Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acrocephalus palustris

5 participantes

Ir para baixo

palustris - Acrocephalus palustris Empty Acrocephalus palustris

Mensagem por pedro121 Seg Set 20, 2010 8:16 am

Boas

O Acrocephalus palustris é uma espécie que teoricamente deveria passar com alguma regularidade em Portugal, no entanto parecem não existir registos do mesmo no site Aves de Portugal, existem registos de indivíduos desta espécie apanhados nas actividades de anilhagem? E se não existem a que se deverá?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

palustris - Acrocephalus palustris Empty Re: Acrocephalus palustris

Mensagem por scirpaceus Seg Set 20, 2010 2:56 pm

Caro Pedro

No site da APAA está disponível uma apresentação que o Julio Neto apresentou no 5º Encontro Técnico de Anilhadores sobre este tema, intitulada "Migração e conservação da Felosa-aquática (Acrocephalus paludicola) em Portugal" - http://www.apaa.pt/documentos01.html


Esta comunicação dá-te algumas respostas. Acrescento que existem em alguns locais do país onde esta espécie está a ser alvo de capturas dedicadas, no ambito de uma colaboração com este trabalho do Julio Neto.

Cumprimentos

Paulo Tenreiro
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

palustris - Acrocephalus palustris Empty Re: Acrocephalus palustris

Mensagem por pedro121 Ter Set 21, 2010 2:56 am

scirpaceus escreveu:Caro Pedro

No site da APAA está disponível uma apresentação que o Julio Neto apresentou no 5º Encontro Técnico de Anilhadores sobre este tema, intitulada "Migração e conservação da Felosa-aquática (Acrocephalus paludicola) em Portugal" - http://www.apaa.pt/documentos01.html

Bom dia

Obrigado pelo link, no entanto a informação que eu pretendo não é sobre o Acrocephalus paludicola mas sim sobre o Acrocephalus palustris, sabes se houve alguma captura desta ultima especie?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

palustris - Acrocephalus palustris Empty Re: Acrocephalus palustris

Mensagem por scirpaceus Ter Set 21, 2010 7:20 am

Ops :-) Desculpa a confusão. Isto de andar dias seguidos a anilhar, provoca a que olhe para o monitor do portátil com as palpebras a fechar.

Pelo que sei são raras as aves que são anilhadas como Acrocephalus palustris. Eu lembro-me que anilhei uma em Santo André nos finais da década de 90 e sei que são muito raros os registos de anilhagem desta espécie. Conheço outro registo de um anilhado em 1977 em Arzila pelo Iberian Ringing Group

Abraço

Paulo

scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

palustris - Acrocephalus palustris Empty Re: Acrocephalus palustris

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 22, 2010 12:30 pm

Olá,

Antes de mais gostaria de esclarecer que o facto de a espécie não vir referida no portal avesdeportugal.info tem a ver com o facto de esta espécie não fazer parte da Lista das Aves de Portugal e de não haver qualquer registo homologado pelo CPR (nalguns casos muito bem documentados, envolvendo sobretudo registos antigos, especialmente de aves da categoria B, foi adicionada informação ao portal).

Posto isto, posso falar da minha experiência pessoal.

A identificação de Acrocephalus palustris é extremamente difícil, mesmo na mão. É preciso medir a asa e o entalhe de uma das primárias e há umas tabelas que dizem se é A. scirpaceus ou A. palustris mas a sobreposição é grande, por isso há muita margem para confusão e identificações mal feitas.

Quando eu andava a aprender a anilhar (em 1990, no Algarve), houve uma altura em que de repente apareciam vários A. palustris (se não me engano até houve alguns registos que foram publicados em noticiários ornitológicos do Airo, posso procurar se estiverem interessados), mas mais tarde surgiram dúvidas sobre se essas identificações estavam a ser bem feitas.

Para ajudar ainda mais à confusão de uma situação já de si confusa, posso referir que já me falaram de anilhadores muito experientes (salvo erro da Holanda ou algures por essa zona) que já anilharam milhares de ambas as espécies e que conseguem distingui-los só de olhar para eles. Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

palustris - Acrocephalus palustris Empty Re: Acrocephalus palustris

Mensagem por Joost Valkenburg Sex Out 08, 2010 2:32 am

Bom dia,

milhares de A. palustris nao anilhei, mas varias centenas sim.
Aqui na Holanda tambem ha anilhadores(que capturam em zonas aonde ha poucos) que têem bastante dificuldade em distinguir as especies.

Eu tenho a sorte de anilhar numa zona aonde existem ambas as especies no tempo de reprodução e migração. Todos os anos organizamos um dia entere 25-30 julho em que damos expecial atenção a ambas as especies, neste periodo ha adultos e juvenis de ambas as especies em abundancia. Se alguem tiver interessado podemos organizar qualquer coisa!

E de facto com alguma practica nao é dificil distinguir ambas as especies!!

Em portugal nunca capturei nenhum A. palustris.

Abraço

Joost

Joost Valkenburg

Número de Mensagens : 173
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

palustris - Acrocephalus palustris Empty Re: Acrocephalus palustris

Mensagem por pedro121 Seg Out 11, 2010 3:50 am

Joost Valkenburg escreveu:

E de facto com alguma practica nao é dificil distinguir ambas as especies!!


A questão interessa-me particularmente porque deve ser a espécie europeia mais difícil para um não-anilhador identificar no período de passagem Outonal em Portugal( dada a extrema raridade e ao facto dos juvenis serem mais parecidos com os rouxinóis dos caniços), mas pensaria que pelo menos os anilhadores conseguissem, o não existirem registos é curioso, quando espécies como o Acrocephalus agricola é registado com alguma frequência e é teoricamente uma ave que deve ocorrer em Portugal menos vezes.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

palustris - Acrocephalus palustris Empty Re: Acrocephalus palustris

Mensagem por Júlio Neto Qua Out 20, 2010 9:48 am

Não me surpreende que não haja registos desta espécie. Os A. palustris, tal como várias outras (sub)espécies (A. dumetorum, Sylvia curruca, Hippolais icterina, L. svecica svecica), são abundantes no norte da Europa mas migram para a África oriental, havendo poucos ou nenhuns registos em Portugal. Se ocorrerem é de forma muito esporádica e numa altura em que raramente cantam e são particularmente difíceis de identificar. Sei que há vários registos de A. palustris anilhados, que não foram submetidas à apreciação do CPR, e eventualmente alguns estarão correctamente identificados!
Abraço
J.
Júlio Neto
Júlio Neto

Número de Mensagens : 132
Idade : 51
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Ir para o topo Ir para baixo

palustris - Acrocephalus palustris Empty Re: Acrocephalus palustris

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 20, 2010 10:00 am

Júlio Neto escreveu:Sei que há vários registos de A. palustris anilhados, que não foram submetidas à apreciação do CPR

Júlio, isso é verdade, mas já agora também não podemos ignorar que há vários (para não dizer "muitos") registos de A. paludicola anilhados que não foram submetidos à apreciação do CPR...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

palustris - Acrocephalus palustris Empty Re: Acrocephalus palustris

Mensagem por Júlio Neto Qui Out 21, 2010 12:42 pm

Se te referes aos meus registos, de facto há alguns deste ano e do ano passado, mas serão eventualmente submetidos ao CPR. Sempre submeti todas as minhas raridades! Mas, como o tempo é pouco e esses registos até estão divulgados, a submissão ao CPR tem pouca prioridade; é apenas uma formalidade.
Já agora, os paludicolas são diferentes das espécies que mencionei acima; a sua raridade deriva das populações serem pequenas e não de normalmente ocorrerem noutros locais durante a migração.
Abraço
J.
Júlio Neto
Júlio Neto

Número de Mensagens : 132
Idade : 51
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Ir para o topo Ir para baixo

palustris - Acrocephalus palustris Empty Re: Acrocephalus palustris

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Out 21, 2010 2:46 pm

Olá Júlio,

Não estava a referir-me aos teus registos. Há muitos casos de paludicolas capturados em diversas zonas do país, como julgo que saberás, e por isso penso que o número de registos homologados até à data não reflecte a abundância da espécie.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

palustris - Acrocephalus palustris Empty Re: Acrocephalus palustris

Mensagem por Júlio Neto Dom Out 24, 2010 4:22 am

Todos esses registos estão referidos num artigo recentemente publicado na Ardeola.
J.
Júlio Neto
Júlio Neto

Número de Mensagens : 132
Idade : 51
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Ir para o topo Ir para baixo

palustris - Acrocephalus palustris Empty Re: Acrocephalus palustris

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Out 24, 2010 9:38 am

Júlio Neto escreveu:Todos esses registos estão referidos num artigo recentemente publicado na Ardeola.
J.

Certo, mas não foram homologados, ou foram?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

palustris - Acrocephalus palustris Empty Re: Acrocephalus palustris

Mensagem por Júlio Neto Ter Out 26, 2010 3:11 am

Sabes bem que só alguns é que foram homologados pelo CPR, e que muitos registos ocorreram muito antes do CPR se ter formado. Se servir de alguma coisa, os autores consideram-nos fidedignos. Os leitores terão que "acreditar" que isso é verdade, tal como acontece com as espécies mais comuns.
J.
Júlio Neto
Júlio Neto

Número de Mensagens : 132
Idade : 51
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Ir para o topo Ir para baixo

palustris - Acrocephalus palustris Empty Re: Acrocephalus palustris

Mensagem por pedro121 Ter Out 26, 2010 3:33 am

Júlio Neto escreveu: Os leitores terão que "acreditar" que isso é verdade, tal como acontece com as espécies mais comuns.
J.

Sim inteiramente de acordo, para mais porque na mão a espécie não apresenta dificuldades de identificação, no entanto como mero observador gostaria de ter acesso a todos os registos (e sim, podia ve-los na Ardeola, mas convenha-mos que para efeito de consulta o site do Aves de Portugal é mais pratico). Seria útil já que esta espécie ao contrario da palustris é facilmente identificável por um observador desde que se tenha uma boa visão da ave, o problema é encontra-la, enquanto a palustris mesmo que aparece uma á minha frente não sei se conseguia chegar lá… Very Happy Very Happy Sad
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

palustris - Acrocephalus palustris Empty Re: Acrocephalus palustris

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Out 26, 2010 3:37 am

Júlio Neto escreveu:Sabes bem que só alguns é que foram homologados pelo CPR, e que muitos registos ocorreram muito antes do CPR se ter formado. Se servir de alguma coisa, os autores consideram-nos fidedignos. Os leitores terão que "acreditar" que isso é verdade, tal como acontece com as espécies mais comuns.
J.

Viva Júlio,

Há muitos registos recentes (posteriores à formação do CPR) que não estão homologados.

Quanto à questão de "acreditar", eu não pus isso em causa, apenas queria perceber qual era o teu critério, se achavas que os registos dessa espécie deveriam ser homologados ou não.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

palustris - Acrocephalus palustris Empty Re: Acrocephalus palustris

Mensagem por pedro121 Ter Out 26, 2010 3:37 am

Júlio Neto escreveu:Não me surpreende que não haja registos desta espécie. Os A. palustris, tal como várias outras (sub)espécies (A. dumetorum, Sylvia curruca, Hippolais icterina, L. svecica svecica), são abundantes no norte da Europa mas migram para a África oriental,

É verdade, mas o mesmo pode ser dito do Acrocephalus agrícola, e no entanto este ultimo tem vários registos, alguns dos quais homologados.

Júlio Neto escreveu:Sei que há vários registos de A. palustris anilhados, que não foram submetidas à apreciação do CPR, e eventualmente alguns estarão correctamente identificados!

É uma pena, seria interesante que alguns fossem submitidos, especialmente os anilhados.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

palustris - Acrocephalus palustris Empty Re: Acrocephalus palustris

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Out 26, 2010 3:45 am

pedro121 escreveu:
Júlio Neto escreveu:Sei que há vários registos de A. palustris anilhados, que não foram submetidas à apreciação do CPR, e eventualmente alguns estarão correctamente identificados!

É uma pena, seria interesante que alguns fossem submitidos, especialmente os anilhados.

Muitos desses registos são do início dos anos 1990, ou seja, anteriores à entrada em funcionamento do CPR.


Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

palustris - Acrocephalus palustris Empty Re: Acrocephalus palustris

Mensagem por pedro121 Ter Out 26, 2010 4:12 am

Gonçalo Elias escreveu:

Muitos desses registos são do início dos anos 1990, ou seja, anteriores à entrada em funcionamento do CPR.


Não vejo qual o inconveniente, existem precedentes para o CPR homologar registos antigos, basta ver o do Albatroz-de-sobrancelha Thalassarche melanophris cujo registo é de 1983.

Portanto se os registos de Acrocephalus palustris fossem submitidos não me parece que a altura em que foram feitos seja um factor decissivo
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

palustris - Acrocephalus palustris Empty Re: Acrocephalus palustris

Mensagem por Júlio Neto Qui Out 28, 2010 8:35 am

Gonçalo Elias escreveu:
Júlio Neto escreveu:Sabes bem que só alguns é que foram homologados pelo CPR, e que muitos registos ocorreram muito antes do CPR se ter formado. Se servir de alguma coisa, os autores consideram-nos fidedignos. Os leitores terão que "acreditar" que isso é verdade, tal como acontece com as espécies mais comuns.
J.
Quanto à questão de "acreditar", eu não pus isso em causa, apenas queria perceber qual era o teu critério, se achavas que os registos dessa espécie deveriam ser homologados ou não.

Sim, penso que devem ser homologados. Isto porque é uma espécie bastante rara, com a qual a maioria dos observadores e anilhadores não tem qualquer experiência, e bastante parecida com os A. schoenobaenus. Se alguém capturar ou, especialmente, observar indivíduos desta espécie, eu gostaria de saber exactamente que critérios foram usados para os identificar e o que foi de facto observado, por forma a ter confiança de que a identificação está correcta e poder usar esse registo numa análise posterior sem enviesar os resultados. Suponho que os outros observadores também gostariam de ter confiança nas identificações que são divulgadas.
Só um aparte: os registos que usei no artigo foram efectuados na sua grande maioria por anilhadores experientes e em situações onde é possível examinar as aves detalhadamente, obter dados biométricos e fotografias (ver, por exemplo http://www.flickr.com/photos/juliomneto/4938647630/ , uma ave que ainda não submeti ao CPR...). A grande dificuldade é em identificar no campo, onde normalmente são vistos muito brevemente e é necessário muita experiência para os identificar (só há um registo de campo em Portugal).
Júlio
Júlio Neto
Júlio Neto

Número de Mensagens : 132
Idade : 51
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Ir para o topo Ir para baixo

palustris - Acrocephalus palustris Empty Re: Acrocephalus palustris

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos