PNicolau Dom Out 04, 2020 4:19 am

Não faço ideia de nenhuma destas
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ricardo Melo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por Helder Vieira Seg Out 05, 2020 9:01 am

O 4 parece Pica pica
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ricardo Melo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por Samuel Patinha Seg Out 05, 2020 10:03 am

o 5 parece-me um psitacídeo

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 876
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ricardo Melo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por João Tomás Seg Out 05, 2020 10:56 am

O 1 acho que é o mesmo som que ficou por identificar há uns dias atrás. Eu acho que é uma limícola mas não estou a ver qual.
O 2, 3 acho que são sons artificiais.
O 4 pode ser de facto uma pega-rabuda.
O 5 pode ser uma exótica.
O 6 está lá muito longe :/
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ricardo Melo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por João Tomás Seg Out 05, 2020 11:00 am

PNicolau escreveu:O novo som faz-me lembrar Lanius meridionalis

Eu achei o mesmo.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ricardo Melo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por Ricardo Melo Qua Out 07, 2020 4:22 am

PNicolau escreveu:Não faço ideia de nenhuma destas
Helder Vieira escreveu:O 4 parece Pica pica
Samuel Patinha escreveu:o 5 parece-me um psitacídeo
João Tomás escreveu:O 1  acho que é o mesmo som que ficou por identificar há uns dias atrás. Eu acho que é uma limícola mas não estou a ver qual.
O 2, 3 acho que são sons artificiais.
O 4 pode ser de facto uma pega-rabuda.
O 5 pode ser uma exótica.
O 6 está lá muito longe :/
Obrigado ao quarteto pelas ajudas! Smile

Relativamente ao som 2, não descarto ser um som artificial (é o mais provável - talvez um vizinho a tocar reco-reco Razz ), no entanto, após analisar o sonograma é, de certa forma, compatível com Crex crex (não estou a dizer que é! Cool ) - existe alguma variação individual da espécie relativamente à altura de som, de forma que relativamente à frequência da dupla articulação e ao timbre é uma possibilidade (entre outras).

Deixo aqui uma montagem de três NFC retirados do xeno-canto e respectivos sonogramas, sendo que o 4º e último é o que gravei.
Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Nfc_sa11


Última edição por Ricardo Melo em Qua Out 07, 2020 4:32 am, editado 1 vez(es)
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls) - Página 3 Empty Re: Estação de gravação de chamamentos nocturnos (Nocturnal flight calls)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos