Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

D. minor e H. rustica

3 participantes

Ir para baixo

D. minor e H. rustica Empty D. minor e H. rustica

Mensagem por neves Qua Jan 30, 2008 4:52 pm

boa noite
Na minha 1.º participação no forum escrevi sobre o D. minor,bastante raro aqui na zona,no domingo de manhã voltei a observar o "bicho" agora durante muito mais tempo,é uma fêmea já que não tem a coroa vemelha.possivelmente se encontrar um macho ainda vamos ser visinhos.
já agora quero partilhar com o pessoal do forum a 1.º observação do ano de andorinhas na minha aldeia,pelos vistos já tardia,uma H.rustica,embora em menor numero que a D.urbica normalmente chega mais cedo. já que estou a escrever sobre andorinhas,tambem aqui proximo (em ota junto á antiga lixeira)existe uma colonia de Ripara ripara mas ainda sem observação este ano,quanto á H.daurica aqui na zona nem "sombras"

um abraço
Jaime neves

neves

Número de Mensagens : 23
Idade : 57
Local : serra de ota e montejunto
Data de inscrição : 24/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

D. minor e H. rustica Empty Re: D. minor e H. rustica

Mensagem por Henk Feith Qui Jan 31, 2008 9:51 am

Caro Jaime,

Obrigado pelas informações. Posso afirmar que os registos de Hirunda rustica a norte do rio Tejo são claramente raros em Janeiro (temos 4 até agora no projecto Chegadas, contra os 50 a sul do rio...).

Sempre que tiver registos de aves migradores, agradeço o envio para chegadas@sapo.pt.

Um grande abraço e boas observações.

Henk Feith

Henk Feith

Número de Mensagens : 484
Data de inscrição : 19/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

D. minor e H. rustica Empty Re: D. minor e H. rustica

Mensagem por Henk Feith Qui Jan 31, 2008 9:53 am

Agora já, pode me indicar o concelho e o local da observação?

Um abraço,

Henk

Henk Feith

Número de Mensagens : 484
Data de inscrição : 19/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

D. minor e H. rustica Empty hirundo rustica

Mensagem por neves Qui Jan 31, 2008 2:56 pm

Henk Feith escreveu:Agora já, pode me indicar o concelho e o local da observação?

Um abraço,

Henk

Caro henk,o local exacto da observação de Hirundo rustica é:Bairro-Freguesia de abrigada,Concelho de Alenquer(proximo da serra do montejunto)dia da oservação-28-01-08

um abraço

Jaime Neves

neves

Número de Mensagens : 23
Idade : 57
Local : serra de ota e montejunto
Data de inscrição : 24/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

D. minor e H. rustica Empty Re: D. minor e H. rustica

Mensagem por Francisco Barros Qui Jan 31, 2008 4:18 pm

Olá Henk, Wink
Já agora, passo-te esta informação que escrevi noutro tópico. Embora eu não ache relevante por aí alem (porque em anos anteriores as observei muito mais cedo e mais a norte), creio que toda a informação é válida para o projecto em causa.
Francisco Barros escreveu:Bom... observei ontem (07-01-2008) os primeiros 2 indivíduos de Hirundo rustica perto do Carregado, quando ia na A1 a caminho de Lisboa (Monsanto) com um Buteo ferido.
Não deu para grandes observações e não sei se vinham mais indivíduos. A única coisa que deu para perceber foi mesmo que se dirigiam para norte, paralelas à A1.
Neste momento e este ano, é a minha 1ª observação de estivais... que está muito aquem de anos anteriores...

Posso adiantar que o local da observação foi pouco a sul do Carregado (não sei precisar), mas afirmo com certeza que a freguesia é Carregado e o concelho Alenquer.
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

D. minor e H. rustica Empty Re: D. minor e H. rustica

Mensagem por Henk Feith Sex Fev 01, 2008 7:03 am

Caro Francisco,

Obrigado pela atenção. Já tinha "topado" a tua observação no tópico e já consta na base de dados. Foi um dos 4 registos a norte do Tejo Surprised

Um grande abraço e boas trabalho lá para o "Far Oeste".

Henk

Henk Feith

Número de Mensagens : 484
Data de inscrição : 19/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

D. minor e H. rustica Empty Re: D. minor e H. rustica

Mensagem por Francisco Barros Sáb Fev 02, 2008 2:31 pm

Henk,
Já agora regista esta observação de Hirundo rustica aqui no "burgo": os dois primeiros indivíduos que este ano abservo a sobrevoar a minha casa.
Local: S. Salvador
Freguesia: Cercal
Concelho: Cadaval
Data: 02.02.08

Obs: Durante praticamente todo o dia foram observadas com assiduidade. É provável que não se desloquem muito mais para norte...

PS: Ao contrário de outras opiniões, tenho notado uma chegada tardia desta espécie (pelo menos nesta zona) nos últimos anos, já que em alguns anos da década de 90 e início de 2000, cheguei a observá-la no final de Dezembro e início de Fevereiro.
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

D. minor e H. rustica Empty Re: D. minor e H. rustica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos