Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça ás canoras em Catalunha

+2
Gonçalo Elias
Ricardo Bastos
6 participantes

Ir para baixo

Caça ás canoras em Catalunha Empty Caça ás canoras em Catalunha

Mensagem por Ricardo Bastos Qua Dez 07, 2011 2:45 pm

http://www.jn.pt/blogs/osbichos/archive/2011/11/30/parlamento-catal-227-o-autoriza-ca-231-a-de-60-mil-aves-canoras.aspx

O que pensam desta medida?

Ricardo Bastos

Número de Mensagens : 221
Idade : 28
Local : Aveiro, Águeda
Data de inscrição : 13/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Caça ás canoras em Catalunha Empty Re: Caça ás canoras em Catalunha

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 07, 2011 4:01 pm

Sendo as espécies em causa protegidas pela Convenção de Berna, a qual julgo que a Espanha também subscreveu, parece-me que o parlamento catalão não tem legitimidade (competência) para autorizar captura destas aves.

Mas poderá haver aqui algum aspecto legislativo que lhe confira autonomia nessa matéria... (?)
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Caça ás canoras em Catalunha Empty Re: Caça ás canoras em Catalunha

Mensagem por Carlos Pacheco Sex Dez 09, 2011 4:01 am

Atenção Gonçalo, que se trata de captura de aves para gaiola, por passarinheiros e aqui podem haver excepções. Creio que aqui em Portugal já se passaram autorizações deste tipo, por exemplo, no ano em que decorreu cá a exposição mundial de aves de gaiola.
O que é difícil de entender é como é que este tipo de coisas ainda é aprovado com estes argumentos...
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Caça ás canoras em Catalunha Empty Re: Caça ás canoras em Catalunha

Mensagem por pedro121 Sex Dez 09, 2011 4:45 am

Carlos Pacheco escreveu:Creio que aqui em Portugal já se passaram autorizações deste tipo, por exemplo, no ano em que decorreu cá a exposição mundial de aves de gaiola.
O que é difícil de entender é como é que este tipo de coisas ainda é aprovado com estes argumentos...

No caso do mundial não foi autorizado a captura de aves. O que foi autorizado foi o trasporte das mesmas, mas atenção que eram aves nascidas e criadas em cativeiro, não aves capturadas.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caça ás canoras em Catalunha Empty Re: Caça ás canoras em Catalunha

Mensagem por RuiCaratao Sex Dez 09, 2011 5:02 am

Se não estou em erro havia já outras regiões de Espanha onde em certos dias do ano era permitido a captura de algumas espécies de passeriformes.
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caça ás canoras em Catalunha Empty Re: Caça ás canoras em Catalunha

Mensagem por pedro121 Sex Dez 09, 2011 5:03 am

Ricardo Bastos escreveu:http://www.jn.pt/blogs/osbichos/archive/2011/11/30/parlamento-catal-227-o-autoriza-ca-231-a-de-60-mil-aves-canoras.aspx

O que pensam desta medida?

Eu acho um absurdo e gostava de saber o que pensam as associações de criadores de aves espanhóis que não devem ter achado piada nenhuma, eu pessoalmente acho que a maneira para acabar (ou pelo menos diminuir) a captura ilegal de aves canoras é a criação em cativeiro, em Espanha são criados em cativeiro milhares de aves canoras indígenas por ano, muitas delas de mutações cromáticas raras com um valor monetário elevado, estamos a falar de pintassilgos que podem custar centenas de euros, agora imaginem investir em reprodutores , instalações e tudo o que é necessário para que as aves criem para depois um tipo la da zona arranjar uma rede e vender as aves a um decimo do preço…
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caça ás canoras em Catalunha Empty Re: Caça ás canoras em Catalunha

Mensagem por pedro121 Sex Dez 09, 2011 5:04 am

RuiCaratao escreveu:Se não estou em erro havia já outras regiões de Espanha onde em certos dias do ano era permitido a captura de algumas espécies de passeriformes.

Sim, mas não havia uma situação em que eles soltavam a maior parte das aves e não as podiam vender a terceiros?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caça ás canoras em Catalunha Empty Re: Caça ás canoras em Catalunha

Mensagem por RuiCaratao Sex Dez 09, 2011 5:15 am



Mas enquanto o preço for elevado vai haver sempre tendência para o furtivismo, se o preço caísse e as aves estivessem disponiveis no mercado, legais e a um preço convidativo, diminuia o furtivismo, mas por outro lado diminuia tambem o interesse dos criadores em as manter, ainda ontem falámos sobre outra situação semelhante, a do bico-de-lacre.

O hobbie anda sempre de mãos dadas com os lucros, e tambem não vejo grandes soluções à vista

Pedro121 escreveu:Sim, mas não havia uma situação em que eles soltavam a maior parte das aves e não as podiam vender a terceiros?

é provável Pedro, tambem já não me recordo...mas penso que até as proprias artes tinham de ser tradiocionais, e não se podia usar visgo, ou redes japonesas.
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caça ás canoras em Catalunha Empty Re: Caça ás canoras em Catalunha

Mensagem por pedro121 Sex Dez 09, 2011 5:19 am

RuiCaratao escreveu:
Mas enquanto o preço for elevado vai haver sempre tendência para o furtivismo, se o preço caísse e as aves estivessem disponiveis no mercado, legais e a um preço convidativo,.

O preço só cai se mais pessoas criarem, não criam mais porque tem a concorrencia das aves apanhadas, é uma pescadinha de rabo na boca. De qualquer modo a tendencia é para as mutações e essas tem que ser criadas em cativeiro.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caça ás canoras em Catalunha Empty Re: Caça ás canoras em Catalunha

Mensagem por RuiCaratao Sex Dez 09, 2011 5:35 am

Sim a tendência é para as mutações, e as aves apanhadas no estado selvagem nunca irão roubar os clientes dispontos a pagar dezenas de euros por um pintassilgo portador de mutação...mas é verdade, é uma pescadinha de rabo na boca!!!

Talvez maior fiscalização e coimas bem mais elevadas, diminuissem, a captura... apelar ao bom senso e mudar mentalidades do povo ibérico é capaz de levar mais tempo do que se julga Suspect
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caça ás canoras em Catalunha Empty Re: Caça ás canoras em Catalunha

Mensagem por Carlos Pacheco Seg Dez 12, 2011 8:48 am

Estive sem acesso ao fórum uns dias, por isso só agora respondo ao Pedro Ramalho. Não era só para transportar que foram passadas as autorizações. Tratava-se mesmo de capturas de aves selvagens para ficar em cativeiro.
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Caça ás canoras em Catalunha Empty Re: Caça ás canoras em Catalunha

Mensagem por pedro121 Seg Dez 12, 2011 10:15 am

Carlos Pacheco escreveu:Tratava-se mesmo de capturas de aves selvagens para ficar em cativeiro.

Shocked Shocked Shocked bem, não fazia ideia!!! Mas para que efeito? as aves no mundial só podem concorrer se anilhadas com anilha fechada e eu estive nos dois ultimos realizados em Portugal e em nenhum deles estavam fringilideos selvagens á venda dentro do recinto o que estava á venda era quase tudo mutações e anilhado. De qualquer modo estou contra e nem sabia que o ICNB podia passar lincenças para captura.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caça ás canoras em Catalunha Empty Re: Caça ás canoras em Catalunha

Mensagem por Carlos Pacheco Ter Dez 13, 2011 2:07 am

Pedro, penso que a finalidade era obter sangue novo para os criadores, mas não tenho a certeza. As licenças têm que passar obrigatoriamente pelo ICNB, dado serem espécies não cinegéticas. Foram ordens que vieram de "cima" naquele ano e não é prática regular, felizmente.
Abraço
Carlos
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Caça ás canoras em Catalunha Empty Re: Caça ás canoras em Catalunha

Mensagem por João Ferreira Ter Dez 13, 2011 2:25 am

O mesmo Parlamento que proibiu as touradas por questões de "defesa dos animais" se calhar foi só para fazer pirrassa com Madrid. Uma altura em Vila Franca de Penedés (perto de Barcelona) durante a festa dos Castelletes (isso sim impressionante) assisti a um concurso de canto de Pintassilgo silvestres. O que me foi explicado, foi que durante uns dias do ano podiam apanhar as aves, mas tinham que ser soltas , noutra altura concreta, que muito sinceramente já não me lembro qual. Já agora criar Pintassilgos em cativeiro não é coisa fácil, não é como criar Canários.
Os Catelletes

Caça ás canoras em Catalunha Index
João Ferreira
João Ferreira

Número de Mensagens : 802
Idade : 52
Local : Vila Real
Data de inscrição : 21/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Caça ás canoras em Catalunha Empty Re: Caça ás canoras em Catalunha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos