Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Águias pesqueiras de Alqueva partem rumo ao sul

Ir para baixo

Águias pesqueiras de Alqueva partem rumo ao sul Empty Águias pesqueiras de Alqueva partem rumo ao sul

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 12, 2011 7:00 pm

Águias pesqueiras de Alqueva partem rumo ao sul
Data: 11 de Outubro de 2011
Fonte: expresso.pt

Chegaram, cresceram e partiram. As 10 águias pesqueiras trazidas da Finlândia e Suécia para Portugal, em julho, com apenas algumas semanas de vida, já deixaram a região do Alqueva. Seguem agora o ciclo migratório desta espécie que tende a procurar as terras quentes da África Ocidental para passar o inverno.

Fica assim concluída a 1ª etapa do projeto de reintrodução da águia pesqueira em Portugal, liderado pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO), da Universidade do Porto, com o apoio da EDP.

A águia pesqueira deixou de nidificar em Portugal há cerca de uma década. Nos próximos quatro anos, esta operação será repetida até que algumas das águias criadas no Alqueva regressem à região, reconhecendo-a como o seu território natural para se reproduzirem.

Com o desaparecimento dos últimos indivíduos reprodutores (2002), já não se pode esperar que a população portuguesa de águia-pesqueira recupere naturalmente. Apesar disso, Portugal mantém condições de habitat muito favoráveis para a espécie, incluindo não só a costa rochosa que constituiu o seu último reduto, como também algumas zonas húmidas estuarinas e albufeiras de barragens.

A recuperação da águia-pesqueira nestas áreas é possível, mas tem que passar pela recolha de indivíduos em populações dadoras, onde a espécie não corre risco de extinção, e a sua posterior transferência e libertação para locais favoráveis. Com isto, é possível assegurar a criação de um núcleo reprodutor inicial, a partir do qual se pode promover a recolonização progressiva das áreas históricas de ocorrência da espécie.

O processo implica a transferência de juvenis de forma a habituarem-se mais facilmente ao local de libertação. As transferências são efectuadas de países onde existem grandes populações de águia-pesqueira, estáveis ou em crescimento.

Com esta iniciativa pretende-se demonstrar que é muitas vezes possível reverter perdas da biodiversidade desde que sejam adoptadas ações adequadas de conservação, promovendo a compatibilização das atividades humanas com a persistência de espécies sensíveis e ameaçadas.

O projeto conta com a colaboração institucional do ICNB, e está ser desenvolvido em parceria com a SAIP, a TAP e a EDIA. A nível internacional, o projeto envolve investigadores dos países dadores das aves, a Finlândia e a Suécia, e tem a estreita colaboração de parceiros espanhóis, onde um projeto similar tem vindo a ser desenvolvido com elevado sucesso desde 2003.

Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/aguias-pesqueiras-de-alqueva-partem-rumo-ao-sul=f679481#ixzz1acS5kGBI
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25583
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos