Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Petrosus ou Spinoletta

+7
Gilberto Pinelas
Gonçalo Elias
pedro121
Tiago Pina Guerreiro
PNicolau
Marcio Cachapela
jfreitas
11 participantes

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por jfreitas Ter Nov 17, 2020 3:39 pm

Petrosus ou Spinoletta _mg_5110
Petrosus ou Spinoletta _mg_5111

jfreitas

Número de Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/09/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por Marcio Cachapela Ter Nov 17, 2020 4:04 pm

petrosus para mim... onde foi?

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

jfreitas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por jfreitas Ter Nov 17, 2020 4:10 pm

Ponta da Erva hoje 17/11/20

jfreitas

Número de Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/09/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por Marcio Cachapela Ter Nov 17, 2020 4:19 pm

jfreitas escreveu:Ponta da Erva hoje 17/11/20
Muito fixe! Nas rochas junto á ruina mesmo na Ponta da Erva?
Para mim é petrosus. Cinzenta e escura, a parte inferior branco sujo com as riscas fortes e escuras mas desvanecidas, lista superciliar muito curta e fraca...

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por jfreitas Ter Nov 17, 2020 4:22 pm

Marcio Cachapela escreveu:
jfreitas escreveu:Ponta da Erva hoje 17/11/20
Muito fixe!  Nas rochas junto á ruina mesmo na Ponta da Erva?
Para mim é petrosus. Cinzenta e escura, a parte inferior branco sujo com as riscas fortes e escuras mas desvanecidas, lista superciliar muito curta e fraca...
Foi um pouco antes da curva final no final da recta da ponta da erva

jfreitas

Número de Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/09/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por Marcio Cachapela Ter Nov 17, 2020 4:24 pm

jfreitas escreveu:
Marcio Cachapela escreveu:
jfreitas escreveu:Ponta da Erva hoje 17/11/20
Muito fixe!  Nas rochas junto á ruina mesmo na Ponta da Erva?
Para mim é petrosus. Cinzenta e escura, a parte inferior branco sujo com as riscas fortes e escuras mas desvanecidas, lista superciliar muito curta e fraca...
Foi um pouco antes da curva final no final da recta da ponta da erva

Estou a ver onde é. Um bocado interior. Espere por mais opiniões mas vejo uma petrosus nessas fotos e as fotos são muito boas.

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

jfreitas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por PNicolau Qua Nov 18, 2020 1:39 am

Uma ave gira mas Spinoletta na minha opinião. O barrado nos flancos e peito inferior não é grosso, é algo fino. A ausência de supercílio ocorre em spinoletta. Obviamente o habitat é muito mau para petrosus, mas ignorando essa parte eu vejo spinoletta, uma ave muito suja.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por Tiago Pina Guerreiro Qua Nov 18, 2020 1:57 am

Ok Pedro, até pode ser spinoletta, mas isso do habitat... Acho que foi o Rui Jorge que viu uma fora do seu habitat "normal", anilhada e tudo. E tenho poucas duvidas de que se visses esta ave por exemplo no porto de Sagres, iria dizer que era spinoletta. Pessoalmente nunca vi uma spinoletta tão escura, mas pronto não tenho nem metade da experiência com a espécie que tu tens, por isso acredito que possa haver. Ave gira de facto, à qual eu provavelmente no campo deixaria por identificar.

Tiago Pina Guerreiro

Número de Mensagens : 1177
Data de inscrição : 16/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por Tiago Pina Guerreiro Qua Nov 18, 2020 2:01 am

Já agora, na primeira foto, a ave estava a vocalizar? Ouviste algum chamamento dela?

Tiago Pina Guerreiro

Número de Mensagens : 1177
Data de inscrição : 16/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por pedro121 Qua Nov 18, 2020 2:36 am

Tiago Pina Guerreiro escreveu:. E tenho poucas duvidas de que se visses esta ave por exemplo no porto de Sagres, iria dizer que era spinoletta. .

É um facto, mas não estava em Sagres.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Tiago Pina Guerreiro e jfreitas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por PNicolau Qua Nov 18, 2020 2:53 am

Mas basicamente o pessoal tem de perceber que spinoletta e petrosus são quase sobreponíveis em todas as características. O habitat é uma boa forma de separar como regra de dedo, mas também apresenta problemas. Mas basicamente temos de olhar para o conjunto de características.


EDIT: algo correu mal neste post, apaguei sem querer


Última edição por PNicolau em Qua Nov 18, 2020 1:38 pm, editado 3 vez(es)
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Tiago Pina Guerreiro gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por jfreitas Qua Nov 18, 2020 3:06 am

Tiago Pina Guerreiro escreveu:Já agora, na primeira foto, a ave estava a vocalizar? Ouviste algum chamamento dela?
não, não vocalizou

jfreitas

Número de Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/09/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por Tiago Pina Guerreiro Qua Nov 18, 2020 3:24 am

PNicolau escreveu:
Tiago Pina Guerreiro escreveu:Ok Pedro, até pode ser spinoletta, mas isso do habitat... Acho que foi o Rui Jorge que viu uma fora do seu habitat "normal", anilhada e tudo. E tenho poucas duvidas de que se visses esta ave por exemplo no porto de Sagres, iria dizer que era spinoletta. Pessoalmente nunca vi uma spinoletta tão escura, mas pronto não tenho nem metade da experiência com a espécie que tu tens, por isso acredito que possa haver. Ave gira de facto, à qual eu provavelmente no campo deixaria por identificar.
Sim, mas exacto, esta ave não estava em Sagres.
Quando à ave do Rui Jorge, ora essa para mim estava em habitat estuarino, logo é um habitat normal e expectável (não tanto em Portugal, mas no estrangeiro).
Uma ave num poste na Ponta da Erva não é expectável de forma nenhuma e fica a muitos km da costa. Não é o mesmo.

Esta ave é semelhante a uma da Murtosa vista há um ou dois anos.

Mas basicamente o pessoal tem de perceber que spinoletta e petrosus são quase sobreponíveis em todas as características. O habitat é uma boa forma de separar como regra de dedo, mas também apresenta problemas. Mas basicamente temos de olhar para o conjunto de características. Para mim, esta ave não tem estrutura de petrosus, em particular o bico. Não tem anel ocular marcado, tem castanho no dorso... Aliando estas características ao habitat... Pronto, ok, há fotos do uropígio?

Ok Pedro, concordo com o que dizes sobre o habitat, pensava que a do Rui tinha sido mais "out of the box". Antes tinhas referido os flancos, o qual eu não concordo.
Mas sim, agora referiste o bico (não me lembrei dessa característica e sim, é bem pequenino), o ligeiro acastanhado no dorso (mesmo muito ligeiro, só no pc consegui notar alguns tons), aliado ao habitat já me faz mais sentido. Mas pronto, seria uma ave que seja em que habitat me aparecesse, iria com certeza olhar para ela mais que uma vez.

Tiago Pina Guerreiro

Número de Mensagens : 1177
Data de inscrição : 16/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por jfreitas Qua Nov 18, 2020 3:30 am

Petrosus ou Spinoletta _mg_5112
Petrosus ou Spinoletta 2020-110
Petrosus ou Spinoletta _mg_5114

Do Uropígio não. Apanhei-a sempre de frente ou de lado. Talvez com estas fotos dê para ver melhor mas o resto que tenho é mais do mesmo. não vocalizou (que eu tenha ouvido) e não fugiu contrariamente às outras que por lá andavam (eram bastantes)

jfreitas

Número de Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/09/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por jfreitas Qua Nov 18, 2020 3:40 am

[quote="Tiago Pina Guerreiro"][quote="PNicolau"]
Tiago Pina Guerreiro escreveu:
Uma ave num poste na Ponta da Erva não é expectável de forma nenhuma e fica a muitos km da costa. Não é o mesmo.
Tiago... Não será pela distância à costa porque se considerares a distância, com a baixa mar (que estava) não dista mais de 100/150 metros. Já as vi em Peniche, a mais de 4/5km da costa (num monte de esterco de porco) Na altura (2017 salvo erro) andavam junto com as Spinoletta e apesar de as ter fotografado todas não consegui distingui-las (coisas de maçarico) mas tb ninguém me conseguiu ajudar...

jfreitas

Número de Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/09/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por Tiago Pina Guerreiro Qua Nov 18, 2020 3:43 am

[quote="jfreitas"][quote="Tiago Pina Guerreiro"]
PNicolau escreveu:
Tiago Pina Guerreiro escreveu:
Uma ave num poste na Ponta da Erva não é expectável de forma nenhuma e fica a muitos km da costa. Não é o mesmo.
Tiago... Não será pela distância à costa porque se considerares a distância, com a baixa mar (que estava) não dista mais de 100/150 metros. Já as vi em Peniche, a mais de 4/5km da costa (num monte de esterco de porco) Na altura (2017 salvo erro) andavam junto com as Spinoletta e apesar de as ter fotografado todas não consegui distingui-las (coisas de maçarico) mas tb ninguém me conseguiu ajudar...


Não fui eu que disse isso Smile

Tiago Pina Guerreiro

Número de Mensagens : 1177
Data de inscrição : 16/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por jfreitas Qua Nov 18, 2020 3:49 am

Taguei o Tiago e era o Pedro...
A distância à vala são 100 metros até à ponta da erva uns 350

jfreitas

Número de Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/09/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 18, 2020 3:58 am

Sim, isto é junto a um ambiente estuarino, não seria por aí...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Tiago Pina Guerreiro e jfreitas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por PNicolau Qua Nov 18, 2020 4:24 am

Um poste na Ponta da Erva naquela zona é habitat estuarino? Já olharam para o ponto no mapa? A ave do Rui estava em habitat intertidal numa zona de moinho de maré/sapal. Mas ok, se calhar fui pouco específico, referia-me precisamente a uma zona entre-marés, com lodo e água salobra. Aí sim é habitat sobreponível, porque elas ocorrem em saltmarsh. O que é giro é que estas supostas petrosus vistas em habitat atípico são sempre pouco convincentes... Porque será?

Posso estar errado, e isso seria de facto incrível, mas ainda não vi ninguem a explicar porque é uma petrosus.
- pouco supercílio, mas está claramente presente.
- base muito amarela no bico (possível em ambas, mas tende para spinoletta)
- riscas intermédias nos flancos, mas não grossas, e na verdade são algo definidas (assim como riscado fino no peito inferior -> spinoletta)
- bico pequeno para petrosus
- quanto aos tons, vou manter-me por aqui porque de facto a luz não é a melhor


Quanto a elas estarem a 4-5km da costa num monte de esterco tenho grandes dúvidas, mas lá está, é uma daquelas que fica por provar. Já houve várias possíveis petrosus em habitats menos normais, mas nunca chegaram a ser comprovadas (lembro-me de uma em Aljezur). Mas atenção que eu quando digo costa falo do mar, não falo do Rio Tejo. O habitat clássico de petrosus littoralis é costa rochosa com algas. Não ocorrem propriamente ao longo de bacias hidrográficas.

Até prova em contrário, esta ave é uma spinoletta escura.

Mas repito, há fotos do uropígio?
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por PNicolau Qua Nov 18, 2020 4:30 am

Vamos ao Collins
"Extreme examples may resemble spinoletta, but have grayer mantle and rump area and bold dark lateral throat stripe".

Não se vê o uropígio, mas o dorso tem tons que me parecem acastanhado. Não tem marca forte escura na garganta (por acaso há spinolettas que têm, mas não é o caso).

Ou seja, isto mesmo sendo uma petrosus, nunca seria uma ave óbvia. Seria um caso muito extremo, num habitat extremo....
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por jfreitas Qua Nov 18, 2020 4:43 am

PNicolau escreveu:Um poste na Ponta da Erva naquela zona é habitat estuarino? Já olharam para o ponto no mapa? A ave do Rui estava em habitat intertidal numa zona de moinho de maré/sapal. Mas ok, se calhar fui pouco específico, referia-me precisamente a uma zona entre-marés, com lodo e água salobra. Aí sim é habitat sobreponível, porque elas ocorrem em saltmarsh. O que é giro é que estas supostas petrosus vistas em habitat atípico são sempre pouco convincentes... Porque será?

Quanto a elas estarem a 4-5km da costa num monte de esterco tenho grandes dúvidas, mas lá está, é uma daquelas que fica por provar. Já houve várias possíveis petrosus em habitats menos normais, mas nunca chegaram a ser comprovadas (lembro-me de uma em Aljezur). Mas atenção que eu quando digo costa falo do mar, não falo do Rio Tejo. O habitat clássico de petrosus littoralis é costa rochosa com algas. Não ocorrem propriamente ao longo de bacias hidrográficas.

Até prova em contrário, esta ave é uma spinoletta escura.

Mas repito, há fotos do uropígio?
Não há.. já tinha dito em cima
Essas que falei de Peniche foram fotografadas como sendo petrosus por n+1 e na altura penso que não existiram dúvidas, mas ainda tenho as fotos e agora, com as tuas explicações, consigo ver diferenças (vou mandar-te as fotos). Estão muitas fotos publicadas no aves e ninguém pôs em causa a identificação.

jfreitas

Número de Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/09/2020

Tiago Pina Guerreiro gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por Tiago Pina Guerreiro Qua Nov 18, 2020 4:49 am

jfreitas escreveu:
PNicolau escreveu:Um poste na Ponta da Erva naquela zona é habitat estuarino? Já olharam para o ponto no mapa? A ave do Rui estava em habitat intertidal numa zona de moinho de maré/sapal. Mas ok, se calhar fui pouco específico, referia-me precisamente a uma zona entre-marés, com lodo e água salobra. Aí sim é habitat sobreponível, porque elas ocorrem em saltmarsh. O que é giro é que estas supostas petrosus vistas em habitat atípico são sempre pouco convincentes... Porque será?

Quanto a elas estarem a 4-5km da costa num monte de esterco tenho grandes dúvidas, mas lá está, é uma daquelas que fica por provar. Já houve várias possíveis petrosus em habitats menos normais, mas nunca chegaram a ser comprovadas (lembro-me de uma em Aljezur). Mas atenção que eu quando digo costa falo do mar, não falo do Rio Tejo. O habitat clássico de petrosus littoralis é costa rochosa com algas. Não ocorrem propriamente ao longo de bacias hidrográficas.

Até prova em contrário, esta ave é uma spinoletta escura.

Mas repito, há fotos do uropígio?
Não há.. já tinha dito em cima
Essas que falei de Peniche foram fotografadas como sendo petrosus por n+1 e na altura penso que não existiram dúvidas, mas ainda tenho as fotos e agora, com as tuas explicações, consigo ver diferenças (vou mandar-te as fotos). Estão muitas fotos publicadas no aves e ninguém pôs em causa a identificação.


Mete aqui as fotos já agora Smile

Tiago Pina Guerreiro

Número de Mensagens : 1177
Data de inscrição : 16/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por pedro121 Qua Nov 18, 2020 4:50 am

Com luz forte haveriam duvidas?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por pedro121 Qua Nov 18, 2020 4:56 am

jfreitas escreveu:
Tiago... Não será pela distância à costa porque se considerares a distância, com a baixa mar (que estava) não dista mais de 100/150 metros. Já as vi em Peniche, a mais de 4/5km da costa (num monte de esterco de porco)

Eu fui confirmar e o monte de esterco (de porco?, sempre pensei que fosse de aves, mas de facto faz talvez mais sentido) em linha recta está a menos de 2km da linha de maré. Tambem pensava que seria mais.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

jfreitas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por jfreitas Qua Nov 18, 2020 5:40 am

pedro121 escreveu:
jfreitas escreveu:
Tiago... Não será pela distância à costa porque se considerares a distância, com a baixa mar (que estava) não dista mais de 100/150 metros. Já as vi em Peniche, a mais de 4/5km da costa (num monte de esterco de porco)

Eu fui confirmar e o monte de esterco (de porco?, sempre pensei que fosse de aves, mas de facto faz talvez mais sentido) em linha recta está a menos de 2km da linha de maré. Tambem pensava que seria mais.

Smile Smile é porco... 99% o pivet e a cor não enganam. deve ter sido limpeza de alguma lagoa mas pensava que fosse uma distância maior, talvez pelas voltas que dei para lá chegar..

jfreitas

Número de Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/09/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Petrosus ou Spinoletta Empty Re: Petrosus ou Spinoletta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos