Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bico de lacre a fazer o ninho

+5
João Dias
AlexS
onorio
Gonçalo Elias
Josés
9 participantes

Ir para baixo

Bico de lacre a fazer o ninho Empty Bico de lacre a fazer o ninho

Mensagem por Josés Sex Set 24, 2010 1:30 pm

Bico de lacre a fazer o ninho Bico-de-lacre1
Josés
Josés

Número de Mensagens : 79
Idade : 40
Local : Moita
Data de inscrição : 08/03/2010

http://exotikbirds.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de lacre a fazer o ninho Empty Re: Bico de lacre a fazer o ninho

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Set 24, 2010 2:26 pm

Muito fixe.

Eu sempre tive a suspeita que eles nidificavam nesta época do ano, pois é exactamente em Setembro que tenho ouvido mais vezes os bicos de lacre a "cantar".

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de lacre a fazer o ninho Empty Re: Bico de lacre a fazer o ninho

Mensagem por onorio Sex Set 24, 2010 2:52 pm

Gonçalo Elias escreveu:Muito fixe.

Eu sempre tive a suspeita que eles nidificavam nesta época do ano, pois é exactamente em Setembro que tenho ouvido mais vezes os bicos de lacre a "cantar".

1 abraço,
Gonçalo


3ªFeira na Barroca D`Alva andava um pa frente e para tras com palhas no bico, ainda tive uns bons 20m a ver se o apanhava mas passou o tempo inteiro a escoder-se no meio das canas Rolling Eyes

onorio

Número de Mensagens : 128
Data de inscrição : 23/08/2010

http://www.flickr.com/photos/xonoriox

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de lacre a fazer o ninho Empty Re: Bico de lacre a fazer o ninho

Mensagem por AlexS Sex Set 24, 2010 3:39 pm

Boa foto.

AlexS

Número de Mensagens : 37
Data de inscrição : 08/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de lacre a fazer o ninho Empty Re: Bico de lacre a fazer o ninho

Mensagem por João Dias Sáb Set 25, 2010 3:53 am

Gonçalo Elias escreveu:Muito fixe.

Eu sempre tive a suspeita que eles nidificavam nesta época do ano, pois é exactamente em Setembro que tenho ouvido mais vezes os bicos de lacre a "cantar".

1 abraço,
Gonçalo

Acho que foi na primeira semana de Setembro ou na última de Agosto, um bico de Lacre macho a cantar. Este saiu um bocado das sua zona de reprodução que é nas valas, e foi cantar para as árvores dos quintais. Ai não encontraria facilmente uma fêmea. Mas vi-o a cantar, a esta hora também poderá nidificar. É tardio por acaso...

João Dias

Número de Mensagens : 242
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de lacre a fazer o ninho Empty Re: Bico de lacre a fazer o ninho

Mensagem por Josés Sáb Set 25, 2010 9:48 am

Gonçalo Elias escreveu:Muito fixe.

Eu sempre tive a suspeita que eles nidificavam nesta época do ano, pois é exactamente em Setembro que tenho ouvido mais vezes os bicos de lacre a "cantar".

1 abraço,
Gonçalo

Olá Gonçalo,

Os bicos de lacre criavam por norma em Agosto,ou seja nos meses mais quentes, mas face ás alterações climáticas este hábito tem-se alterado aos poucos, o ano passado tive um casal a nidificar no meu pequeno biótopo em finais de Outubro, este ano estou á espera que para ver até que mês vão criar,o macho da foto iniciou o ninho a semana passada.


Abraço,
Ivo Coelho
Josés
Josés

Número de Mensagens : 79
Idade : 40
Local : Moita
Data de inscrição : 08/03/2010

http://exotikbirds.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de lacre a fazer o ninho Empty Re: Bico de lacre a fazer o ninho

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Set 25, 2010 10:00 am

Olá Ivo,

Obrigado pela informação.

Podes elaborar um pouco mais sobre as alterações climáticas e quais as alterações que, em tua opinião, têm vindo a ter consequências sobre o calendário de nidificação dessa espécie?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de lacre a fazer o ninho Empty Re: Bico de lacre a fazer o ninho

Mensagem por Josés Sáb Set 25, 2010 10:19 am

Gonçalo Elias escreveu:Olá Ivo,

Obrigado pela informação.

Podes elaborar um pouco mais sobre as alterações climáticas e quais as alterações que, em tua opinião, têm vindo a ter consequências sobre o calendário de nidificação dessa espécie?

1 abraço,
Gonçalo

O calor tem sido o "motor" para a nidificação desta espécie, ao haver uma alteração dos meses de maior calor, os bicos de lacre forma obrigados adaptarem o seu relógio interno para terem sucesso na criação. Como em Setembro e Outubro dos últimos anos tem-se registado valores de temperatura elevada face a outros anos os Bicos de lacre foram "atrasando" a sua época de nidificação o que, em minha opinião, é prejudicial para o futuro da espécie pois nessa altura as ervas de que se alimentam já se secaram e há pouca abundância de alimento. O que irá criar debilitação do sistema imunitário dos mais pequenos pois não conseguem ter uma alimentação com valores nutricionais altos e alimentação variada. E isto aumentará a mortalidade desta pequenas aves até chegarem a adultos em que só os mais resistentes sobreviverão.

É a minha opinião e isto fará com que o número destas aves diminiua gradualmente.


Abraço
Ivo

Josés
Josés

Número de Mensagens : 79
Idade : 40
Local : Moita
Data de inscrição : 08/03/2010

http://exotikbirds.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de lacre a fazer o ninho Empty Re: Bico de lacre a fazer o ninho

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Set 25, 2010 10:37 am

Josés escreveu:Como em Setembro e Outubro dos últimos anos tem-se registado valores de temperatura elevada face a outros anos

Certo, mas isso pode não ter a ver directamente com alterações climáticas... é normal haver flutuações de temperatura de uns anos para outros.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de lacre a fazer o ninho Empty Re: Bico de lacre a fazer o ninho

Mensagem por Josés Sáb Set 25, 2010 11:11 am

Gonçalo Elias escreveu:
Josés escreveu:Como em Setembro e Outubro dos últimos anos tem-se registado valores de temperatura elevada face a outros anos

Certo, mas isso pode não ter a ver directamente com alterações climáticas... é normal haver flutuações de temperatura de uns anos para outros.

Também é possível,mas penso não ser normal termos temperaturas de Verão perto de Novembro e acredito que isso se deve ás alterações climáticas e não de flutuações de temperatura,mas também respeito a sua opinião.

Abraço,
Ivo
Josés
Josés

Número de Mensagens : 79
Idade : 40
Local : Moita
Data de inscrição : 08/03/2010

http://exotikbirds.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de lacre a fazer o ninho Empty Re: Bico de lacre a fazer o ninho

Mensagem por ACarvalho Dom Set 26, 2010 5:20 am

Josés escreveu:
Os bicos de lacre criavam por norma em Agosto,ou seja nos meses mais quentes, mas face ás alterações climáticas este hábito tem-se alterado aos poucos, o ano passado tive um casal a nidificar no meu pequeno biótopo em finais de Outubro, este ano estou á espera que para ver até que mês vão criar,o macho da foto iniciou o ninho a semana passada.

Passo a citar o Instituto de Metereologia:

"O verão de 2010, meses de Junho, Julho e Agosto, foi predominantemente influenciado por um anticiclone estendendo-se em crista para Norte da Península Ibérica e uma depressão de origem térmica centrada na Península Ibérica que transportou na sua circulação uma corrente de Leste, situação que originou valores muitos elevados da temperatura do ar e valores baixos da humidade relativa.

Deste modo, o verão de 2010 foi o 2º mais quente desde 1931..."

Sendo assim porque não criaram em Junho, Julho ou Agosto, quando mas temperaturas foram mais elevadas e haveria mais alimento?

Os bicos de lacre, só fazem uma criação anual?
Ou estarão agora a fazer uma 2ª criação?

Cumpr.,
Alberto
ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de lacre a fazer o ninho Empty Re: Bico de lacre a fazer o ninho

Mensagem por Josés Dom Set 26, 2010 9:12 am

ACarvalho escreveu:
Josés escreveu:
Os bicos de lacre criavam por norma em Agosto,ou seja nos meses mais quentes, mas face ás alterações climáticas este hábito tem-se alterado aos poucos, o ano passado tive um casal a nidificar no meu pequeno biótopo em finais de Outubro, este ano estou á espera que para ver até que mês vão criar,o macho da foto iniciou o ninho a semana passada.

Passo a citar o Instituto de Metereologia:

"O verão de 2010, meses de Junho, Julho e Agosto, foi predominantemente influenciado por um anticiclone estendendo-se em crista para Norte da Península Ibérica e uma depressão de origem térmica centrada na Península Ibérica que transportou na sua circulação uma corrente de Leste, situação que originou valores muitos elevados da temperatura do ar e valores baixos da humidade relativa.

Deste modo, o verão de 2010 foi o 2º mais quente desde 1931..."

Sendo assim porque não criaram em Junho, Julho ou Agosto, quando mas temperaturas foram mais elevadas e haveria mais alimento?

Os bicos de lacre, só fazem uma criação anual?
Ou estarão agora a fazer uma 2ª criação?

Cumpr.,
Alberto


Olá Alberto,

Os bicos de lacre costumam fazer 2 posturas, em finais de Julho tive um ninho feito num cedro, a partir daí não obtive mais nenhum registo.

Todas as aves têm um período de criação, que apesar de haver meses mais quentes mais cedo não implica criação nessa altura.
Os Bicos de Lacre criam entre finais de Julho e Setembro, é mais provável haver posturas além do período de criação(destruição dos ninhos;1ª postura falhada,etc) do que o contrário.
Por isso apesar de haver em Junho e Julho tempo quente e bastante alimento não significou o inicio da criação para estas aves, que têm a sua altura de criar um pouco mais tarde e cada vez mais se prolonga para meses de Outono/Inverno

Abraço
Ivo Coelho
Josés
Josés

Número de Mensagens : 79
Idade : 40
Local : Moita
Data de inscrição : 08/03/2010

http://exotikbirds.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de lacre a fazer o ninho Empty Re: Bico de lacre a fazer o ninho

Mensagem por João Ferreira Seg Out 04, 2010 4:46 am

Boas!
Os meus pais tinham bicos de lacre em cativeiro, os da ilha de Santa Helena, que julgo que é a espécie que se instalou pelo menos por aqui e a que apqrece na foto, e eles criam todo o ano dependendo do alimento que lhes era fornecido e não tanto da temperatura. Desde que tivessem acesso a alimento vivo criavam.
Abraço
João
João Ferreira
João Ferreira

Número de Mensagens : 802
Idade : 52
Local : Vila Real
Data de inscrição : 21/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de lacre a fazer o ninho Empty Re: Bico de lacre a fazer o ninho

Mensagem por scirpaceus Seg Out 04, 2010 8:43 am

Está disponivel na Revista AIRO volume 12 de 2002, editada pela SPEA, um artigo com o título "Biometrias e período de nidificação do Bico-de-lacre Estrilda astrild em Portugal. P.Q. Tenreiro & J.M.S. Petronilho"

Abraço
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de lacre a fazer o ninho Empty Re: Bico de lacre a fazer o ninho

Mensagem por Josés Seg Out 04, 2010 3:26 pm

João Ferreira escreveu:Boas!
Os meus pais tinham bicos de lacre em cativeiro, os da ilha de Santa Helena, que julgo que é a espécie que se instalou pelo menos por aqui e a que apqrece na foto, e eles criam todo o ano dependendo do alimento que lhes era fornecido e não tanto da temperatura. Desde que tivessem acesso a alimento vivo criavam.
Abraço
João

Olá João,
Eu também tenho os bicos lacre de Santa Helena mais conhecidos por Estrilda astrild em cativeiro, e tal como em estado selvagem só entre fins de Julho e Setembro é que criam mesmo com alimento vivo(tenébrio) durante o ano, na semana passada mais um ninho foi feito num cedro em relação aos que estão em liberdade, e em cativeiro foram feitos dois.
A questão que se prende com a criação deles é o porquê de ser tão tarde,mais uma vez vão criar os filhos no fim de Outubro e inicio de Novembro,num período que já muitas aves estão a terminar a muda.

Abraço
Ivo
Josés
Josés

Número de Mensagens : 79
Idade : 40
Local : Moita
Data de inscrição : 08/03/2010

http://exotikbirds.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de lacre a fazer o ninho Empty Re: Bico de lacre a fazer o ninho

Mensagem por Josés Seg Out 04, 2010 3:30 pm

scirpaceus escreveu:Está disponivel na Revista AIRO volume 12 de 2002, editada pela SPEA, um artigo com o título "Biometrias e período de nidificação do Bico-de-lacre Estrilda astrild em Portugal. P.Q. Tenreiro & J.M.S. Petronilho"

Abraço

Olá Scirpaceus,

Pode-me dizer como posso obter a informação desse artigo?

Abraço
Ivo
Josés
Josés

Número de Mensagens : 79
Idade : 40
Local : Moita
Data de inscrição : 08/03/2010

http://exotikbirds.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de lacre a fazer o ninho Empty Re: Bico de lacre a fazer o ninho

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 06, 2010 4:06 am

Já agora aqui fica mais uma informação: de acordo com o guia Aves Exóticas que Nidificam em Portugal Continental, de Rafael Matias, os bicos-de-lacre têm em Portugal dois períodos de nidificação distintos: um de Fevereiro a Julho e outro de Setembro a Novembro, estendendo-se ao início de Dezembro.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de lacre a fazer o ninho Empty Re: Bico de lacre a fazer o ninho

Mensagem por onorio Qua Out 06, 2010 4:38 am

Bico de lacre a fazer o ninho 27110492

Este tambem andava a fazer a "caminha" Smile

onorio

Número de Mensagens : 128
Data de inscrição : 23/08/2010

http://www.flickr.com/photos/xonoriox

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de lacre a fazer o ninho Empty Re: Bico de lacre a fazer o ninho

Mensagem por Josés Qua Out 06, 2010 1:56 pm

Gonçalo Elias escreveu:Já agora aqui fica mais uma informação: de acordo com o guia Aves Exóticas que Nidificam em Portugal Continental, de Rafael Matias, os bicos-de-lacre têm em Portugal dois períodos de nidificação distintos: um de Fevereiro a Julho e outro de Setembro a Novembro, estendendo-se ao início de Dezembro.

Olá Gonçalo,

Depois de ler o artigo da revista Airo aprendi um pouco mais, segundo o artigo entre abril e julho é período de nidificação, mas também há picos de nidificação entre setembro e novembro.

È caso para observar e debruçar-me um pouco mais sobre esta espécie para verificar na minha área quais são os períodos de nidificação.

Abraço
Josés
Josés

Número de Mensagens : 79
Idade : 40
Local : Moita
Data de inscrição : 08/03/2010

http://exotikbirds.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de lacre a fazer o ninho Empty Re: Bico de lacre a fazer o ninho

Mensagem por João Ferreira Qui Out 07, 2010 2:48 am

Boas!!
Se calhar é o que acontece também em cativeiro, talvez só o façam sobre certas condições, mesmo os selvagens. O meu pai já me confirmou que consegue que criem durante todo o ano, vou ver se ele me confirma se é nestes meses. Pois com 2 épocas tão afastadas é natural que se confunda com o ano todo.
Abraço
João
João Ferreira
João Ferreira

Número de Mensagens : 802
Idade : 52
Local : Vila Real
Data de inscrição : 21/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de lacre a fazer o ninho Empty Re: Bico de lacre a fazer o ninho

Mensagem por pedro121 Qui Out 07, 2010 4:31 am

João Ferreira escreveu:Boas!!
Se calhar é o que acontece também em cativeiro, talvez só o façam sobre certas condições, mesmo os selvagens. O meu pai já me confirmou que consegue que criem durante todo o ano, vou ver se ele me confirma se é nestes meses. Pois com 2 épocas tão afastadas é natural que se confunda com o ano todo.

Na realidade muitas das aves do hemisfério sul quando são criadas em cativeiro no hemisfério norte tem apenas uma época de criação que se estende de Setembro até Junho não parando em Dezembro-Janeiro, a razão porque os bico de lacres selvagens o fazem é provavelmente as condições climatéricas sentidas nesse período, em cativeiro onde estão abrigados das mesmas continuam provavelmente a criar durante o pino do inverno.

Na maior parte dos casos as espécies mais frequentemente criadas em cativeiro são espécies originárias de zonas secas e com pouca disponibilidade alimentar durante grande parte do ano, semi-desertos, savanas, etc. Estas espécies evoluíram para conseguirem prosperar em condições bastante duras o que as tornou mais adaptadas para o processo de domesticação do que as espécies de climas temperados, para alem disso espécies como o bico de lacre estão preparadas para começarem a criar assim que aja disponibilidade alimentar, ou seja após a época das chuvas, assim tipicamente não tem necessidade de parar de criar em cativeiro já que tem sempre comida, só param para fazer a muda, recomeçando em seguida.

É de esperar que essas espécies evoluam em Portugal para melhor se adaptarem ao clima, sendo provável que duas épocas de criação distintas seja a melhor estratégia, mas só se a taxa de sobrevivência das crias da 2ª época justificar o investimento, caso contrário a tendência natural é que o ciclo da espécie comece a aproximar-se das espécies de climas temperados, em contraste os Tecelões e Bispos que são reprodutores sazonais e não oportunisticos tem uma época de reprodução claramente definida mas que está também ela desajustada ao nosso clima, será interessante verificar se progressivamente a época de criação destas espécies começara mais cedo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de lacre a fazer o ninho Empty Re: Bico de lacre a fazer o ninho

Mensagem por onorio Ter Out 12, 2010 7:08 am

Bico de lacre a fazer o ninho 12746435

onorio

Número de Mensagens : 128
Data de inscrição : 23/08/2010

http://www.flickr.com/photos/xonoriox

Ir para o topo Ir para baixo

Bico de lacre a fazer o ninho Empty Re: Bico de lacre a fazer o ninho

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos