Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

eBird Portugal--tópico geral

+30
Ricardo Melo
José Frade
RicBarrela
António Cláudio Heitor
cardosohelder
daniel.sobral
AméricoG
Paulfer
conspicillata
Rogerio
Flávio Oliveira
LuisMM
Manuel PL
David Rodrigues
João Tomás
pedrocardia
VozdoBerço
Luis Silva
HL
Helder Vieira
PNicolau
Araújo da Silva
patriciaeluis
Tissot
Filipe Canário
jheitor
pedro121
Gonçalo Elias
Paulo Alves
Pedro Fernandes
34 participantes

Página 17 de 32 Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18 ... 24 ... 32  Seguinte

Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por conspicillata Ter Jan 27, 2015 3:56 pm

Boa noite,

apesar de ninguém gostar que uma observação sua seja colocada em causa, ao aceitar migrar para uma plataforma que tem esse sistema, e visto que a migração é voluntária, imagino que não existam problemas.

Imagino que quem não estiver interessado em passar para este sistema faça o download das suas observações e as guarde ou coloque no sistema que preferir. O importante é que essa informação não se perca.

Abraços
Carlos

conspicillata

Número de Mensagens : 266
Idade : 48
Local : Évora
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Pedro Fernandes Qua Jan 28, 2015 1:16 am

Olá de novo,

Enquanto aguardo resposta da central, e sem ter grande conhecimento sobre o WorldBirds, creio que tal como disse o Carlos quem não quiser perder a informação que tinha no WorldBirds deve fazer o download dos dados (creio aliás que esta informação vem referida no email que enviaram ontem). Isto, claro está, no caso de não quererem migrar os dados para o eBird.

Certamente haverá mais questões sobre esta migração, e tentarei dar respostas atempadas às mesmas. Adianto que este processo já foi feito com outros portais, como no caso do servidor da Austrália, podem ler mais sobre este caso aqui.

Assim tiver resposta à questão dos hotspots, ponho-a aqui.

Boas observações,
Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 29, 2015 3:30 am

Volto a pegar na questão dos sp. e neste caso relativamente a noitibós.

Quando se tenta inserir uma observação de noitibó para os distritos de Viana do Castelo, Braga ou Viseu para o mês de Junho aparecem estas opções:

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 2jedxkk

Conforme já referi anteriormente relativamente aos Sturnus sp., creio que esta abordagem não faz muito sentido. Em minha opinião só há duas soluções lógicas:
- ou se aceita que C. ruficollis ocorre habitualmente e nesse caso a espécie deve estar normalmente listada (como se fez em Aveiro ou Setúbal) e nesse caso faz sentido incluir também a opção "sp."
- ou todos os noitibós que não sejam europaeus são considerados raridades e nesse caso a opção sp. não faz sentido; aqui a melhor solução será listar unicamente C. europaeus (como se fez em Coimbra) sem haver lugar a "sp."
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Qui Jan 29, 2015 3:36 am

Gonçalo Elias escreveu:
eBird Portugal--tópico geral - Página 17 2jedxkk

Conforme já referi anteriormente relativamente aos Sturnus sp., creio que esta abordagem não faz muito sentido. Em minha opinião só há duas soluções lógicas:
- ou se aceita que C. ruficollis ocorre habitualmente e nesse caso a espécie deve estar normalmente listada (como se fez em Aveiro ou Évora)
- ou todos os noitibós que não sejam europaeus são considerados raridades e nesse caso a opção sp. não faz sentido, neste caso listan-se unicamente C. europaeus (como se fez em Coimbra)

Concordo, diga-se que neste caso como noutros, se a opção por um taxa envolver uma espécie rara, tal deve implicar que a opção terá que ser também rara.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Luis Silva Qui Jan 29, 2015 6:52 am

Peço desculpa por me meter (até pq não insiro observaçoes no site). Mas C. ruficollis não surge para meter no distrito de Coimbra?o europaeus é de longe mais comum, mas nos últimos 3 anos tenho sempre ouvido ruficollis a cantar no distrito (alias acho que sempre até no Concelho de Coimbra) em mais que um local, por isso não é propriamente raro...

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Paulfer Qui Jan 29, 2015 7:02 am

Luis Silva escreveu:Peço desculpa por me meter (até pq não insiro observaçoes no site). Mas C. ruficollis não surge para meter no distrito de Coimbra?o europaeus é de longe mais comum, mas nos últimos 3 anos tenho sempre ouvido ruficollis a cantar no distrito (alias acho que sempre até no Concelho de Coimbra) em mais que um local, por isso não é propriamente raro...
Fixe!!
Por acaso até pensei que estava doido quando ouvi um por lá Very Happy
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Qui Jan 29, 2015 7:19 am

Luis Silva escreveu:Peço desculpa por me meter (até pq não insiro observaçoes no site). Mas C. ruficollis não surge para meter no distrito de Coimbra?o europaeus é de longe mais comum, mas nos últimos 3 anos tenho sempre ouvido ruficollis a cantar no distrito (alias acho que sempre até no Concelho de Coimbra) em mais que um local, por isso não é propriamente raro...

Pode não ser, mas os filtros estão construídos com base nos registos inseridos no sistema, enquanto não forem inseridos mais registos...

http://ebird.org/ebird/map/rennig1?bmo=&emo=&byr=&eyr=&env.minX=-8.91&env.minY=39.924&env.maxX=-7.732&env.maxY=40.52&gp=true

Portanto neste momento está inserido 1 registo em Coimbra, com base nisso eu elevei a fasquia para poder rever os futuros registos e garantir que não há erros de inserção, se começarem a aparecer mais registos, o filtro será mudado para se adequar aos registos feitos.

É importante perceber que o objectivo principal dos filtros é facilitar a revisão dos registos, uma espécie com um baixo nº de registos tem normalmente um filtro mais apertado do que uma espécie com muitos registos.

Para alem disso Coimbra sofre do mesmo mal de Leiria, a grande maioria das listas são de locais costeiros, isso faz com que o numero de registos de algumas espécies não traduza a realidade do distrito, em Leiria essa situação está a mudar, mas em Coimbra ainda não.

Deixa já o apelo que para as espécies nocturnas todos os registos são valiosos, não custa nada inserir um registos de uma observação ocasional de um noitibó ou de uma coruja a cantar, isto porque para estas espécies o nº de registos é muito baixo e a distribuição delas é mal conhecida.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 29, 2015 7:52 am

Oi Luís,

Não digo o contrário, eu nem estou a questionar se C. ruficollis deve ou não estar no distrito de Coimbra (se calhar deve estar).

Nota de qualquer forma que qualquer espécie do mundo pode ser adicionada mesmo que não apareça na lista padrão do distrito. Ou seja, a lista que aparece é uma lista simplificada, à qual podem depois ser acrescentadas outras espécies no momento da inserção.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Qui Jan 29, 2015 8:24 am

Gonçalo Elias escreveu:
Não digo o contrário, eu nem estou a questionar se C. ruficollis deve ou não estar no distrito de Coimbra (se calhar deve estar).

E está, tem é que se seleccionar "Mostrar Raridades" para aparecer. Smile Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 29, 2015 8:28 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
Não digo o contrário, eu nem estou a questionar se C. ruficollis deve ou não estar no distrito de Coimbra (se calhar deve estar).

E está, tem é que se seleccionar "Mostrar Raridades" para aparecer. Smile Smile  

Certo, eu estava a referir-me à lista padrão, como expliquei no segundo parágrafo Wink
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Qui Jan 29, 2015 8:38 am

Gonçalo Elias escreveu:
Certo, eu estava a referir-me à lista padrão, como expliquei no segundo parágrafo Wink

Certo, vou só elaborar um pouco porque muitos utilizadores não descobriram ainda, para alem das espécies apresentadas na lista padrão para o distrito à duas maneiras de ter acesso a mais espécies:

1º Activar as raridades, e vão aparecer todas as espécies que já apareceram no distrito, ou quase todas.

2º Adicionando manualmente uma espécie, é possível através do adicionar espécie (canto superior direito) adicionar basicamente qualquer espécie existente a uma lista. claro que vão aparecer como raridades e depois o revisor terá que aprovar.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Dom Fev 01, 2015 3:28 am

A propósito dos filtros e do trabalho de revisão dos registos:

http://help.ebird.org/customer/portal/articles/1055676-understanding-the-ebird-review-and-data-quality-process

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Fev 08, 2015 5:20 pm

@PeF: podes por favor confirmar se há hotspots em processo de aprovação, nomeadamente nos distritos de Beja e Faro?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Seg Fev 09, 2015 5:50 am

Gonçalo Elias escreveu:@PeF: podes por favor confirmar se há hotspots em processo de aprovação, nomeadamente nos distritos de Beja e Faro?

Deve haver, mas porque perguntas Gonçalo?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Fev 09, 2015 8:28 am

Porque alguns já estão há um mês e como não sei qual é o tempo médio de aprovação resolvi perguntar. Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Seg Fev 09, 2015 9:14 am

Gonçalo Elias escreveu:Porque alguns já estão há um mês e como não sei qual é o tempo médio de aprovação resolvi perguntar. Smile

Tempo médio de aprovação é portanto mais de um mês? Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Seg Fev 09, 2015 9:20 am

A propósito dos Hotspots, e da validação dos registos, nas ultimas semanas depois da Spea ter anunciado que ia adoptar o eBird houve um aumento do numero de utilizadores, isso traduziu-se em mais registos, tanto actuais como históricos e suponho que também em mais hotspots.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Fev 09, 2015 9:47 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Porque alguns já estão há um mês e como não sei qual é o tempo médio de aprovação resolvi perguntar. Smile

Tempo médio de aprovação é portanto mais de um mês? Very Happy Very Happy

Não sei Pedro, se calhar nem há regras definidas quanto a isso, mas gostaria de saber como é que tem sido na prática, de modo a poder ajustar as minhas expectativas Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Seg Fev 09, 2015 10:50 am

Gonçalo Elias escreveu:
Não sei Pedro, se calhar nem há regras definidas quanto a isso, mas gostaria de saber como é que tem sido na prática, de modo a poder ajustar as minhas expectativas Smile

Smile Smile, Bem, posso garantir-te que são aprovados ou não, antes da saída do próximo anuário! Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Pedro Fernandes Ter Fev 10, 2015 2:10 pm

Olá Gonçalo,

De momento as expectativas devem ser ajustadas a um nível muito baixo— os hostpots existentes estão em processo de revisão e de momento novos pontos estão suspensos. Há várias frentes de momento, e a minha disponibilidade para tratar dos hotspots não tem sido a melhor.

Um abraço,
Pedro

Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Fev 10, 2015 2:36 pm

Pedro Fernandes escreveu:Olá Gonçalo,

De momento as expectativas devem ser ajustadas a um nível muito baixo— os hostpots existentes estão em processo de revisão e de momento novos pontos estão suspensos. Há várias frentes de momento, e a minha disponibilidade para tratar dos hotspots não tem sido a melhor.

Um abraço,
Pedro


Obrigado Pedro.

É possível indicar um prazo, mesmo que seja muito alargado? Seis meses, por exemplo?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Pedro Fernandes Qua Fev 11, 2015 10:16 am

Seis meses parece-me uma boa data— espero que antes!
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Qua Fev 11, 2015 10:28 am

Pedro Fernandes escreveu:Seis meses parece-me uma boa data— espero que antes!

Very Happy Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Fev 11, 2015 10:29 am

Obrigado Pedro.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Pedro Fernandes Qua Fev 11, 2015 10:48 am

Entretanto aproveito para dar conhecimento da 18ª edição do Great (Global) Backyard Bird Count. É já este fim-de-semana, ou melhor, de 13 a 16 de Fevereiro que um pouco por todo o mundo observadores irão sair para observar aves (ou fazê-lo a partir de uma janela), reportando depois as suas observações através do eBird.

A ideia é simples— de acordo com a disponibilidade de cada um fazer pelo menos uma lista (obviamente quanto mais listas, mais informação) e contribuir para esta acção mundial que no ano passado conseguiu reunir informação sobre 4296 espécies em 135 países, num total de 144109 listas. Este ano, e dada a maior implantação do eBird em vários locais do planeta, aguardam-se resultados ainda mais expressivos— e quem sabe alcançar 50% de todas as espécies de aves do planeta (5202, de acordo com a taxonomia do eBird) em apenas um fim-de-semana.

Portanto, se quiser e puder— participe! Todas as observacões contam, desde a mais modesta lista urbana à mais exótica e façanhuda. cartaxos, priôlos, charnecos e carriças, garajaus e afins— o importante é contribuir com as suas observações. Mais informações aqui.

Boas observacões!
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 17 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 17 de 32 Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18 ... 24 ... 32  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos