Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estas narcejas são loucas...!

Ir para baixo

Estas narcejas são loucas...! Empty Estas narcejas são loucas...!

Mensagem por Carlos Pereira Ter Jun 15, 2010 6:53 am

Caros amigos,

venho aqui partilhar convosco um "estranho" registo, de nidificação, de Narceja Gallinago gallinago, nos Açores, mais concretamente em São Miguel. E qual a novidade, perguntam os meus caros?, pois se as bichas nidificam em quase todas as ilhas do arquipélago (com excepção de Santa Maria e Graciosa). Acontece que em São Miguel, com as pastagens semi-naturais, turfeiras e prados de altitude inexistentes ou muito degradados, a espécie apenas resiste, como reprodutor, no Planalto dos Graminhais. Cerca de meia-dúzia de casais. Isto era o que se pensava. Acontece, como em tudo nesta vida, nada é adquirido definitivamente, e nestas coisas da passarada muito menos. Na passada Sexta-feira fui confrontado com a notícia da observação de duas narcejas num "novo" local da ilha de São Miguel. Um amigo caçador, estando a treinar os seus Setter, num "terreno de galinholas", levantou duas narcejas, na mesma área e, pelo comportamento descrito, não parecia haver muitas dúvidas quanto à possibilidade da espécie estar a nidificar no local. Não duvidava do amigo caçador: pelo seu conhecimento, prático, com a espécie e pela descrição do comportamento das aves, mas, era tudo muito estranho, o local (muito longe dos Graminhais) e, sobretudo, o habitat: uma mata, mais ou menos densa, de criptoméria...! Tinha de tirar aquela história a limpo; ou seja ir eu próprio ao local, para poder comprovar a coisa in loco... Com o meu tempo muito apertado por compromissos "inadiáveis" (e assim ficou provado que isso é coisa que não existe), não podia deixar passar a oportunidade de visitar o local. Estando quase a meio de Junho, ou era agora ou nunca. E então lá fui, acompanhado de dois amigos: o caçador amigo e o melhor fotógrafo de aves dos Açores...

Bem, abreviando, entre algumas peripécias, lá acabámos por ver as narcejas e... confirmar a sua nidificação no local...! Se me contassem não acreditava (nem que viesse lá o mais pintado dos ornitólogos) e, mesmo acompanhado de duas "testemunhas oculares", ainda não acredito...

12-06-2010: 2 Gallinago gallinago (casal) no Monte Escuro (São Miguel): Nidificação confirmada.
(As aves já haviam sido observadas no mesmo local no dia 29 de Maio. Devido à presença de cães no local decidimos abandonar o local sem localizar o ninho/crias, no entanto o comportamento das aves: vocalizações, canto, voo de exibição nupcial, comportamento inquieto, ave a tentar desviar a atrenção do observador, etc. não deixa lugar a dúvidas e confirma a sua nidificação. Merece ainda referência o local, bastante atípico (plantação de Criptoméria) para o que se conhece desta espécie como habitat de reprodução).

Além da experiência descrita deixo ainda o alerta: para os "fundamentalistas dos habitats" (e de como isso condiciona a ocorrência das espécies) e, para quem estuda a espécie, que não devemos desistir dum local só porque pensamos que não existe habitat adequado à sua reprodução. Sobretudo se estamos num sítio alterado recentemente ou se a espécie tem habitat propício à sua reprodução nas imediações.

Boas observações a todos

Carlos

Estas narcejas são loucas...! Narceja1n
Uploaded with ImageShack.us

Foto: Carlos Ribeiro
Carlos Pereira
Carlos Pereira

Número de Mensagens : 28
Local : Furnas - São Miguel(Açores)
Data de inscrição : 18/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos