Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

+4
Tissot
Samuel Patinha
HL
Rosário Maldonado
8 participantes

Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por Rosário Maldonado Seg Jun 07, 2021 9:54 am

Boa tarde. Tenho umas dúvidas:
1. Ao fazer listas de ebird, por vezes surgem espécies de bolinha vermelha. Mas nem sempre é obrigatório fundamentar com texto. Porquê?
2. Porquê que corvos-marinhos-de-faces-brancas continuam a originar alertas de raridade se não são assim tão raros?
Agradecendo, antecipadamente, a atenção e trabalho ao responder. Cordiais cumprimentos!

Rosário Maldonado

Número de Mensagens : 461
Data de inscrição : 17/11/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por HL Seg Jun 07, 2021 10:06 am

Espero que seja útil Smile
Transcrevo do centro de ajuda do ebird:
ebird escreveu:"Significado dos símbolos coloridos junto ao nome da espécie

Os círculos laranja ou vermelho em frente do nome de algumas espécies da sua lista de observações indicam se uma espécie é rara ou ainda não foi registada para esse local de observação e altura do ano.



Sem círculo: Comum. Espécie reportada em 6% ou mais das listas de observações dessa quadrícula e altura do ano*


Semicírculo laranja: Não frequente. Espécie reportada pelo menos numa, mas em menos de 6% de todas as listas de observações dessa quadrícula e altura do ano*


Ponto vermelho: Não reportada. Espécie nunca anteriormente reportada em nenhuma das listas de observações dessa quadrícula e altura do ano*



* A"altura do ano" é o período de 3 semanas, centrado na semana da observação, nos últimos 10 anos de dados. A "quadrícula" é o quadrado de 20x20km no qual a lista de observação ocorre, excepto se menos de 25 listas foram registadas nesse quadrado nas últimas 3 semanas, caso em que se usará um quadrado de  60km, depois um de 100km, e depois o nível de região.


Pontos vermelhos vs. espécies Raras

Nem todas as espécies assinaladas com "pontos vermelhos" são classificadas como "Rara" (marcadas com a letra "R" na App eBird). Se uma espécie é "rara" ou não é determinado por filtros regionais definidos por editores de dados voluntários. Clique aqui para saber mais sobre os filtros de aves Raras.


o contrário da classificação de "Rara", que é definida por um filtro abrangendo toda uma região, os pontos coloridos na App eBird são atribuídos por uma percentagem de listas de observação submetidas que contêm essa espécie ao nível desse local. Espécies com ponto vermelho nunca foram reportadas em listas de observação dessa zona num período de 3 semanas nos últimos 10 anos, mas podem não ser suficientemente escassas para serem consideradas “Rara” pelos filtros de dados do eBird."

https://support.ebird.org/pt-PT/support/solutions/articles/48000960508-app-ebird-dicas-truques#anchorColoredDots
HL
HL

Número de Mensagens : 1450
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por Rosário Maldonado Seg Jun 07, 2021 10:50 am

Pois, essa informação eu conheço. As minhas questões são outras: 1. Na bolinha vermelha por vezes é necessário escrever por vezes não, eu estaria à espera que fosse sempre necessário fundamentar com texto... 2. O corvo-marinho-de-faces-brancas não é mais raro do que "mil" outras espécies (digo eu), porque continua com alerta de raridade? Obrigada

Rosário Maldonado

Número de Mensagens : 461
Data de inscrição : 17/11/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por Samuel Patinha Seg Jun 07, 2021 11:12 am

A bolinha vermelha pode aparecer se uma espécie comum for nova para um hotspot, por exemplo. Acontece muitas vezes se não escolhermos o local antes de iniciar a lista.

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 875
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Rosário Maldonado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por HL Seg Jun 07, 2021 11:15 am

Para cada região/distrito/concelho existe uma lista de espécies, e para cada espécie existem vários intervalos de tempo definidos durante o ano para o qual existe um valor de indivíduos esperado para o local. Sempre que se insere uma contagem cujo valor é superior a este limite é preciso acrescentar notas.

https://support.ebird.org/pt-PT/support/solutions/articles/48000795278-o-processo-de-revis%C3%A3o-do-ebird#anchorWhyFlagged
HL
HL

Número de Mensagens : 1450
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Rosário Maldonado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por Rosário Maldonado Seg Jun 07, 2021 11:40 am

Obrigada Samuel e Hugo. Acho que já percebi. E os corvos-marinhos?

Rosário Maldonado

Número de Mensagens : 461
Data de inscrição : 17/11/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por Tissot Seg Jun 07, 2021 1:51 pm

Rosário Maldonado escreveu:Obrigada Samuel e Hugo. Acho que já percebi. E os corvos-marinhos?

Depende do local e da data....os corvos-marinhos podem ser poucos frequentes em determinados locais ou em determinada data.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Rosário Maldonado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 07, 2021 2:15 pm

Samuel Patinha escreveu:A bolinha vermelha pode aparecer se uma espécie comum for nova para um hotspot, por exemplo. Acontece muitas vezes se não escolhermos o local antes de iniciar a lista.

Samuel há aí um equívoco, a bolinha vermelha não tem a ver com o hotspot. Tem a ver com a não ocorrência da espécie num quadrado de 20x20 km num intervalo de três semanas centrada na semana corrente.

As "semanas" medem-se assim:
1ª semana, dias 1 a 7
2ª semana, dias 8 a 14
3ª semana, dias 15 a 21
4ª semana, dias 22 ao fim do mês

Assim se na data de hoje aparecer uma bola vermelha numa dada espécie significa que não há registos dessa espécie entre 22 de Maio e 14 de Junho num quadrado de 20x20 km centrado no local de observação.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Samuel Patinha e Rosário Maldonado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por pedro121 Seg Jun 07, 2021 3:54 pm

Rosário Maldonado escreveu: 2. O corvo-marinho-de-faces-brancas não é mais raro do que "mil" outras espécies (digo eu), porque continua com alerta de raridade? Obrigada

Bem, se uma certa formação tivesse sido gravada a resposta estaria certamente lá, mas como não está dou uma ajuda. Very Happy Very Happy

Os alerta de raridades "normais" do ebird são um efeito secundário dos filtros, e o corvo-marinho nesta altura do ano pode ser raro em grande parte de Portugal, não é uma raridade mas é raro ou escasso nesta altura do ano.

O alerta de raridades PTc foi feito para resolver esse problema, mas quem quiser receber alertas de raridades locais vai apanhar também com espécies raras pela altura do ano.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Rosário Maldonado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por Rosário Maldonado Ter Jun 08, 2021 1:13 pm

Ok ok. Então sou eu que tenho "azar" e apanho corvos-marinhos "que nem tordos" por todo o lado, tipo rola-turca. Obrigada pela ajuda. Vou aprendendo muito convosco.

Rosário Maldonado

Número de Mensagens : 461
Data de inscrição : 17/11/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por HL Qua Jun 09, 2021 12:29 am

Rosário Maldonado escreveu:... Então sou eu que tenho "azar" e apanho corvos-marinhos "que nem tordos" por todo o lado, tipo rola-turca ...
Diria sorte, eu gosto de encontrar outliers/atípicos quando faço listas Very Happy, e não devo ser o único.
HL
HL

Número de Mensagens : 1450
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Rosário Maldonado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jun 09, 2021 12:51 am

HL escreveu:e não devo ser o único.

e não és mesmo! Laughing
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por PNicolau Qua Jun 09, 2021 1:55 am

Basicamente porque o sistema que gera as bolinhas vermelhas é automático, baseado no que é reportado no sistema. Por outro lado, quem decide o que requer descrição é o revisor que o faz manualmente.

Na app aparecem as bolinhas automáticas do sistema, que podem representar aves que são realmente raras mas que escaparam o crivo do revisor, ou podem não ser raras a nível distrital mas são raras na zona (e o revisor só define ao nível do distrito/concelho) ou simplesmente nunca foram reportadas por falta de cobertura.

O caso dos corvos-marinhos se calhar estão como raridades porque não há registos anteriores por falta de cobertura na zona, ou por ser uma expansão recente, ou por coincidência de os encontrares sempre.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Rosário Maldonado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por pedro121 Qua Jun 09, 2021 2:11 am

Rosário Maldonado escreveu:Ok ok. Então sou eu que tenho "azar" e apanho corvos-marinhos "que nem tordos" por todo o lado, tipo rola-turca.

Basta as vezes 1, nesta altura do ano pode haver filtros a zero, em Leiria por exemplo para vários dos filtros do interior do distrito maio a julho estão a zero, mesmo o filtro de Peniche tem um período a zero no final do mês.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Rosário Maldonado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por pedro121 Qua Jun 09, 2021 2:13 am

HL escreveu:
Rosário Maldonado escreveu:... Então sou eu que tenho "azar" e apanho corvos-marinhos "que nem tordos" por todo o lado, tipo rola-turca ...
Diria sorte, eu gosto de encontrar outliers/atípicos quando faço listas Very Happy, e não devo ser o único.

Se não estourar o filtro pelo menos numa espécie quando faço uma lista é porque foi mesmo muito chato. Ou o filtro está tão largo como as minhas calças. Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Rosário Maldonado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jun 09, 2021 6:32 am

Só para complicar um pouco: por vezes o filtro está a zero e no entanto a bolinha é amarela Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por Samuel Patinha Qua Jun 09, 2021 8:01 am

pedro121 escreveu:... Ou o filtro está tão largo como as minhas calças. Very Happy
Não percebi se o problema aí era o filtro ou as calças Very Happy Twisted Evil

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 875
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por pedro121 Qua Jun 09, 2021 8:21 am

Gonçalo Elias escreveu:Só para complicar um pouco: por vezes o filtro está a zero e no entanto a bolinha é amarela Very Happy

Na realidade o filtro e a bola não tem uma relação directa.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por Rosário Maldonado Qua Jun 09, 2021 11:40 am

Para quando uma licenciatura em bolinhas amarelas e vermelhas? Isto é difícil...

Rosário Maldonado

Número de Mensagens : 461
Data de inscrição : 17/11/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jun 09, 2021 11:48 am

Rosário Maldonado escreveu:Para quando uma licenciatura em bolinhas amarelas e vermelhas?  Isto  é difícil...

Rosário, ora dá uma leitura aqui.

(já que tive o trabalho de andar a traduzir estas coisas no Verão passado, ao menos que sirva para alguma coisa)
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Pedro Correia, Ricardo Melo e Rosário Maldonado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por Flávio Oliveira Qui Jun 10, 2021 9:01 am

Segundo me parece o que está a aparecer como raro é a subespécie e não propriamente o corvo-marinho. E as subespécies são todo um outro mundo...
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por PNicolau Qui Jun 10, 2021 11:35 am

Gonçalo Elias escreveu:Só para complicar um pouco: por vezes o filtro está a zero e no entanto a bolinha é amarela Very Happy
E às vezes nem tem bolinha. Por exemplo no caso de zonas que não são muito visitadas a menos que seja por twitch de raridades. Ou raridades CPR regulares em alguns sítios.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por HL Sex Jun 11, 2021 3:12 am

Gonçalo Elias escreveu:Rosário, ora dá uma leitura aqui.

(já que tive o trabalho de andar a traduzir estas coisas no Verão passado, ao menos que sirva para alguma coisa)

Não sei se vai ajudar Laughing
HL
HL

Número de Mensagens : 1450
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas Empty Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos