Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda

3 participantes

Ir para baixo

Ajuda Empty Ajuda

Mensagem por utilizador1115 Seg Ago 15, 2011 1:54 am

Boa noite

Sexta à tarde ouvi um estrondo numa parede e quando fui ver o que tinha acontecido, tratava-se de uma andorinha que fora contra a parede :S

A andorinha não conseguia voar, apesar de conseguir bater as asas. Apanhei-a sem dificuldade, dei-lhe água e moscas, mosquitos, moscardos e até uma varejeira. (depois de a ter apanhado fui à wikipédia ver o que comia) ela comeu super bem, dei-lhe tantas moscas quanto consegui apanhar: Nessa tarde dei-lhe 6 insectos, sábado de manhã dei-lhe umas 5 e ao final de tarde dei-lhe umas 8, hoje dei-lhe de manhã umas 7, mas vim para Lisboa à tarde... e não encontro moscas com tanta facilidade aqui... tentei dar-lhe papa de gema de ovo e até bloodworms (umas minhocas que dou aos meus peixes de vez em quando) mas sem sucesso... o bicho n abre o bico. E até era um encanto vê-lo comer as moscas, até saltava para as apanhar mais depressa.

Eu não faço ideia se é adulta ou muito jovem... dei-lhe as moscas inteiras e ela arregalou-se, e tentei seguir as horas das refeições das outras andorinhas, que vi caçarem insectos no ar de manhã e ao fim de tarde... mas não sei se estou a dar uma quantidade suficiente de comida...

Ajuda S4z0jt

Ela não foge, não a tenho em nenhuma jaula nem coisa do género, nem quero ficar com ela em "cativeiro", estou apenas a ajudá-la e tenciono devolvê-la à natureza assim que aprenda a voar. No entanto não sei se a devo soltar em Lisboa ou na Covilhã (onde a encontrei). Ela é meiguinha e odeia estar apoiada em sítios planos, só gosta de estar nos dedos como na foto, ou de subir pelo braço acima para ficar no ombro. Amanhã passarei por um veterinário para saber o que se passa com o bicho, se tem alguma coisa partida ou se é apenas bébé...

Mas entretanto preciso de saber com urgência onde posso comprar moscas/mosquitos ou varejeiras ou formigas de asa na área de lisboa, e gostaria também que me dissessem se a andorinha é adulta ou nao. obrigada Smile

utilizador1115

Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Ago 15, 2011 11:58 am

Olá,

O melhor será encaminhares a ave para um centro de recuperação, onde lhe será prestada toda a assistência necessária.

No link anexo encontras a lista dos vários centros de recuperação:
http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/84B92E90-EB2D-4DA4-93DB-9526845C5256/0/Contact_Centros_Recup_Set2009.pdf
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por PauloMFPires Seg Ago 15, 2011 8:12 pm

Com pardais "acontece-me" com frequência, mas tal como disse num tópico que abri ( https://aves.forumeiros.com/t5125-insolito-com-andorinha-das-chamines ), optei por deixar a dita com os adultos que ali a estavam a ajudar. No teu caso já é impossivel fazer isso, o ideal será mesmo um centro de recuperação.

Por acaso ainda ninguém opinou, mas o ideal é sempre deixar junto do local, pois os adultos alimentam-na no chão. Desde Julho até agora já encontrei 3 pardais-comuns, juvenis só atrás do prédio da empresa. Exceptuando um que levou uma dose agua e cereja, limito-me a tirá-los de um gradeamento onde andam lá às voltas meio perdidos. Depois a "natureza faz o resto". Já vi uma dezena de adultos de volta do juvenil pouco depois.


PauloMFPires

Número de Mensagens : 79
Idade : 46
Local : Pombal
Data de inscrição : 04/07/2011

http://pmfpires@hotmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos