Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Abetardas e Sisões no Concelho de Sintra

4 participantes

Ir para baixo

Abetardas e Sisões no Concelho de Sintra Empty Abetardas e Sisões no Concelho de Sintra

Mensagem por António A Gonçalves Dom Ago 08, 2010 1:13 am

À conversa com um agricultor/caçador este informou-me que na área (nos campos na zona costeira entre Casal de Pianos e a Assafora - a Norte de Sintra) até há cerca de 10 anos costumava ver regularmente, no final do Verão, alguns Sisões (em 2001 também observei um casal na área, de Abril a finais de Junho, mas não confirmei a nidificação). Falou-me também, que o seu avô lhe conta que (há cerca de 60 anos) ali criavam na área tanto Sisões como Abetardas.
Considerando a sua distribuição actual é difícil de visualizar a espécie na zona, mas recordo-me de alguns registos recentes da espécie para a zona de Alcobaça.
Alguém tem algum dado sobre o histórico de distribuição destas espécies no nosso país e por volta de que data terão desaparecido de Sintra?

Abraço
António


Última edição por António A Gonçalves em Dom Ago 08, 2010 6:44 am, editado 1 vez(es)

António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Ir para o topo Ir para baixo

Abetardas e Sisões no Concelho de Sintra Empty Re: Abetardas e Sisões no Concelho de Sintra

Mensagem por João Dias Dom Ago 08, 2010 4:27 am

Não sei de nada, mas gostaria de saber mesmo se é verdade. Se for, tenho que lá ir...

João Dias

Número de Mensagens : 242
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Abetardas e Sisões no Concelho de Sintra Empty Re: Abetardas e Sisões no Concelho de Sintra

Mensagem por isidoro S Teodoro Dom Ago 08, 2010 4:29 pm

No concelho de Sintra, desconheço qualquer ocupação, mas no concelho de Peniche, normalmente aparecem Sisões, o ano passado contei trinta e cinco num bando e o mês passado encontre na beira da estrada o cadáver de um juvenil. As Abetardas já à vários anos que por lá as não vejo.

Abraço

Teodoro

isidoro S Teodoro

Número de Mensagens : 73
Idade : 66
Data de inscrição : 19/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Abetardas e Sisões no Concelho de Sintra Empty Re: Abetardas e Sisões no Concelho de Sintra

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Ago 09, 2010 2:30 am

Olá António e restantes,

Relativamente às abetardas, gostaria de referir que durante a época de dispersão pós-nupcial (principalmente em Julho mas também em Junho e Agosto) são relativamente frequentes as observações de abetardas fora da sua área normal de distribuição. Pessoalmente já as vi no estuário do Tejo e na Beira Alta (Sabugal) mas há observações em diversos outros locais do território, nomeadamente, na serra do Gerês, na zona de Moimenta da Beira e no estuário do Sado. Trata-se geralmente de indivíduos em dispersão e por isso acredito que neste época do ano possam aparecer em qualquer lugar (embora sejam, ainda assim, pouco frequentes). Noutras épocas o seu aparecimento seria claramente anormal.

Quanto aos sisões não sei se acontece o mesmo, mas imagino que sim; posso dizer que há umas duas semanas soube de uma observação em plena cidade de Lisboa (!); além disso há registos de bichos seguidos por telemetria que nidificaram em Castro Verde e se deslocaram para o estuário do Tejo depois da reprodução.

No que se refere às observações na zona de Alcobaça: posso referir que em São Martinho do Porto (concelho de Alcobaça), onde passei férias durante muitos anos, cheguei a observar sisões no final da década de 1980 e nessa zona conheci um indivíduo experimentado (caçador) que me informou já lá ter visto abetardas. Mais uma vez, e por se tratar de observações de Verão, associo estes registos a possíveis dispersões, embora me pareça que haja registos de nidificação de sisões nesse local.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Abetardas e Sisões no Concelho de Sintra Empty Re: Abetardas e Sisões no Concelho de Sintra

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos