Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por onde andam as aves já se vê online

Ir para baixo

Por onde andam as aves já se vê online   Empty Por onde andam as aves já se vê online

Mensagem por Carlos Vilhena Qui Out 25, 2012 9:14 am


Por onde andam as aves já se vê online



Data:25.10.2012
Fonte:http://expresso.sapo.pt/

Dezoito das três mil Áreas Importantes para as Aves marinhas classificadas no Mundo são em Portugal. Mas por cá, só uma - as Berlengas - tem estatuto de proteção.

A BirdLife International (organização internacional para o estudo e conservação das aves) disponibilizou online (www.birdlife.org/datazone/marine) o primeiro Atlas mundial das Áreas Importantes para as Aves (IBA) Marinhas, em que são identificadas três mil áreas prioritárias para a conservação.

Na sua maioria, as áreas marinhas reconhecidas no Atlas estão localizados junto a zonas costeiras e em pleno oceano, 18 situam-se na Zona Económica Exclusiva (ZEE) portuguesa. Dezassete já tinham sido identificadas no inventário publicado pela Sociedade Portuguesa para o estudo das Aves (SPEA) em 2008.

E, agora, "aproveitando o lançamento desta publicação online, a informação foi atualizada, acrescentando mais uma IBA Marinha nos Açores, que constitui uma zona de repouso e migração da ameaçada freira-do-bugio", esclarece Iván Ramírez, Coordenador do Programa Marinho da SPEA e da BirdLife Europa.

Porém, acrescenta em tom crítico o investigador, "apenas uma, e só parcialmente, está já protegida legalmente (as Berlengas ao largo de Peniche), o que indica um grave atraso do Governo Português nesta matéria". E recorda que já no final do ano passado a SPEA fez uma queixa contra o Estado português em Bruxelas por não cumprir a Diretiva Aves neste contexto.

Na base do "marcar passo" português "podem estar receios de conflitos sociais com os setores da pesca ou do turismo, mas que não têm fundamento", afirma Ramirez. Para a SPEA, "este inventário representa uma valiosa contribuição para alcançar um dos objectivos da Conferência sobre a Diversidade Biológica (CDB), que é proteger 10% das áreas marinhas e costeiras até 2020".
150 países no Atlas

As áreas identificadas no Atlas online (que envolve 150 países) são importantes para mais de 350 espécies de aves marinhas, classificadas como o grupo de aves mais ameaçado do mundo. Entre eleas contam-se a pardela-balear, a cagarra ou o garajau.

Enfrentam múltiplas ameaças por viajarem milhares de quilómetros em águas internacionais e diferentes ZEE, passando longos períodos no mar e só indo a terra na época de reprodução. Daí que a identificação de uma rede de locais prioritários para a sua preservação permita fornecer informações essenciais para os conservacionistas, os decisores políticos, os gestores de pesca e também para o setor de exploração de gás, de petróleo ou de parques eólicos.

O Atlas - lançado na 11ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Diversidade Biológica, em Hyderabad, na Índia - resultou de um trabalho desenvolvido ao longo de seis anos por mais de 40 parceiros da BirdLife e outros especialistas em conservação de aves marinhas, e contou com a colaboração de vários departamentos.

http://54.247.127.44/marineIBAs/default.html

http://expresso.sapo.pt/por-onde-andam-as-aves-ja-se-ve-ionlinei=f762221

_________________
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos