Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

eBird Portugal--tópico geral

+30
Ricardo Melo
José Frade
RicBarrela
António Cláudio Heitor
cardosohelder
daniel.sobral
AméricoG
Paulfer
conspicillata
Rogerio
Flávio Oliveira
LuisMM
Manuel PL
David Rodrigues
João Tomás
pedrocardia
VozdoBerço
Luis Silva
HL
Helder Vieira
PNicolau
Araújo da Silva
patriciaeluis
Tissot
Filipe Canário
jheitor
pedro121
Gonçalo Elias
Paulo Alves
Pedro Fernandes
34 participantes

Página 30 de 32 Anterior  1 ... 16 ... 29, 30, 31, 32  Seguinte

Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Qui Set 17, 2015 5:24 am

Como podem já ter reparado, é agora possível carregar directamente fotos/videos/audio directamente no eBird, não sendo necessário recorrer a um site como o flirck para alojar as fotos
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Qui Set 17, 2015 6:12 am

pedro121 escreveu:Como podem já ter reparado, é agora possível carregar directamente fotos/videos/audio directamente no eBird, não sendo necessário recorrer a um site como o flirck para alojar as fotos

Ups, peço desculpa, está apenas em testes, eu é que como revisor já tenho acesso e não vi que não estava aberta ao utilizadores em geral.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por António Cláudio Heitor Ter Set 29, 2015 3:55 am

Bom dia a todos
Tenho uma questão: qual o prazo a partir do qual um registo inserido no e-bird deixa de aparecer nos avisos que vão para o mail? Ou seja, para que o registo venha nos avisos tem de ser inserido na plataforma no dia seguinte à data de observação?
Obrigado
António Heitor

António Cláudio Heitor

Número de Mensagens : 74
Idade : 48
Data de inscrição : 03/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Ter Set 29, 2015 6:05 am

António Cláudio Heitor escreveu:Bom dia a todos
Tenho uma questão: qual o prazo a partir do qual um registo inserido no e-bird deixa de aparecer nos avisos que vão para o mail? Ou seja, para que o registo venha nos avisos tem de ser inserido na plataforma no dia seguinte à data de observação?
Obrigado
António Heitor

Não, o aviso é enviado para os últimos 7 dias, ou seja só se o registo for inserido após 7 dias é que não é enviado o aviso.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por António Cláudio Heitor Ter Set 29, 2015 7:11 am

Obrigado Pedro
Não consigo perceber porque os meus registos nunca aparecem nos avisos.
Devo ter escolhido algures não enviar informação para o avisos-
Obrigado
Cumprimentos
António Heitor

António Cláudio Heitor

Número de Mensagens : 74
Idade : 48
Data de inscrição : 03/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Set 29, 2015 7:15 am

Aparecem sim Cláudio, mas nota que só aparecem os registos que qualifiquem como raridades tendo em conta o distrito e a época do ano.
Aqui vai um que recebi no passado dia 30 de Maio:


*** Species Summary:

Northern Lapwing (1 Lisboa)
Common Greenshank (1 Lisboa)

---------------------------------------------
Thank you for subscribing to the Portugal Rare Bird Alert.The report below shows observations of rare birds in Portugal.  View or unsubscribe to this alert at http://ebird.org/ebird/alert/summary?sid=SN36140
NOTE: all sightings are UNCONFIRMED unless indicated

Northern Lapwing (Vanellus vanellus) (1)
- Reported May 30, 2015 10:00 by Antonio Claudio Heitor
- RN Estuário do Tejo--EVOA--Lagoa Principal (acesso condicionado), Vila Franca de Xira, Lisboa
- Map: http://maps.google.com/?ie=UTF8&t=p&z=13&q=38.8472122,-8.9736411&ll=38.8472122,-8.9736411
- Checklist: http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S23704989
- Comments: "Um abibe no meio de um grupo de Tringas, possivelmente todos nebularia, mas apenas confirmados 2 como nebularia."

Common Greenshank (Tringa nebularia) (2)
- Reported May 30, 2015 10:00 by Antonio Claudio Heitor
- RN Estuário do Tejo--EVOA--Lagoa Principal (acesso condicionado), Vila Franca de Xira, Lisboa
- Map: http://maps.google.com/?ie=UTF8&t=p&z=13&q=38.8472122,-8.9736411&ll=38.8472122,-8.9736411
- Checklist: http://ebird.org/ebird/view/checklist?subID=S23704989
- Comments: "Grupo de Tringas, possivelmente todos nebularia, mas apenas confirmados 2 como nebularia."
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por António Cláudio Heitor Ter Set 29, 2015 7:22 am

Obrigado Gonçalo
Não consegui perceber o que se passa, pois de facto tenho períodos de tempo em que não recebo o aviso das raridades nem o aviso generalista com todas as observações.

Já no fim de semana passado não recebi nada e ontem coloquei duas listas de Sábado e nada apareceu.
Não sei se é um problema do gmail.
Mas obrigado na mesma.

Gonçalo já agora esta ano fazemos outra vez censo de pesqueiras?
Abraço
Cláudio

António Cláudio Heitor

Número de Mensagens : 74
Idade : 48
Data de inscrição : 03/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Set 29, 2015 7:39 am

António Cláudio Heitor escreveu:
Gonçalo já agora esta ano fazemos outra vez censo de pesqueiras?
Abraço
Cláudio

Sim, se tudo correr bem será novamente num sábado de Janeiro, talvez dia 16. Lá mais para a frente (início de Dezembro) começaremos a ver quem está disponível.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Ter Set 29, 2015 8:37 am

António Cláudio Heitor escreveu:
Já no fim de semana passado não recebi nada e ontem coloquei duas listas de Sábado e nada apareceu.
Não sei se é um problema do gmail.
Mas obrigado na mesma.

Tu não recebes os teus próprios avisos de precisa, ou seja o sistema não te avisa que apareceu uma ave que precises se fores tu próprio a inserir o registo, mas quanto a raridades recebes mesmo que sejas tu a fazê-lo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Ter Set 29, 2015 8:41 am

António Cláudio Heitor escreveu:Obrigado Pedro
Não consigo perceber porque os meus registos nunca aparecem nos avisos.
r

Mas aparece quando fazes o registo a mensagem de que essa espécie é uma raridade para esse local/altura do ano?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por António Cláudio Heitor Ter Set 29, 2015 8:44 am

pedro121 escreveu: Tu não recebes os teus próprios avisos de precisa, ou seja o sistema não te avisa que apareceu uma ave que precises se fores tu próprio a inserir o registo, mas quanto a raridades recebes mesmo que sejas tu a fazê-lo.

Ok Pedro, assim faz mais sentido.
Ou seja, pelo que posso perceber o problema é que eu não registo "raridades" Smile
Estou a brincar quanto a isso. Estranhava pois não recebia as minhas listas, mas depois podia verificar qu eslas estavam disponíveis.

Obrigado pelo esclarecimento mais uma vez

Cumprimentos
Cláudio

António Cláudio Heitor

Número de Mensagens : 74
Idade : 48
Data de inscrição : 03/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Set 29, 2015 8:49 am

pedro121 escreveu:
António Cláudio Heitor escreveu:
Já no fim de semana passado não recebi nada e ontem coloquei duas listas de Sábado e nada apareceu.
Não sei se é um problema do gmail.
Mas obrigado na mesma.

Tu não recebes os teus próprios avisos de precisa, ou seja o sistema não te avisa que apareceu uma ave que precises se fores tu próprio a inserir o registo

Isso é normal, porque a partir do momento em que inseriste essa espécie deixaste de precisar dela Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por António Cláudio Heitor Ter Set 29, 2015 4:11 pm

pedro121 escreveu:
Mas aparece quando fazes o registo a mensagem de que essa espécie é uma raridade para esse local/altura do ano?

Não tenho dado por isso. Relativamente ao número sim, por exemplo quando são grandes bandos, mas à espécie não.

Relativamente ao critério raridade já não vou dizer nada, pois já tanto está discutido e de facto não me apetece participar nessa discussão.

Contudo não deixa de ser desmotivante receber alertas de "fugas de cativeiro em jardins" a serem elencadas como raridades e mesmo exóticas e outros registos não o serem. Uma Bonelli para mim será sempre uma raridade, um maçarico-galego ou uma felosa-musica revista num dado local por outro observador no mesmo dia (ou dia seguinte) não deixa de ser uma raridade. Mas como disse é uma discussão para a qual não quero contribuir. Os critérios são o que são e não os pretendo mudar.

Obrigado a ambos pelos esclarecimentos
Cumprimentos
Cláudio

António Cláudio Heitor

Número de Mensagens : 74
Idade : 48
Data de inscrição : 03/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Ter Set 29, 2015 4:33 pm

António Cláudio Heitor escreveu:
Não tenho dado por isso. Relativamente ao número sim, por exemplo quando são grandes bandos, mas à espécie não.

Certo, sem querer prolongar o debate, (tanto mais que está tudo melhor explicado algures neste tópico) os avisos de raridade apenas são enviados quando ao preencher a lista aparece o aviso de que esta espécie é uma raridade neste local e altura.

Quanto ao problema das aves de jardim, não há nada a fazer, obviamente que não são raridades, mas para os automatismos do eBird o que conta são os "valores de referencia" e portanto espécies que não deveriam estar cá vão fazer disparar o filtro e como efeito secundário enviar o alarme, o revisor distrital depois anula o registo da exótica do dos dados públicos mas não é possível fazê-lo antes de o alerta de raridade ser enviado, eu já tentei faze-lo e não é possível, mesmo que se processe o registo imediatamente a seguir a ser inserido o alarme é sempre enviado.

Para quem tem os alarmes colocados para serem enviados de hora a hora é uma chatice, especialmente os patos do parque da paz em Almada que estão sempre a aparecer, mas não há de facto maneira de ultrapassar esta questão, qualquer fuga de cativeiro ou um pato exótico num parque que seja registado vai gerar um aviso para o revisor rever o registo e esse aviso é transmitido aos observadores que recebem os alertas.



pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Set 29, 2015 4:50 pm

pedro121 escreveu:Para quem tem os alarmes colocados para serem enviados de hora a hora é uma chatice, especialmente os patos do parque da paz em Almada que estão sempre a aparecer, mas não há de facto maneira de ultrapassar esta questão, qualquer fuga de cativeiro ou um pato exótico num parque que seja registado vai gerar um aviso para o revisor  rever o registo e esse aviso é transmitido aos observadores que recebem os alertas.

Não é possível pôr esses bichos na lista das espécies "normais" com a indicação "domestic type", como já aparece nalguns patos?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Qua Set 30, 2015 2:36 am

Gonçalo Elias escreveu:
Não é possível pôr esses bichos na lista das espécies "normais" com a indicação "domestic type", como já aparece nalguns patos?

Não, porque na realidade não são aves domesticadas, bem algumas espécies são domesticadas, mas o "tipo domestico" é usado para distinguir entre as raças domesticas da selvagem. No caso do Ganso-de-magalhães não há raça domestica, há indivíduos em cativeiro. Mas algum tipo de solução tem que ser encontrado eventualmente, também por causa das raridades de facto e das raridades circunstanciais.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 30, 2015 3:11 am

Sim, é verdade a questão das raças.

Uma outra solução seria o "Feral" como já é usado para o Columba livia / Feral Pigeon
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Qua Set 30, 2015 3:42 am

Gonçalo Elias escreveu:Sim, é verdade a questão das raças.

Uma outra solução seria o "Feral" como já é usado para o Columba livia / Feral Pigeon

Sim, mas na verdade o problema só fica resolvido com uma alteração de fundo, por exemplo uma Felosa-dos-juncos em Novembro na quinta do Lago vai fazer disparar o alarme e uma Felosa-real também, mas se ambos os registos interessam ao revisor e ambos precisam de ser vistos por ele, o da felosa-dos-juncos não interessa realmente à maioria dos observadores e muito menos aos que recebem o alerta das raridades.

Deveria ser possível separar as espécies raras devido à altura do ano ou devido à localização das que são raridades a nível nacional.

Ou seja se aparecer uma escrevedeira-amarela em Leiria eu devo poder receber o aviso, mas não faz sentido que alguém em Montalegre o receba.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 30, 2015 4:00 am

pedro121 escreveu:Deveria ser possível separar as espécies raras devido à altura do ano ou devido à localização das que são raridades a nível nacional.

Ou seja se aparecer uma escrevedeira-amarela em Leiria eu devo poder receber o aviso, mas não faz sentido que alguém em Montalegre o receba.

Para além disso eu acho que faria sentido que os filtros de raridades funcionassem a nível concelhio.

Tomando o caso do distrito de Leiria, se alguém inserir um P. aristotelis em Pombal ou em Alvaiázere, isso deveria ser tratado como uma raridade, mas actualmente não existe filtro para isso.

Ou no caso do Algarve, qualquer registo de C. rufescens fora de Castro Marim ou VRSA deveria geral um alerta...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Qua Set 30, 2015 5:09 am

Gonçalo Elias escreveu:
Para além disso eu acho que faria sentido que os filtros de raridades funcionassem a nível concelhio.

Tomando o caso do distrito de Leiria, se alguém inserir um P. aristotelis em Pombal ou em Alvaiázere, isso deveria ser tratado como uma raridade, mas actualmente não existe filtro para isso.

Ou no caso do Algarve, qualquer registo de C. rufescens fora de Castro Marim ou VRSA deveria geral um alerta...

Sim, concordo inteiramente mas tal é ainda prematuro para Portugal, basicamente pela falta de revisores e pela falta de registos, os filtros a nível de concelho são viáveis actualmente em muito poucos concelhos mesmo por causa da falta de listas representativas.

Pegando no exemplo da Galheta, a lógica diz-me que é uma raridade em Pombal, mas eu não tenho dados concretos que me permitam afirmar isso porque não tenho listas em nº suficiente para Pombal.

Por isso sim, idealmente os filtros devem ser feitos para áreas mais pequenas, como o concelho ou grupos de concelhos, mas neste momento tal não é ainda viável pela falta de revisores, e pela falta de registos e porque não disse-lo por alguma falta de vontade, eu pessoalmente não estou ainda numa de partir Leiria e fazer um novo conjunto de filtros.

Há muitas áreas a melhorar, a questão é que a equipa de desenvolvimento do eBird é curta e estabelece prioridades, e as coisas as vezes demoram o seu tempo.




pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 30, 2015 6:12 am

Certo, concordo que neste momento os recursos humanos são escassos.

Mas isso não deve impedir que vamos trocando ideias sobre aquilo que poderá vir a ser feito para optimizar o sistema Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por pedro121 Qua Set 30, 2015 6:21 am

Gonçalo Elias escreveu:

Mas isso não deve impedir que vamos trocando ideias sobre aquilo que poderá vir a ser feito para optimizar o sistema Very Happy

Obviamente, e existem uma serie de situações a ir resolvendo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por António Cláudio Heitor Qua Set 30, 2015 9:51 am

Caro Pedro e Gonçalo

Eu percebo tudo isso, a falta de tempo, de listas e dinheiro para melhorar, o que não percebo é porque uns registos aparecem listados e outros não.

Pelo que percebo então os seguintes registos não são considerados raros (todos no Sábado passado)

Felosa-musical - Phylloscopus trochilus no EVOA
Chasco-cinzento - Oenanthe oenanthe no EVOA
Águia-perdigueira - Aquila fasciata no EVOA
Maçarico-galego - Numenius phaeopus na Barroca d'Alva

Se percebo bem estes registos, no local e data respectivos, são todos comuns. É essa a conclusão que tiro. Já uma exótica em Lisboa (mesmo que já cá esteja desde o tempo da outra senhora) é uma raridade, já para não falar das fugas de cativeiro em jardins públicos.

É de facto um pouco desmotivante e acaba por ser uma das razões pela qual cada vez menos me apetece preencher as listas no e-bird.

Bem, mas agradeço uma vez mais as vossas explicações.

Abraço
Cláudio

António Cláudio Heitor

Número de Mensagens : 74
Idade : 48
Data de inscrição : 03/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Set 30, 2015 10:09 am

Olá Cláudio,

Eu vou tentar explicar: Oenanthe oenanthe é uma espécie comum, possivelmente abundante, no distrito de Lisboa durante esta época do ano (grosseiramente, desde meados de Agosto a princípios de Novembro). Quem for dar uma volta pela lezíria durante esta semana vê facilmente 20 indivíduos ou mais sem grande esforço. A espécie é frequente, é "normal" esperar encontrá-la. Neste sentido, não faz sentido gerar qualquer alerta por causa de uma ave cuja ocorrência é esperada.

No entanto, se alguém observar a espécie em Janeiro, aí é mais "alto e pára o baile", porque em Janeiro esses bichos estão em África. Não é normal nem expectável haver uma observação dessa espécie em Janeiro e por isso gera-se um alerta que permita sinalizar essa ocorrência - essa sinalização interessa quer ao coordenador distrital, quer aos observadores interessados em registos que sejam invulgares a nível nacional.

Para as outras espécies que apresentas (bonelli, trochilus, maçarico), o raciocínio é semelhante, só as datas e as quantidades variam.

Quanto a uma exótica em Lisboa: o tratamento depende das espécies. um registo de bico-de-lacre não gera qualquer alerta, porque a espécie é comum na região durante todo o ano e por isso os registos não são "interessantes", por assim dizer, contudo se alguém vir um papagaio exótico que não ocorra habitualmente no distrito isso vai gerar um alerta, porque é uma situação que merece mais atenção, seja para saber se é uma nova espécie a colonizar, seja para confirmar se a identificação foi bem feita.

Espero ter ajudado.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por António Cláudio Heitor Qua Set 30, 2015 10:33 am

Percebo a vossa explicação, mas então sou deve ser o gmail que me baralha os alertas, pois passei os últimas semanas a ler avisos de oenenthe e trochilus em tudo quanto é sítio.

A única explicação deve ser essa e o gmail está a agrupar mensagens do ebird, entre registos e raridades.

As exóticas já nem comento.

Continuo a achar o mesmo ... como vocês sabem, e melhor do que eu pois já o fazem à mais tempo, quando fazemos as coisas por carolice sabem bem quando conseguimos ver alguma coisa de jeito.

Como vos digo, qualquer dia vou para o ZOO fazer listas. Smile

Conto com vocês para fazer pressão para melhorar o ebird.

Abraço
Cláudio

António Cláudio Heitor

Número de Mensagens : 74
Idade : 48
Data de inscrição : 03/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

eBird Portugal--tópico geral - Página 30 Empty Re: eBird Portugal--tópico geral

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 30 de 32 Anterior  1 ... 16 ... 29, 30, 31, 32  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos