Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colhereiros_Sapal de Castro Marim

2 participantes

Ir para baixo

Colhereiros_Sapal de Castro Marim Empty Colhereiros_Sapal de Castro Marim

Mensagem por Margarida Cunha Dom Out 31, 2010 4:53 pm

Avistei 8 colhereiros em vôo no Sapal de Castro Marim e outras espécies que colocarei mais tarde: Pernas-longa juvenis e outros que ainda não identifiquei. Seguem uma imagem com dois colhereiros e a segunda com 8 colhereiros. Não tive tempo de contar mas pelo menos 8 são.


Colhereiros_Sapal de Castro Marim Img0389colhereiro


Colhereiros_Sapal de Castro Marim Img0400colhereiro

Uploaded with ImageShack.us

Cumprimentos,
MCunha

Margarida Cunha

Número de Mensagens : 92
Data de inscrição : 31/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Colhereiros_Sapal de Castro Marim Empty Re: Colhereiros_Sapal de Castro Marim

Mensagem por Margarida Cunha Seg Nov 01, 2010 7:42 am

Olá,

No dia 31 de Outubro entrei no sapal de Castro Marim. As pequenas vias entre as salinas estavam muito escorregadias e perigosas, mas lá me aventurei com uma amiga. Numa curva vimos o que pareciam cegonhas: Grandes. brancas e de bico muito comprido. De repente espantaram-se e apenas pude apanhá-las em vôo, conforme as imagens de ontem. Seguem hoje imagens do que penso serem o Guincho comum; o Perna-longa (juvenil? ou 1º inverno? são a mesma coisa?); o Borrelho-grande-de-coleira (também juvenil pelo bico escuro?)

Agradeço confirmação pois nunca se sabe...

Cumprimentos cordiais
MCunha

URL=https://2img.net/r/ihimizer/i/img0348gu.jpg/]Colhereiros_Sapal de Castro Marim Img0348gu[/URL]

Colhereiros_Sapal de Castro Marim Img0384plongaemvoo

Uploaded with ImageShack.us


NOTA: não consegui inserir todas as fotos, faltavam as evidências do perna-longa juvenil, mas talvez essa dele em vôo seja suficiente.





Colhereiros_Sapal de Castro Marim Img0362borrelho

Colhereiros_Sapal de Castro Marim Img0365borrelho










Margarida Cunha

Número de Mensagens : 92
Data de inscrição : 31/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Colhereiros_Sapal de Castro Marim Empty Re: Colhereiros_Sapal de Castro Marim

Mensagem por ACarvalho Seg Nov 01, 2010 10:53 am

Olá Margarida.

Antes de mais parabéns pelos registos.
Os colhereiros são uns animais belissimos.

Vou tentar responder a algumas questões:

Sobre as fotos de hoje.
1ª - Guincho-comum, em plumagem de 1º Inverno.
2ª - Perna-longa. Só com esta foto, para mim é um pouco difícil ter a certeza que é um juvenil.
(Se um juvenil, fizer a muda no Outono, passa a ter plumagem de 1º Inverno.
Se não fizer continua com a plumagem de juvenil. Nos Perna-longa, não sei como é).
3ª - Borrelho-grande-de-coleira. Pareçe-me adulto em plumagem de inverno.
(coleira muito escura, e patas laranja forte).

Reparei que algumas fotos, não estão bem focadas (o foco está para lá da ave).
É o caso da 1ª foto do Borrelho e sobretudo do Guincho, em que o foco está 1 m. ou mais longe.
Como estás a focar? Manual ou autofocus?

Cumprimentos,
Alberto

ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Colhereiros_Sapal de Castro Marim Empty Re: Colhereiros_Sapal de Castro Marim

Mensagem por Margarida Cunha Seg Nov 01, 2010 5:52 pm

Olá Alberto,

Muito obrigada pelas observações, especialmente as falhas, a focagem. Tenho sempre este problema que pode ser meu ou deficiência do equipamento, que não é famoso (Canon 450D e 100-300 mm). Desta vez usei o saco na janela do carro para estabilizar (seria impossível sair do carro para colocar o tripé, o lodo não permitiria). De qualquer modo, à distância a que são feitas as fotografias, tenho sempre de as ampliar (crop) e então é que se nota a deficiência da focagem. Estou a tentar perceber porque dizes que a focagem está deslocada da ave (para lá dela c. de 1m): ainda achas isso, depois de explicar que as ampliei? Fui verificar a máquina: usei o modo de medição ponderada com predominância do centro.

Quanto às plumagens, é para continuar a análise e "integrar" as coisas que dizes. Vou colocar outras fotografias do Perna-longa, para ver se confirmas a ideia de se tratar de juvenis.

Cumprimentos cordiais
MCunha

URL=https://2img.net/r/ihimizer/i/img0390plongajuv.jpg/]Colhereiros_Sapal de Castro Marim Img0390plongajuv[/URL]


Colhereiros_Sapal de Castro Marim Img0392plongajuv


[IMG]http://img87

[URL=https://2img.net/r/ihimizer/i/img0398plongajuv.jpg/]Colhereiros_Sapal de Castro Marim Img0398plongajuv


Colhereiros_Sapal de Castro Marim Img0394plongaemvoo

Uploaded with ImageShack.us



Margarida Cunha

Número de Mensagens : 92
Data de inscrição : 31/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Colhereiros_Sapal de Castro Marim Empty Re: Colhereiros_Sapal de Castro Marim

Mensagem por ACarvalho Ter Nov 02, 2010 2:32 pm

Olá, Margarida.

Pareçe uma fêmea.
Deve ser das fotos, mas até pereçem individuos distintos (numa foto tem asas pretas,
na outra castanhas).


Margarida Cunha escreveu: ... usei o modo de medição ponderada com predominância do centro.

Isso é modo de medição (luz), não é focagem, como eu tinha perguntado.

Por favor, antes de enviares/preparares as imagens, faz uma redução para 800 pixels de largura (que já ocupa toda a largura da página).
Assim reduzes o peso da cada imagem, e já podes inserir mais imagens de uma vez.

Pessoalmente, não concordo em juntar muitas imagens de uma vez (devido ao peso e ao tamanho enorme das páginas).


Cumprimentos,
Alberto

ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Colhereiros_Sapal de Castro Marim Empty Re: Colhereiros_Sapal de Castro Marim

Mensagem por Margarida Cunha Ter Nov 02, 2010 4:04 pm

OLá Alberto,

Obrigada mais uma vez pelos conselhos preciosos que vou seguir à risca!! Very Happy Podem ser v. indivíduos, mas todos tinham as cores em volta dos olhos esbatidas (quase esborratadas) e o preto da cabeça mal definido, levando-me a pensar tratar-se de juvenis... Mas achas que são fêmeas, ok, vou reter. Uso quese sempre o autofocos, o manual apenas quando há obstáculos: acho que a máquina não ajuda; ou será questão de trabalhar mais esta questão, enfim, se verá se consigo melhorar a prestação... Embarassed

Cumprimentos,
MCunha

Margarida Cunha

Número de Mensagens : 92
Data de inscrição : 31/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Colhereiros_Sapal de Castro Marim Empty Re: Colhereiros_Sapal de Castro Marim

Mensagem por ACarvalho Ter Nov 02, 2010 5:16 pm

Para perceberes melhor, encontrei na net esta foto, com os créditos de:
photo ©Rafel Bennasar

Colhereiros_Sapal de Castro Marim 4281825849_31bef01258_m

Pareçem 2 adultos à frente. À esquerda, um macho (asas e manto pretas); à direita uma fêmea (asas e manto muito escuros,
mas não preto como o macho); atrás, um juvenil (asas e manto castanhos).

Acerca da focagem, dentro do autofocus há várias opções à escolha. No caso do Guincho, creio que usante autofocus ao ponto
central (que neste caso seria o fundo atrás da nuca do animal). Convém escolheres qual o modo que queres de autofocus,
para saberes como ela vai focar a imagem.

Cumprimentos,
Alberto

ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Colhereiros_Sapal de Castro Marim Empty Re: Colhereiros_Sapal de Castro Marim

Mensagem por Margarida Cunha Qua Nov 03, 2010 5:32 pm

No caso do Guincho, creio que usante autofocus ao ponto
central (que neste caso seria o fundo atrás da nuca do animal)


Alberto, estou algo confusa acerca da focagem, o ponto central seria o corpo do animal, não? Porque dizes que é o fundo atrás da nuca dele?

Cumprimentos,
MCunha

Margarida Cunha

Número de Mensagens : 92
Data de inscrição : 31/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Colhereiros_Sapal de Castro Marim Empty Re: Colhereiros_Sapal de Castro Marim

Mensagem por ACarvalho Qua Nov 03, 2010 6:19 pm

Margarida Cunha escreveu:No caso do Guincho, creio que usante autofocus ao ponto
central (que neste caso seria o fundo atrás da nuca do animal)


Alberto, estou algo confusa acerca da focagem, o ponto central seria o corpo do animal, não? Porque dizes que é o fundo atrás da nuca dele?

Cumprimentos,
MCunha

Autofocus ao ponto central, é uma das opções, de autofocus. Que foca o que está no centro da imagem.
Se estivesses a enquadrar o bicho, mas o ponto central da imagem, fosse atrás da nuca dele, o que a máquina focaria seria essa zona.
É o que me pareçe, na imagem.

Confirma no menú da máquina, se é essa opção que está definida.
Que a nível de autofocus é boa para a passarada. No entanto se desviares um pouco o centro, já foca fora do bicho.
Há uma opção adicional para fazer isso sem desenquadrar (podes focar o animal, depois fazer outro enquadramento,
mantendo a meio curso, o botão de disparo. Completanto o curso do botão, fazes a foto).

Explora um pouco as opções que tens na máquina.

Cumprimentos,
Alberto

ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Colhereiros_Sapal de Castro Marim Empty Re: Colhereiros_Sapal de Castro Marim

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos