Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Açores e Gavioes

3 participantes

Ir para baixo

Açores e Gavioes Empty Açores e Gavioes

Mensagem por João Dias Sex Nov 23, 2007 12:36 pm

Ola!Alguem sabe um sitio onde haja alguns destes exemplares??
E ja agora qual e o seu grau de conservaçao?



Obrigado Very Happy Very Happy Smile Smile

João Dias

Número de Mensagens : 242
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Açores e Gavioes Empty Re: Açores e Gavioes

Mensagem por Francisco Barros Ter Nov 27, 2007 4:29 pm

Boas,
Ambas as espécies têm preferencias florestais, portanto é mais fácil observá-las em zonas arborizadas, embora também se possam observar em zonas de campo mais aberto (matos, por exemplo).
Os Açores, embora menos comuns, pela sua maior envergadura passam-nos menos despercebidos (embora também bastante discretos).
Os Gaviões, enfim... são na maior parte do ano muitissimo fugazes e discretos. Aparecem do nada, desaparecem sem se perceber para onde foram, parecem sumir-se em locais onde jurávamos ter a certeza não os perder de vista, chegam a passar ao nosso lado sem que nos apercebamos, enfim... uns verdadeiros "mágicos"... ainda hoje observei um, ziguezagueando junto ao solo em grande velocidade por entre moitas... quando chamei a atenção do meu colega, o animal já se tinha "evaporado", ficando este a duvidar da minha observação...

Quanto ao estatuto de conservação, se não me falha a memória, segundo o novo livro vermelho dos vertebrados de Portugal, o Gavião está classificado como LC (pouco preocupante) e o Açor como VU (Vulnerável)...
Corrijam-me se estiver errado... mas de qualquer modo posso confirmar isso ainda esta semana.
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Açores e Gavioes Empty Re: Açores e Gavioes

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 27, 2007 4:35 pm

Francisco Barros escreveu:
Quanto ao estatuto de conservação, se não me falha a memória, segundo o novo livro vermelho dos vertebrados de Portugal, o Gavião está classificado como LC (pouco preocupante) e o Açor como VU (Vulnerável)...
Corrijam-me se estiver errado... mas de qualquer modo posso confirmar isso ainda esta semana.

Acabei de confirmar os estatutos no LV. Cool
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Açores e Gavioes Empty Re: Açores e Gavioes

Mensagem por Francisco Barros Ter Nov 27, 2007 4:44 pm

Gracias!! Wink
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Açores e Gavioes Empty Re: Açores e Gavioes

Mensagem por Francisco Barros Ter Nov 27, 2007 5:04 pm

Já agora, por curiosidade, sabiam que os Gaviões aqui na minha zona são chamados (para alem de outros nomes) de "Fura-mato"?
Isto porque, segundo os populares, este animal é observado com regularidade a entrar com grande velocidade em matos e moitas, desaparecendo no meio delas.
Já por 3 vezes tive que dar a "mão à palmatória" a este nome popular, pois 3 vezes em observações de caça desta espécie com captura de presa, fiquei sem saber do captor e da presa à frente do meu nariz... e uma das vezes foi simplesmente a captura de um melro por um gavião a cerca de 50 m de mim, numa moita com menos de 50 cm de altura... ainda hoje estou para perceber onde foi parar o gavião e o melro, pois bati todo o local a pente fino... e estava com mais 2 pessoas comigo...

O que eu costumo dizer é que a esmagadora maioria dos gaviões passam-nos despercebidos. São os "ratos" da Ordem dos Falconiformes.
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Açores e Gavioes Empty Re: Açores e Gavioes

Mensagem por João Dias Qua Nov 28, 2007 1:21 pm

LoL, obrigado pelas respostas.
u sabia que os gaioes e os açores e os gavioes sao aves de floresta densa.Eu talvez este fim-de-semana vou a leziria do tejo para ver se vejo alguma coisa de-interessante Rolling Eyes Rolling Eyes

E ja agora que passaros e que se pode la encontrar com mais frequencia?



Obrigado

João Dias

Número de Mensagens : 242
Idade : 30
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Açores e Gavioes Empty Re: Açores e Gavioes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos