Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Onde andam os pintassilgos?

3 participantes

Ir para baixo

Onde andam os pintassilgos? Empty Onde andam os pintassilgos?

Mensagem por Fernando Dias Sáb 08 Out 2022, 19:19

Boas companheiros! Alguém me sabe dizer o que se passa com os pintassilgos, que desapareceram literalmente aqui da zona de Lisboa? Sempre fui um amante da passarada e ultimamente tenho reparado que os pintassilgos, que antes eram aos bandos, pura e simplesmente desapareceram. Onde os vi pela ultima vez, foi na zona da Assafora-Sintra e apenas meia dúzia no máximo. Já me disseram que tem a ver com as ondas eletromagnéticas 5G, mas não sei até que ponto isso corresponde á realidade. Se alguém souber a razão, agradecia a informação. Obrigado!

Fernando Dias

Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/10/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Onde andam os pintassilgos? Empty Re: Onde andam os pintassilgos?

Mensagem por Bruno Morais Dom 09 Out 2022, 18:51

Bandos grandes de pintassilgos talvez seja raro, mas vejo ou oiço pintassilgos com muito frequência - na zona de Lisboa, incluindo onde faço a maioria das minhas observações que são os jardins urbanos.
Assim, consultando o meu eBird: nas últimas duas semanas...
Hospital Fernando Fonseca, hoje
Jardim da Amnistia Internacional, ontem
Tapada das Necessidades, ontem
Jardim da Estrela, na sexta-feira,
Jardim do Cabeço das Rolas,

Maior contagem que tenho neste verão é de 10, no Jardim da Amnistia Internacional - aí são garantidos. Mas raramente me dou ao trabalho de andar atrás deles para ter contagens fidedignas.

Em tornos de qualquer destes jardins existem várias antenas de redes móveis, eventualmente dezenas. Não me parece que a radiação rádio/microondas usada no 5G os afete.

Bruno Morais

Número de Mensagens : 194
Local : Lisboa
Data de inscrição : 08/01/2021

https://ebird.org/profile/MTg0ODE0MQ/PT

Fernando Dias gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Onde andam os pintassilgos? Empty Re: Onde andam os pintassilgos?

Mensagem por Fernando Dias Dom 09 Out 2022, 21:15

Boas! Quando refiro zona de Lisboa, falo concretamente zona da Amadora onde habito. Como afirmei, sempre que saía de casa ou mesmo da minha janela, era frequente ver pintassilgos, verdilhões, chamariz e não raras vezes pintarroxos. No local onde moro ainda existe alguns campos (cada vez menos, infelizmente) onde podia observar estas aves. Tenho um comedouro na minha janela onde até á pouco tempo os pardais iam, mas ultimamente, nem esses. Agora o que noto mesmo é o desaparecimento total dos pintassilgos.

Fernando Dias

Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/10/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Onde andam os pintassilgos? Empty Re: Onde andam os pintassilgos?

Mensagem por pedro121 Seg 10 Out 2022, 10:47

Bruno Morais escreveu:Bandos grandes de pintassilgos talvez seja raro, mas vejo ou oiço pintassilgos com muito frequência - na zona de Lisboa, incluindo onde faço a maioria das minhas observações que são os jardins urbanos.
Assim, consultando o meu eBird: nas últimas duas semanas...
Hospital Fernando Fonseca, hoje
Jardim da Amnistia Internacional, ontem
Tapada das Necessidades, ontem
Jardim da Estrela, na sexta-feira,
Jardim do Cabeço das Rolas,

Maior contagem que tenho neste verão é de 10, no Jardim da Amnistia Internacional - aí são garantidos. Mas raramente me dou ao trabalho de andar atrás deles para ter contagens fidedignas.

Em tornos de qualquer destes jardins existem várias antenas de redes móveis, eventualmente dezenas. Não me parece que a radiação rádio/microondas usada no 5G os afete.

Talvez não seja a melhor politica indicar onde andam pintassilgos a um novo membro que na sua primeira mensagem ao forum pergunta por estas aves que são ainda sujeitas a capturas ilegais um pouco por todo o território nacional.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

PNicolau, Rui Machado e Samuel Patinha gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Onde andam os pintassilgos? Empty Re: Onde andam os pintassilgos?

Mensagem por Fernando Dias Seg 10 Out 2022, 12:26

Companheiro, considero essa sua argumentação como um insulto ao qual não lhe admito. Nunca capturei qualquer ave e som literalmente contra quem o faz. Por ser novo neste forum não significa que ande á procura de informações acerca dos pintassilgos para os capturar e vender. Não lhe admito que levante essa suspeita sobre a minha pessoa. Vou ficar por aqui.

Fernando Dias

Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 08/10/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Onde andam os pintassilgos? Empty Re: Onde andam os pintassilgos?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos