Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Benavente declarou guerra aos pombos e já capturou 500 aves

Ir para baixo

Benavente declarou guerra aos pombos e já capturou 500 aves  Empty Benavente declarou guerra aos pombos e já capturou 500 aves

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Nov 04, 2011 12:36 pm

Benavente declarou guerra aos pombos e já capturou 500 aves
Data: 4 de Novembro de 2011
Fonte: omirante.pt

O concelho de Benavente está a ser assolado por uma praga de pombos que se instalam nos telhados dos prédios. A Praça da República, a Rua da Quinta Nova e Urbanização da Ribasor são apenas três das zonas que acolhem centenas de aves que entopem algerozes e há vários casos registados de infiltrações em habitações. A Câmara de Benavente contratou uma empresa para capturar os pombos e foram instaladas várias gaiolas que nos últimos quatro meses já apanharam perto de 500 aves. Estas acabam por ser mortas. As que apresentam sintomas de doença são incineradas e as restantes servem para alimentar aves de rapina que vivem em cativeiro.

Os moradores estão cansados de partilhar o espaço com estas aves que além de provocarem prejuízos nas habitações são fonte de transmissão de uma série de doenças, representando um risco para a saúde pública. Embora Benavente esteja rodeado de campos agrícolas, é nos prédios que os pombos encontram refúgio, criando ali os seus ninhos. Há 36 anos a morar no bairro Ribasor, Domingos David sobe todos os anos ao telhado do seu prédio para retirar centenas de quilos de dejectos, penas e pombos mortos. Neste bairro, os cantos dos telhados dos prédios são adequados à nidificação dos pombos. O grande problema é que não há nenhum predador nas grandes cidades para este animal e sua reprodução é rápida.

Os próprios telhados de madeira dos prédios já dão sinais de visível apodrecimento. O problema agrava-se quando chega o mau tempo e a água arrasta todos os detritos destes animais que entopem as caleiras e algerozes dos prédios, provocando infiltrações dentro das casas.


* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=48192&idSeccao=479&Action=noticia
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos