Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Registos Atlas das Aves Invernantes e Migradoras

5 participantes

Ir para baixo

Registos Atlas das Aves Invernantes e Migradoras Empty Registos Atlas das Aves Invernantes e Migradoras

Mensagem por conspicillata Sex Nov 11, 2011 5:13 am

Olá a todos,

como sabem estão a decorrer trabalhos de campo para a realização de um atlas nacional em duas épocas fenológicas distintas (Inverno e Migração).

Durante o período de migração (1 de Agosto - 15 de Outubro) reparei que existiram muitos registos colocados aqui no fórum (fotografias, dúvidas, observações avulsas, ...) , alguns resultantes de trabalhos no âmbito do atlas mas muitas observações adicionais. Essas observações são muito importantes pois podem permitir adicionar informação às visitas sistemáticas o que, para as espécies menos frequentes ou de baixa detectabilidade, é fundamental.

Neste sentido vinha apelar a que colocassem as observações de espécies migradoras no site http://www.worldbirds.org/v3/portugal.php contribuindo assim para a compilação de informação para o atlas.

Aproveito para lembrar que a 15 de Novembro começa a primeira época de Invernada!

Abraços
Carlos

conspicillata

Número de Mensagens : 266
Idade : 48
Local : Évora
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Registos Atlas das Aves Invernantes e Migradoras Empty Re: Registos Atlas das Aves Invernantes e Migradoras

Mensagem por pedro121 Sex Nov 11, 2011 5:23 am

conspicillata escreveu:

Neste sentido vinha apelar a que colocassem as observações de espécies migradoras no site http://www.worldbirds.org/v3/portugal.php contribuindo assim para a compilação de informação para o atlas.

Eu bem que gostava no entanto e apesar de já ter enviado o pedido para poder adicionar dados aos censos formais ainda não me foi autorizado....... Sad
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registos Atlas das Aves Invernantes e Migradoras Empty Re: Registos Atlas das Aves Invernantes e Migradoras

Mensagem por Carlos Pacheco Sex Nov 11, 2011 5:39 am

E eu ainda não tenho muito bem esclarecido para que é que servem estes dados do "limbo" entre a época de migração e a de invernada. A meu ver para nada no que respeita ao Atlas...
É algo que como coordenador Regional espero vir a ter esclarecido
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Registos Atlas das Aves Invernantes e Migradoras Empty Re: Registos Atlas das Aves Invernantes e Migradoras

Mensagem por João Ferreira Sex Nov 11, 2011 5:57 am

Pois eu inscrevi-me, no dia 4 de Setembro, como voluntario para fazer uma ou duas quadriculas aqui na zona para o Atlas, e até hoje, ainda espero para ser contactado. Mas de qualquer forma vou tentar registar as minhas observações. Mesmo que pouca, devem ser úteis. Já me inscrevi no site, mas ainda não explorei nem coloquei registo, por preguiça confesso Embarassed .
Abraço
João
João Ferreira
João Ferreira

Número de Mensagens : 802
Idade : 52
Local : Vila Real
Data de inscrição : 21/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Registos Atlas das Aves Invernantes e Migradoras Empty Re: Registos Atlas das Aves Invernantes e Migradoras

Mensagem por Helder Vieira Sex Nov 11, 2011 6:41 am

João Ferreira escreveu:Pois eu inscrevi-me, no dia 4 de Setembro, como voluntario para fazer uma ou duas quadriculas aqui na zona para o Atlas, e até hoje, ainda espero para ser contactado.

X2.... recebi um mail há mais de 1 mês onde esclarecia que "brevemente seria contactado". Já sei que eu poderia ter feito alguma coisa mais, nomeadamente ler os PDFs que a SPEA disponibilizou a explicar do procedimento, e ainda não o fiz Embarassed Embarassed , tentar contactar o coordenador, etc.
Eu cheguei a participar no "atlas de nidificantes..." mas já foi há muito tempo e não me lembro bem de alguns pormenores, que imagino sejam semelhantes/iguais.
Este processo desiludiu-me um pouco quando logo no início recebi um convite para uma "formação" a decorrer em Coimbra, numa 2ª feira...

No entanto há que esclarecer que todos as observações que faço estão registadas, data, local, hora...
e serão, de uma forma ou de outra, disponibilizadas.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Registos Atlas das Aves Invernantes e Migradoras Empty Re: Registos Atlas das Aves Invernantes e Migradoras

Mensagem por conspicillata Sex Nov 11, 2011 6:43 am

Olá,

vou tentar dar a minha opinião aos vossos posts:

Pedro Ramalho: desde que estejas registado no portugalaves podes colocar qualquer registo adicional em qualquer quadrícula de Portugal. Basta para isso introduzir uma nova visita e no local colocar o código da quadrícula 10x10. Para informação das quadrículas a SPEA tem para download um ficheiro GoogleEarth com a grelha 10x10 e 2x2 para todo o país.

Carlos: percebo a tua dúvida, e julgo que isso será esclarecido brevemente, mas é algo da competência da CC do Atlas e sobre o qual não vou emitir opinião neste contexto

João Ferreira: obrigado pela informação e pelo interesse em participar. Todas as observações são úteis!

Abraços
Carlos

conspicillata

Número de Mensagens : 266
Idade : 48
Local : Évora
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Registos Atlas das Aves Invernantes e Migradoras Empty Re: Registos Atlas das Aves Invernantes e Migradoras

Mensagem por pedro121 Sex Nov 11, 2011 7:07 am

conspicillata escreveu:
Pedro Ramalho: desde que estejas registado no portugalaves podes colocar qualquer registo adicional em qualquer quadrícula de Portugal. Basta para isso introduzir uma nova visita e no local colocar o código da quadrícula 10x10. Para informação das quadrículas a SPEA tem para download um ficheiro GoogleEarth com a grelha 10x10 e 2x2 para todo o país.

Pois, no entanto eu não me estava a referir aos registos adicionais, mas sim á introdução dos dados formais das quadriculas que me estão atribuidas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Registos Atlas das Aves Invernantes e Migradoras Empty Re: Registos Atlas das Aves Invernantes e Migradoras

Mensagem por Carlos Pacheco Sex Nov 11, 2011 7:31 am

Carlos: percebo a tua dúvida, e julgo que isso será esclarecido brevemente, mas é algo da competência da CC do Atlas e sobre o qual não vou emitir opinião neste contexto

Sim eu compreendo. O que me custa a entender é como é que agora, com o trabalho em curso, é que se anda a discutir este tipo de coisas. Na minha modesta opinião isto é trabalho para se fazer antecipadamente.
Dando outro exemplo de uma situação que já foi levantada há imenso tempo e que continua dúbia, é relativa às quadrículas marginais. São ou não são representadas no atlas? Não terão visita sistemática por um lado, e por outro não foram anexadas nas quadrículas contíguas, à semelhança do que se fez com no Altas das nidificantes. O que lhes vai acontecer? Recomenda-se aos observadores que as visitem ou ficam de fora? São questões que deveriam ter sido antecipadas. Bem é melhor nem me alongar mais sbre este tema.
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Registos Atlas das Aves Invernantes e Migradoras Empty Re: Registos Atlas das Aves Invernantes e Migradoras

Mensagem por conspicillata Sáb Nov 12, 2011 5:34 am

Boas,

queria apenas relembrar que o post inicial era para solicitar o envio de registos que seguramente ajudam a uma melhor percepção da realidade.

abraços e boas observações
Carlos

conspicillata

Número de Mensagens : 266
Idade : 48
Local : Évora
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Registos Atlas das Aves Invernantes e Migradoras Empty Re: Registos Atlas das Aves Invernantes e Migradoras

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos