Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

+5
pedro121
Gonçalo Elias
PedroSeixas
João Dias
Paulo Alves
9 participantes

Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por Paulo Alves Sáb Ago 21, 2010 7:44 am


http://www.lpn.pt/LPNPortal/UserFiles/File/CI_LPN_20-08-10_calendario-venatorio_2010-112.pdf
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por João Dias Sáb Ago 21, 2010 7:56 am

Para variar, uma grande notícia da Secretaria de Estado. É impressionante a ignorância dos dirigentes que nada fazem para proteger as espécies. Ainda por cima com a inclusão de espécies que além de estarem em números baixos em relação aos anatídeos. Aos corvídeos já é menos mal, mas mesmo assim...

João Dias

Número de Mensagens : 242
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por PedroSeixas Dom Ago 22, 2010 9:25 am

Impressionante, quando pensava que não poderia piorar eis que nos surpreendem!

Espero que voltem atrás, se é que isso é possivél.

Pedro Seixas
Viseu

PedroSeixas

Número de Mensagens : 741
Data de inscrição : 09/01/2008

http://pedroseixas2002.hostzi.com

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Ago 22, 2010 2:46 pm

Numa época em que se tenta promover Portugal a nível internacional como um destino interessante para a prática de birdwatching, eis que surge esta bomba. Só falta fazerem propaganda lá fora a dizer "se gosta de caçar visite Portugal" Evil or Very Mad
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por Paulo Alves Dom Ago 22, 2010 3:02 pm

Estamos quase como Malta Suspect
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por João Dias Dom Ago 22, 2010 3:03 pm

Paulo Alves escreveu:Estamos quase como Malta Suspect

O que se passa com Malta?

João Dias

Número de Mensagens : 242
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por pedro121 Seg Ago 23, 2010 3:20 am

Boas

Esta noticia deixou-me abatido por causa de uma espécie em particular, a Gralha, á relativamente poucos anos esta espécie era muito difícil de ver na minha área de residência, para alem de serem muito poucas eram muito desconfiadas, lembro-me perfeitamente de quando vi a minha primeira, tem sido encorajador ver o seu aumento em numero e a sua cada vez maior confiança, e não pela espécie em si mas pelo o que simboliza para mim, é uma pena que abra a época desta maneira, se existirem estudos a indicar que a gralha e a pega estão a ter impactos significativos e que é benéfico para manter o equilíbrio reduzir os efectivos de uma espécie predatória é uma coisa (basta pensarmos nas gaivotas da Berlenga), mas uma decisão dessas tem que ser bem fundamentada, para mais quando os caçadores podem abater acidentalmente Corvos, Gralhas de nuca cinzenta e Gralhas de bico vermelho.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por ribeiroa Seg Ago 23, 2010 9:08 am

Boas,

Na minha modesta opinião não existe justificaçao para a inclusao destes corvideos no calendario venatorio, devido ao facto de as densidades dos mesmos serem residuais e localizadas. É verdade que ambas as especies são predadoras de ovos e crias de outras aves, contudo a natureza por si só encarrega-se de fazer o equilibrio.
De qualquer das formas sempre estas aves sairão mais favorecidas sendo caçadas do que controladas em zonas de caça, onde se pratica a destruição total dos ninhos e das crias.
Espero que a inclusao destas aves no calendario venatorio seja uma forma de proibir o seu controle no periodo de reproduçao.
Logicamente alguns exemplares serao abatidos,contudo acho que um caçador que é caçador não as verá como uma presa.(o problema serão os outros).
Mais grave na minha opiniao é a permanencia da tordoveia e da rola brava como especies cinegeticas, ambas com efectivos muito reduzidos e extremamente localizados ( no caso da tordoveia ).

Cumprimentos,

Antonio Ribeiro

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por Paulo Alves Seg Ago 23, 2010 5:47 pm

João Dias escreveu:
Paulo Alves escreveu:Estamos quase como Malta Suspect
O que se passa com Malta?
Vê esta notícia: http://www.santohuberto.com/sh_conteudo.asp?id=1657

Quanto à Gralha-preta, sendo uma ave territorial na época reprodutora, a sua presença num determinado local durante essa altura do ano mitigará os efeitos das suas congéneres sobre as crias de espécies cinegéticas, uma vez que serão escorraçadas do seu território. E não acredito que um casal destas aves provoque danos nas populações cinegéticas, numa altura em que se fazem repovoamentos de Perdizes, codornizes e faisões por todo o lado muitas vezes sem controlo algum. Durante o Inverno, altura em que ocorrem em grupos não terão qualquer efeito nas outras espécies.

Sem falar na imensa possibilidade de confusão com outras espécies.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por ribeiroa Ter Ago 24, 2010 5:01 am

Boas,

Mais uma nova deçisão desta feita pela A.F.N. que no meu entender só peca por ser tardia(em anos ).
Parece ser o fim do regime de caça livre.

http://www.afn.min-agricultura.pt/portal/caca/resource/ficheiros/editais/Comunicado-EditalVerao2010-2011-Migradoras.pdf


Cumprimentos,
Antonio Ribeiro

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por Luís Venâncio Ter Ago 24, 2010 10:21 am

Eu também pensei nisso, António, que esta permissão de abate de pegas irá por fim ao seu controlo indiscriminado durante a época de reprodução. No entanto, tendo em conta a irresponsabilidade dos responsáveis locais (estou a falar da "nossa" zona - NE Alentejano), não tenho muitas esperanças que isso aconteça.

Quanto às gralhas, reconhecerás que a esmagadora maioria dos caçadores desconhece que há mais do que uma espécie. Quanto à minoria restante, só uma pequena fracção saberá distingui-las e depois é necessário que estejam dispostos a faze-lo. Na prática, permitir a caça à gralha-preta, que nesta zona é raríssima, é permitir o abate de todos os corvídeos "pretos", sendo o corvo também muito escasso por estas bandas.

Relativamente ao comunicado dos editais de Verão, também acho que peca por tardio e espero que o mesmo princípio se aplique aos editais de Inverno, pois os fundamentos são os mesmos. Só é pena a Sr.ª D. Isabel Leitão ter estado de férias, pois o mesmo devia ter sido emitido antes da época começar, como é óbvio.

Abraço,
Luis

Luís Venâncio

Número de Mensagens : 100
Data de inscrição : 15/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por ribeiroa Ter Ago 24, 2010 11:08 am

Luis, no fundo pensámos o mesmo embora dito de formas diferentes.
É verdade que abriu a caça ás aves pretas, nao sendo em nada justificavel tal acto. (e nós conhecemos bem as densidades de pegas na nossa zona).
A decisao referente á gralha é entao um descalabro autentico, pois em sendo abatidas as colonias locais...acabou. Alem disso conforme mencionaste não haverá qualquer tipo de distinçao de especies.
Tambem concordo que a mentalidade cega dos gestores das zonas de caça nao os impedirá de acções de controle de predadores, querendo eu ingenuamente acreditar que isso pudesse vir a acontecer.

Um abraço
Antonio

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Ago 24, 2010 12:21 pm

Olá Luís e António,

Daquilo que percebi, este ano não pode haver caça de Verão nas zonas de regime livre?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por ribeiroa Qua Ago 25, 2010 2:14 am

Bom dia Gonçalo,

Exacto. não vai haver caça em regime livre ás migratorias de verão.
Espero que a medida se alargue ás migratorias de inverno e ao periodo geral.

Um abraço
Antonio

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por Luís Venâncio Qua Ago 25, 2010 7:07 am

Claro, António, estamos em sintonia! ;-)

Já agora, mais uma questão: no comunicado é referido “… pelo facto de nas áreas classificadas … ser interdita a caça às migradoras de Verão em terrenos não ordenados”. Que eu saiba, não existe nenhuma disposição legal que sustente esta afirmação, resultando tal interdição apenas dos editais, pelo que estão reunidas todas as condições para também não se voltarem a publicar editais de Inverno. O problema é que a coerência não é apanágio do Ministério da Agricultura…

Abraços,
Luis

Luís Venâncio

Número de Mensagens : 100
Data de inscrição : 15/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por ribeiroa Sex Ago 27, 2010 6:33 am

Boas,

Mais uma informação, desta feita pela Fencaça onde se esclarecem algumas das duvidas.

Um abraço
Antonio Ribeiro

http://pagina.fencaca.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=136:podemos-cacar-no-terreno-livre-as-migratorias-na-epoca-20102011&catid=27:about-hunting&Itemid=41

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Set 30, 2010 11:12 am

Epá há uma coisa que me tem deixado baralhado: aqui na zona de Loures todas as quintas-feiras andam aos tiros (isto desde meados de Agosto).

Ora se este ano acabou a caça às migradoras de Verão, das duas uma:

- ou isto é uma zona de caça municipal que não está devidamente sinalizada
- ou são furtivos a caçar à descarada

O que opinam os entendidos?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por ribeiroa Seg Out 04, 2010 4:12 am

Olá Gonçalo,

Não sou entendido mas dou a minha opinao.
Poderemos estar perante uma situaçao de uma z.c.m. mal sinalizada, onde desde 22 de agosto de acordo com o plano de gestao poderá ser autorizada a caça a migradoras de verao, e a partir de 5 de setembro autorizada a caça ao coelho bravo.
O furtivismo é muito acentuado na zona de Loures mas penso que o facto dos tiros serem apenas ás quintas feiras minimiza a minha opiniao nesse sentido.
Por norma as acçoes furtivas sao mais discretas e normalmente nunca direçionados ás migratorias.
A partir de ontem dia 3 de outubro, se existir terreno livre entao poderás ouvir " legalmente " tiros todos os domingos, quintas, e feriados nacionais até ao fim do ano.

Um abraço
Antonio Ribeiro

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Out 04, 2010 4:22 am

Obrigado António,

Só uma dúvida: já saíram editais de Inverno?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por ribeiroa Seg Out 04, 2010 5:54 am

Gonçalo,

Que eu saiba não sairam ainda editais de inverno, contudo os mesmos se sairem só terão aplicaçao pratica a partir de 1 de janeiro de 2011.
Até lá a caça será praticada de acordo com a gestão das zonas de caça e em regime livre de acordo com o calendario venatorio no que diz respeito a datas e limites.
O edital de inverno, apenas trará indicaçoes sobre os conçelhos e tipologia do terreno onde o acto venatorio poderá ser praticado de acordo com a especie em questão.

ex: 4ª Região cinegetica ( Caça aos tordos : Elvas, Moura, Grandola, nos olivais e montados).

Antonio Ribeiro

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por ACarvalho Seg Out 04, 2010 3:29 pm

Tenho lido este tópico.
Hoje cruzei-me com um colega meu que é caçador. Aproveitei para lhe fazer algumas perguntas.
Perguntei-lhe se ainda se pode caçar no regime livre. O qual respondeu que sim.
Peguntei-lhe se sabia que se podiam caçar Gralhas pretas e Pegas Rabudas? Disse-me que sim, estavam na lista das espécias. Perguntei-lhe se ele os caçava, pois perecia que estes bichos não eram bons para comer. Ele disse que era para controlo das espécies, tipo praga...
Até aqui tudo bem.

Perguntei-lhe também se sabia a diferença da Gralha preta, para o Corvo, e como é que os diferencia. Disse logo que sim. O corvo tem a cauda em bico, arredondada. Depois para meu espanto, disse: Os Corvos também se podem abater... Não é?
Deve ter sentido uma reacção minha, que nem eu sei como foi.
Mas disse-lhe logo que não. É uma espécie protegida e em vias de extinção em Portugal (acho que exagerei, não sei se já tem esse estatuto).

Alberto
ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por onorio Seg Out 04, 2010 3:38 pm

Como eu desprezo caçadores....

onorio

Número de Mensagens : 128
Data de inscrição : 23/08/2010

http://www.flickr.com/photos/xonoriox

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Out 04, 2010 4:06 pm

onorio escreveu:Como eu desprezo caçadores....

onorio, chamo a atenção para o facto de haver caçadores neste Forum, é importante que as trocas de mensagens decorram num espírito de respeito por todos os participantes.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por ACarvalho Seg Out 04, 2010 5:03 pm

Gonçalo Elias escreveu:
onorio escreveu:Como eu desprezo caçadores....

onorio, chamo a atenção para o facto de haver caçadores neste Forum, é importante que as trocas de mensagens decorram num espírito de respeito por todos os participantes.

1 abraço,
Gonçalo

É verdade,
não se pode generalizar.
Também há caçadores 5*****
Tenho amigos meus, bons observadores de aves, que também são caçadores. Mas a diferença dos bons para os maus é tão grande, que devia haver nomes distintos.
Os maus deveriam ter outro nome.

Já agora, há outro colega meu que também caça.
Esse só passou o exame à 5ª.
Não é feira, é vez. Chumbou 4x.

Alberto
ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por ribeiroa Qui Out 07, 2010 11:48 am

Boa tarde,

Concordo com os motivos que levam a que exista pouca simpatia com a pratica da caça e pelos respectivos caçadores e respeito, contudo nao poderia estar mais de acordo com o Alberto quando enuncia que há efectivamente caçadores e caçadores. Infelizmente muito poucos se poderão orgulhar de utilizar tal nome, pois no fundo não passam de individuos armados que não tem qualquer tipo de respeito pelos animais, pelo ambiente e pela propriedade, situaçao essa que felizmente tem vindo a mudar com as novas geraçoes, com algumas alteraçoes a nivel da organizaçao das zonas de caça e com cada vez mais uma sensabilizaçao ambiental.

Anexo um link com um blog de um verdadeiro caçador que espelha a tendencia de mudança de mentalidades ( assim espero ).
O blog é algo extenso mas creio que vale a pena percorre-lo pois o autor alem de alguns pensamentos e opinioes expressa bem a tendencia crescente da forma de encarar o acto da caça.

http://www.lufadadearpuro.blogspot.com/


Antonio Ribeiro

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

- Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação Empty Re: - Secretaria de Estado das Florestas aumenta o número de espécies cinegéticas sem justificação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos