Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça

3 participantes

Ir para baixo

Caça Empty Caça

Mensagem por João Rodrigues Sex Fev 17, 2012 5:20 am

Olá colegas.

Num dos últimos sábados, andava eu todo lampeiro pelo campo pensando que estava a salvo dos caçadores, quando dei com um grupo deles, que caçavam, penso, tordos.

Fui ao site da Autoridade Florestal Nacional à procura de informação sobre dias de caça (eu pensava que só se caçava às quintas, domingos e feriados) e encontrei a seguinte página http://www.afn.min-agricultura.pt/portal/caca/cacar/dias-caca. Aí diz que em terrenos cinegéticos não ordenados e em situações de excepção, por exemplo batidas a raposa, também se pode caçar ao sábado e que, nos terrenos ordenados, pode haver caça em qualquer dia da semana, dependendo do que está definido no Plano de Ordenamento de cada Zona de Caça. Ou seja, ainda que haja mais caçadores no campo às quintas, sábados e feriados, em qualquer dia da semana é possível haver caça.

Também encontrei outra informação útil, sobre sinalização venatória, nesta página http://www.afn.min-agricultura.pt/portal/caca/cacar/sinalizacao-venatoria.

Lanço-vos um desafio: partilharem aqui as vossas experiências com a caça, enquanto observadores de aves. Atenção: o meu objectivo não é mostrar o maus que são os caçadores, é saber o que acontece, de mau e de bom. Partilhamos o mesmo espaço, pelo que devemos conhecer-nos. E há observadores de aves que começaram por ser caçadores (alguns simultaneamente caçadores e criadores de aves), pelo que os dois mundos se tocam de mais de uma forma.

Falando de mim: até hoje encontrei poucas vezes caçadores nas minhas saídas e, felizmente, nunca fui alvo ou presenciei uma situação chata. Só houve uma vez, há uns anos, já não me lembro quando nem onde, em que fui parar a um sítio em que parecia que havia um caçador atrás de cada arbusto! Quanto a crimes ambientais, nunca vi uma espécie não cinegética a ser alvejada. Um vez vi um grupo de caçadores num restaurante para os lados de Barrancos com uma pega-azul morta (assumo que foram eles a matá-la). No fim do almoço deixaram-na na mesa e foram embora. E ouvi uma história de um caçador que atirou a uma garça (não sei a espécie) e que nem se deu ao trabalho de a apanhar. Casos positivos, em primeira mão ou quase, não conheço nenhum. E é isto, tenho pouca experiência com a caça. O que faço, basicamente, é evitar estar no campo quando os caçadores lá estão, porque afastam as aves e porque não é seguro para mim (mais pela segunda razão do que pela primeira!).

Abraço,
João


João Rodrigues

Número de Mensagens : 29
Local : Linda-a-Velha
Data de inscrição : 07/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Caça Empty Re: Caça

Mensagem por Ricardo Bastos Sex Fev 17, 2012 9:52 am

O verão passado em Salreu, eu e um colega meu andávamos a observar aves e íamos de bicicleta até uma determinada zona. Quando demos conta estávamos rodeados de caçadores em ambas as margens aos tiros. Aquilo é que foi pedalar Laughing

Ricardo Bastos

Número de Mensagens : 221
Idade : 28
Local : Aveiro, Águeda
Data de inscrição : 13/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Caça Empty Re: Caça

Mensagem por António Beira Alta Sex Fev 17, 2012 1:49 pm

Ainda no final do ano passado ao practicar BTT levei um banho de chumbo em cima .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Caça Empty Re: Caça

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos