Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quais foram as Aves que vocês confundiam quando ouviam o canto

5 participantes

Ir para baixo

Quais foram as Aves que vocês confundiam quando ouviam o canto Empty Quais foram as Aves que vocês confundiam quando ouviam o canto

Mensagem por Vasco L Sex Dez 08, 2023 5:47 am

Gostava de saber qual foi a vossa experiência.

Comigo foram as seguintes:

Toutinegra dos valados / Toutinegra de barrete (vocalização invernal mais pausada (tch   tch   tch)

Canto rápido do chapim real ( titutitutitu) com o chapim carvoeiro (tituitituititui) e também alguma dificuldade em fazer ID do carvoeiro nos cantos mais pausados.

Verdilhão / tentilhão ( canto de voo muito curto lembra me imenso o verdilhão) um canto meio aquoso.

Chapim rabilongo / trepadeira comum / estrelinha real -  falo dos cantos secundários não dos mais conhecidos que são faceis na estrelinha e na trepadeira comum.

Gaivotas de asa escura e pata amarela ambos impossiveis de distinguir para mim.

Os estorninhos pretos e europeus também nunca entendi se são cantos muito diferentes ou não

As alvéolas brancas e cinzentas no canto de voo também nunca me foram claras as diferenças

Os chapins azuis e reais fazem uma espécie de som áspero que também nunca distingui bem a diferença entre as duas espécies que é algum como um "chrchrchr"

A vocalizaçao "Sriii" muito baixinha dos melros/trepadeiras comuns /piscos
Vasco L
Vasco L

Número de Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/09/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Quais foram as Aves que vocês confundiam quando ouviam o canto Empty Re: Quais foram as Aves que vocês confundiam quando ouviam o canto

Mensagem por João Tomás Qui Dez 14, 2023 5:27 am

Olá Vasco,

creio que as tuas confusões são/foram as confusões de grande parte dos observadores de aves que decidem entrar no mundo dos sons Smile Sou sincero, eu identifico-me com practicamente todas as confusões que escreveste na publicação. São várias as razões pelas quais as espécies são agrupadas em géneros e famílias, uma delas é a "língua" que falam na hora de se comunicarem entre si.

Como a lista é grande, decidi ir respondendo à medida que tenho algum(a) tempo/inspiração:

- vou começar pelo par Sylvia atricapilla e Curruca melanocephala.
Não diria que as vocalizações "tch-tch" das duas espécies (e de outras da mesma família) sejam exclusivas do Inverno. Não sei se és utilizador assíduo da plataforma xeno-canto, mas se te interessa o tema dos sons eu aconselho-te a utilizar. No site, quando pesquisas por gravações de ambas as espécies, vais ver que há gravações com esses "tch-tch" durante todo o ano. Outras fontes bibliográficas, como guias de aves, confirmam que esses chamamentos são considerados chamamentos de contacto entre indivíduos ou para situações de alarme.

Eu costumo dizer "meio a brincar meio a sério" que as Syl atr quando emitem esse chamamento se parece ao som produzido por dois seixos a bater entre si, enquanto que o das Cur mel (a versão mais prolongada do chamamento) se parece mais a uma motorizada quando fica parada a trabalhar. Nota que o da Syl atri é um definido "tsk-tsk-tsk" enquanto que o da Cur mel é mais "tresh-tresh-tresh" que parece mais desorganizado e mais "arranhado".

Eu separaria os chamamentos de cada uma delas em dois, aqueles mais curtos e os que são mais prolongados e que estarão mais associados a situações de ameaça/stress. Normalmente o "tsk" das Syl atr é, como referi em cima, muito parecido ao som dos seixos a chocarem entre si e normalmente é composto por uma nota mais curta, ou seja é um "tsk" bem definido e, normalmente, o tempo entre cada um é mais espaçado que em Cur mel - ver esta gravação https://xeno-canto.org/829734.
Na "versão curta" da Cur mel começa quase sempre com uma nota mais curta e mais aguda, um "pek" antes dos "tresh-tresh-tresh" que podem ir de 3-4 até 7-8 notas. Espreita esta gravação - https://xeno-canto.org/756025

Nas versões mais estendidas, a Syl atr utiliza a mesma nota e de forma ritmada, mas dependendo do stress vai vocalizando mais rápido ou mais lento. O tempo que separa cada "tsk" pode ser variável dependendo da situação. Por vezes, pelo meio pode aparecer uma sequência "tsk-tsk-tshee" que parece transmitir maior agressividade. Espreita esta gravação - https://xeno-canto.org/811506. Uma outra gravação com um ritmo mais lento - https://xeno-canto.org/823862
Já nas Cur mel, a sequência parece ser menos ritmada e mal acaba um "tresh" começa logo o seguinte e assim sucessivamente. Se escutares esta gravação https://xeno-canto.org/826453 acho que percebes o que quiz dizer em cima com o som da motorizada, um "treshtreshtreshtresh". Esta sequência é sempre muito "arranhada" face à sequência da Syl atr.

Há situações em que o chamamento apenas inclui uma nota e que foge às situações mais comuns como as que descrevi em cima. Aí também é possível separar as espécies, mas terá de treinar os ouvidos no campo e partir da base, que o tshek das duas espécies é ligeiramente diferente Smile Outro aspecto a ter em conta na altura de escutar um som é tentar saber de onde vem. Em época de reprodução as espécies são mais fiéis aos habitats que preferem, e será de esperar que o som de uma Syl atr venha de uma árvore ou conjunto de árvores enquanto que o de uma Cur mel de um arbusto. Na Syl atr o som virá de cima e estará associado a bosque enquanto que a Cur mel o som virá de baixo ou no máximo do topo de um arbusto, mas mais ligada a áreas agrícolas. Há excepções, claro! Espero ter ajudado e acho que será muito importante para conseguires distinguir as duas espécies, dedicar algum tempo a elas no campo e observar os seus comportamentos. Quero com isto dizer que quando escutes um "tschek" que tentes observar a ave para ver se bate certo com o teu palpite inicial e que observes qual o comportamento dela nessa situação.

Para mim a identificação de aves através dos sons não se baseia apenas no som em si mas sim em toda a informação que eu consigo obter do momento em que escuto a ave - o som, o habitat, o momento do dia, a fenologia das aves, o comportamento, etc.

Espero ter ajudado e que o que escrevi faça sentido. Espero que mais pessoas possam participar, porque há por aqui gente com muita sabedoria para partilhar :p
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Filipe Manuel e Vasco L gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quais foram as Aves que vocês confundiam quando ouviam o canto Empty Re: Quais foram as Aves que vocês confundiam quando ouviam o canto

Mensagem por Filipe Manuel Qui Dez 14, 2023 8:11 am

Olá, achei o tópico muito interessante, por isso decidi partilhar uma dúvida frequente que tenho que é o chamamento de inverno de Anthus pratensis/Anthus spinoletta. É frequente ouvir o call em voo e deixar por identificar ao nível da espécie. Se calhar é mais fácil do que penso, mas quando pesquiso no xeno-canto, não acho diferenças significativas.

Filipe Manuel

Número de Mensagens : 256
Data de inscrição : 30/08/2021

Vasco L gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quais foram as Aves que vocês confundiam quando ouviam o canto Empty Re: Quais foram as Aves que vocês confundiam quando ouviam o canto

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Dez 15, 2023 4:24 am

Há um tópico parecido, posso fazer a fusão dos dois!

https://aves.forumeiros.com/t24806-sons-que-se-confundem
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Vasco L gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quais foram as Aves que vocês confundiam quando ouviam o canto Empty Re: Quais foram as Aves que vocês confundiam quando ouviam o canto

Mensagem por Vasco L Sáb Dez 16, 2023 6:37 am

Muito obrigado pelo vosso feedback! Já estive a espreitar Gonçalo esse post bem porreiro, chapins é um dos meus pássaros favoritos de decifrar! ( penso que a foto de perfil já o revela hahaha)
João já me deste uma grande ajuda, porque hoje consegui marcar duas de barrete graças a ti explicaste com os exemplos dos cantos, porque realmente a toutinegra de barrete não é o tal seixo contra seixo, tem algo mais suave nesse canto periódico "tske tske" como estavas a explicar. Fui confirmar ao xeno canto os links que enviaste e batia certo! Isso é bom saber que o canto a vocaliz não são sazonais. Já agora creio que o canto delas que se ouve no verão também se pode ouvir no inverno e outono aparentemente ( falo do canto que lembra um pouco o do melro mas muito mais flauteado)?

Entretanto esse canto em loop da toutinegra dos valados é qualquer coisa parece que está a fazer um 360 e não para de metralhar aquelas notas seguidas tch tch tch tch ...
Vasco L
Vasco L

Número de Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/09/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Quais foram as Aves que vocês confundiam quando ouviam o canto Empty Re: Quais foram as Aves que vocês confundiam quando ouviam o canto

Mensagem por Vasco L Sáb Dez 16, 2023 8:44 am

Em todo o caso gostava de perguntar se conhecem alguma app ou quizz bom para treinar sons? Ou mesmo site? Eu uso os quizzes do ebird mas pergunto-me se alguém sabe de uma alternativa melhor
Vasco L
Vasco L

Número de Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/09/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Quais foram as Aves que vocês confundiam quando ouviam o canto Empty Re: Quais foram as Aves que vocês confundiam quando ouviam o canto

Mensagem por João Tomás Qui Dez 28, 2023 9:48 am

Vasco L escreveu:Muito obrigado pelo vosso feedback! Já estive a espreitar Gonçalo esse post bem porreiro, chapins é um dos meus pássaros favoritos de decifrar! ( penso que a foto de perfil já o revela hahaha)
João já me deste uma grande ajuda, porque hoje consegui marcar duas de barrete graças a ti explicaste com os exemplos dos cantos, porque realmente a toutinegra de barrete não é o tal seixo contra seixo, tem algo mais suave nesse canto periódico "tske tske" como estavas a explicar. Fui confirmar ao xeno canto os links que enviaste e batia certo! Isso é bom saber que o canto a vocaliz não são sazonais. Já agora creio que o canto delas que se ouve no verão também se pode ouvir no inverno e outono aparentemente ( falo do canto que lembra um pouco o do melro mas muito mais flauteado)?

Entretanto esse canto em loop da toutinegra dos valados é qualquer coisa parece que está a fazer um 360 e não para de metralhar aquelas notas seguidas tch tch tch tch ...

Boa, ainda bem que a explicação serviu de ajuda Smile
Quanto à tua questão, por regra o canto é utilizado para atrair fêmeas e para defender territórios de outros machos. Maioritariamente vai escutar mais aves a cantar na época de reprodução, que no nosso país corresponderá ao final do Inverno até inícios do Verão. Como as aves também utilizam o canto para defender os territórios, é também comum escutares aves a cantar durante o resto do ano, no Outono e Inverno. Os exemplos mais evidentes, e que se ouvem por estas alturas, são os piscos-de-peito-ruivo, as toutinegras-de-barrete-preto, as carriças, os rouxinóis-bravos. Depois tens os chamados "pseudocantos", que normalmente correspondem às aves jovens e que estão a treinar os cantos, sem que tenham objectivos claros de defesa de territórios ou de conquista de fêmeas. Normalmente são cantos de menor intensidade e com mais "defeitos" e que se escutam ao longo do Outono e do Inverno. De certeza que já escutaste uma toutinegra-de-barrete a cantarolar no meio de um arbusto, mas baixinho e sem frases bem definidas. Por fim, tens os cantos plásticos, que são os cantos de aves imaturas que estão quase, quase perfeitos mas que ainda têm alguma falha, numa nota ou no tempo entre notas ou frases. Estes cantos tendem a escutar-se mais próximo da época de reprodução.

Por isso, sim é possível escutar cantos de atricapilla e de outras espécies durante todo o ano Smile Aconselho-te a consultares a página do The Sound of Aprouch e os artigos que têm e, se puderes, compra o primeiro livro que está incrível para começar a enteder o que as aves dizem - https://soundapproach.co.uk/the-sound-approach-to-birding-web-book/


Última edição por João Tomás em Qui Dez 28, 2023 11:43 am, editado 2 vez(es)
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quais foram as Aves que vocês confundiam quando ouviam o canto Empty Re: Quais foram as Aves que vocês confundiam quando ouviam o canto

Mensagem por pedro121 Qui Dez 28, 2023 11:29 am

João Tomás escreveu: se puderes, compra o primeiro livro que está incrível para começar a enteder as aves - https://soundapproach.co.uk/the-sound-approach-to-birding-web-book/

Sim. é para mim uma obra excelente para mudar as perspectivas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quais foram as Aves que vocês confundiam quando ouviam o canto Empty Re: Quais foram as Aves que vocês confundiam quando ouviam o canto

Mensagem por João Tomás Sex Dez 29, 2023 5:39 am

Hoje vou tentar explicar quais são as diferenças, para mim, entre os chamamentos em voo de Fringilla coelebs e de Chloris chloris.

Atenção que os chamamentos que referes não são considerados cantos. De entre as espécies de fringilídeos que existem em Portugal apenas vi Serinus serinus, Chloris chloris e Linaria cannabina a cantar enquanto voavam. As duas primeiras, na época de reprodução, até costumam fazer um voo de exibição que faz lembrar o voo dos morcegos. A Curruca undata, a Curruca iberiae, as espécies de alaudídeos, são outras espécies de aves que cantam em voo. Quanto ao tentilhão-comum, tende a cantar pousado (pelo menos eu nunca vi a voar e a cantar).

Quantos aos chamamentos em voo, eu diria que a principal diferenças entre as duas espécies está na forma da nota de cada chamamento e no tempo que decorre entre cada chamamento. Começando pelos Fri coe, para mim o chamamento é um claro "diu" (nota descendente) e é formado apenas por uma única nota. Depois, nota que em situações em que a ave não está stressada com nada, passa bastante tempo entre cada chamamento, ou seja a sequência seria um "diu-----diu-----diu". Para mim é uma sequência rítmica de chamamentos mais calma e tranquila. Estando stressada com algo esse tempo entre cada chamamento diminui e pode ficar mais arrítmica. Espreita estas gravações do xeno-canto:

- https://xeno-canto.org/511655
- https://xeno-canto.org/396534
- https://xeno-canto.org/514080

Já no Chl chl, cada chamamento é composto quase sempre por mais do que uma nota que se repete rapidamente, ou seja um trinado. Para mim, seria uma sequência tipo "tru-ru-ru". Comparando com o chamamento do Fri coe, o Chl chl emite chamamentos mais frenéticos, trinados e compostos por uma ou mais notas (pelo que escuto no campo tende a emitir mais do uma nota por chamamento). Partilho algumas gravações do xeno-canto:

- https://xeno-canto.org/805775
- https://xeno-canto.org/765349
- https://xeno-canto.org/763869

Espero ter ajudado Vasco Smile Outras contribuições/perspectivas são muito bem-vindas!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quais foram as Aves que vocês confundiam quando ouviam o canto Empty Re: Quais foram as Aves que vocês confundiam quando ouviam o canto

Mensagem por Vasco L Sáb Jan 06, 2024 3:24 am

Muito obrigado joão pela tua resposta, tem sido mesmo útil! Já consegui também melhorar o ID tentilhão /verdilhão pela tua explicação e exemplos do Xeno! Obrigado por essa explicação da diferença entre canto e vocalizações porque a verdade é faz diferença saber a diferença entre os dois, porque são coisas completamente diferentes.

Voltando aqui ao caso verdilhão tentilhão. Já consegui confirmar o que disseste. O tentilhão quando voa vocalizão um "chui" curto e o verdilhão ao contrário do tentilh. vocaliza um "chuiuiuiuiui" mais longo.
Vasco L
Vasco L

Número de Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/09/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Quais foram as Aves que vocês confundiam quando ouviam o canto Empty Re: Quais foram as Aves que vocês confundiam quando ouviam o canto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos