Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça à Raposa

+7
JDGS
Telmo Ribeiro
HL
Paulo Lemos
C. M. Elias
João Ferreira
Flávio Oliveira
11 participantes

Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Caça à Raposa

Mensagem por Flávio Oliveira Qua Fev 08, 2012 5:07 pm

Estava eu a ponderar se havia de ir para o campo amanhã (quinta-feira) por saber ser dia de caça, quando resolvi ir procurar na net o calendário venatório para confirmar.
Não só confirmei que ainda é época de caça aos tordos e aos pombos como, para minha suprema indignação, fiquei a saber que cada caçador pode pura e simplesmente abater 3 raposas por cada dia de caça. Se alguém me puder explicar qual é a lógica disto tudo é um grande favor que me faz.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Re: Caça à Raposa

Mensagem por João Ferreira Qui Fev 09, 2012 1:54 am

Supostamente as coitadas destroem tudo, mas a historia de abater só 3 é treta, pois como os caçadores não recolhem a carcaça (por aqui têm o triste habito de as pendurar nos sinais de transito) não há forma de controlar o número que cada caçador abateu. Aqui no Alvão "os mesmos" que dizem que a raposa destrói tudo e não têm predadores naturais, são "os mesmos" que não vai há muito tempo mataram e pilharam a Águia Real e o Bufo Real. Conheço casos de caçadores que se gabam de terem matada 10 numa tarde.
João Ferreira
João Ferreira

Número de Mensagens : 802
Idade : 52
Local : Vila Real
Data de inscrição : 21/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Re: Caça à Raposa

Mensagem por C. M. Elias Qui Fev 09, 2012 2:30 am

Sabem se há investigação sobre a relação entre a diminuição do número de raposas e o aumento das populações de ratos?
Há muitos anos, li um documento que referia estudos sobre a alimentação das raposas, reveladores de um consumo significativo desses pequenos roedores. Infelizmente, não estou a conseguir encontrá-lo na Web... Neutral
C. M. Elias
C. M. Elias
Admin

Número de Mensagens : 321
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Re: Caça à Raposa

Mensagem por Paulo Lemos Sex Fev 10, 2012 11:56 am

Um aumento na população de ratos mais cedo ou mais tarde controla-se a si próprio, dará em desastre para os próprios ratos... mas não antes destes exercerem dano no seu habitat.
E os coelhos seguem a mesma regra.
Uma boa população de ratos não é necessariamente um numero abismal de ratos, e a mesma teoria se aplica aos coelhos.

"Desconfio" que as raposas têm um efeito benéfico nas populações de ratos, bem como nas de coelhos e consequentemente no seu habitat.
Além de ajudarem a controlarem estas populações (para os ratos é positivo como forma a gerir os recursos e equilíbrio dos quais dependem), controlam também as suas doenças e eliminam indíviduos fracos ou anormais ao longo do seu território.

O mais acertado é chamar asnos a esses pseudoecologistas de arma ao ombro.
Além disso são meninos... querem eles caçar animais no mato ou num viveiro? albino
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Re: Caça à Raposa

Mensagem por HL Sex Fev 10, 2012 2:18 pm

Alguém me sabe explicar com base em que informação a AFN estipula os limites de abate de cada espécie?

É um tema sobre o qual já perdi algum tempo a pesquisar, mas nunca encontrei uma resposta que me satisfizesse.
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Re: Caça à Raposa

Mensagem por Paulo Lemos Sex Fev 10, 2012 2:34 pm

Certamente nenhuma.

Neste caso deve ser "quantas uma pessoa pode carregar": uma na mão esquerda, outra na mão direita e outra nos dentes.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Re: Caça à Raposa

Mensagem por HL Sex Fev 10, 2012 2:43 pm

Isso no que toca às raposas, e nas outras espécies?

Mesmo que assim fosse, haveria um critério.

É difícil "condenar" a cota de abate estipulada para a raposa, ou para outra espécie, quando não se sabe o sua abundância.
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Re: Caça à Raposa

Mensagem por Paulo Lemos Sex Fev 10, 2012 4:33 pm

Não estou dentro do assunto, só posso apresentar a minha visão sobre ele.

A raposa não está ameaçada, isso é certo, e é certo também que a sua abundância varia ao longo da geografia.
Mas há aquela questão polémica matar um ser vivo dessa natureza.
E a questão de reprimir em demasia um controlador de espécies com caracter infestante.

Falando de conservação em termos espécie, é mais importante acabar com a caça de aves como a rola-brava.
Deve notar-se que estamos à beira do imprevisível em termos ambientais. Qualquer população que se apresente no estado descrito para esta, tem grande probabilidade de vir a constar na lista das espécies desaparecidas.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Re: Caça à Raposa

Mensagem por HL Sex Fev 10, 2012 4:44 pm

Paulo ao que se refere quando diz:
matar um ser vivo dessa natureza.
?

É importante saber quantas são abatidos e aonde (para saber se existe a tal repressão que mencionou). O limite estabelecido não quer dizer obrigatoriamente que cada caçador vá matar 3 raposas por dia de caça.

Sim seria importante averiguar melhor a situação da rola-brava como espécie cinegética em Portugal.

edit: saliento que também não estou por dentro do assunto, não sei quais as densidades actuais das populações de raposa em Portugal. Apenas estou a salientar que sem informação é difícil ter uma ideia sobre o impacto da caça da raposa sobre a própria espécie e sobre as suas presas e o ecossistema.
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Re: Caça à Raposa

Mensagem por Paulo Lemos Sex Fev 10, 2012 5:12 pm

HL escreveu:?

Eheh pois, pareceu discriminação...
É fácil explicar: mais facilmente mataria um coelho do que uma raposa, por mais discriminator que isto pareça.


Se alguem mata 10 raposas por dia certamente existe repressão, nem que seja relativa em determinado ecossistema que parece acolher densidade elevada.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Re: Caça à Raposa

Mensagem por Telmo Ribeiro Sex Fev 10, 2012 5:26 pm

O problema da caça á raposa, não devemos esquecer é o facto de, segundo estudos cientificos, que quantas mais matas, mais nascem... É um pouco como o que acontece com os chacais americanos... Podes abater 3 ou 4, que rápidamente na próxima época, outras lhe tomaram o lugar, visto a raposa ser capaz de aumentar o numero de crias a chegar á idade adulta.
No entanto, o abate destes animas é sem duvida lesivo, não ponho quaisquer duvidas.
Devo no entanto levantar a ressalva, que é em parte a caça que tem controlado até certo ponto a epidemia de raiva que grasa entre a população de Vulpes vulpes ibérica, até porque normalmente e mais facilmente são abatidos animais doentes com esta virose.

Problemático realmente é a mentalidade do caçador e não a caça em si. Tal como foi já dito há por aí muito ignorante, muito assassino, e muito chico-esperto, que se vangloria de dar fogo a rapinas, outros que se vangloriam de não seguirem nem respeitarem os prazos, atirando a perdizes, coelhos, e pombos indiscriminadamente em qualquer época de caça. E nem falemos das munições, tecnicas de caça etc. Como o vejo, a caça devia ser um privilégio e não um mero direito. Melhor seria se fosse um luxo, mas fiscalizada e controlada, como por exemplo em COUTADAS (se algumas pessoas que me conhecem ouvissem estaria ja a ser chamado de elitista e fascistal...). E a fiscalização por parte da Guarda florestal devia ser redobrada, com direito a caçassão de armas, equipamento, veiculos, e até prisão para os infractores, para ver se o zé povinho aprende. Enquanto não for a doer, a coisa não vai ao sitio. E o facto de não haver uma bateria de testes psicotécnicos e teoricos anterior á atribuição de licensa de caça não está a ajudar.

Qualquer badameco em Portugal com uma caçadeira, e um pedaço de papel tirado no multibanco pensa que é caçador... Ai se eu mandasse... Mas pronto...
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 38
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Re: Caça à Raposa

Mensagem por HL Sex Fev 10, 2012 5:36 pm

Posso-lhe perguntar o porque de ser mais fácil matar um coelho do que uma raposa? Não estou a entrar por um lado de moralidade, estou a falar num sentido de conservação e gestão da fauna.

A resposta a como são calculados/estipulados os limites de abate poderá justificar logicamente (ou não) o números estipulados.

Na meio dos caçadores como em qualquer outro meio há gente informada, e gente menos informada e há quem cumpra e quem quebre as regras.

Telmo os estudos de que falaste, podes indicar quais são?
HL
HL

Número de Mensagens : 1443
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Re: Caça à Raposa

Mensagem por Paulo Lemos Sáb Fev 11, 2012 5:05 am

Não me referi a conservação e gestão da fauna.
É muito simples: se tivesse de matar um dos 2 animais para comer, preferia o coelho pirat.


Eis um problema que pode resultar da caça a predadores:

Generalizando, em populações "estáveis", existem adultos reprodutores fieis ao seu território.
Há também jovens que, a partir da independencia, divagam ainda inexperientes em busca de alimento, atirando-se a qualquer oportunidade que encontram.
A presença de adultos mais velhos e experientes é essencial ao ecossistema, a sua acção predatória é sempre mais selectiva, dirigida a espécies preferenciais, supostamente as que estão mais adaptadas a predação regular. O território dos adultos residentes tem limites melhor defendidos contra rivais incluindo jovens, pressupondo-se menor densidade de indivíduos no espaço e boa manutenção do equilíbrio ecológico.

Tal como em muitas aves de rapina, territórios sem adultos residentes acolhem jovens inexperientes em superior densidade populacional, aumentando a predação de espécies menos preferencias (e talvez mais raras, etc.).

Apesar de este ser um princípio para a generalidade dos predadores, não conheço totalmente o comportamento social da raposa ibérica em liberdade para afirmar certezas e até que ponto isto é importante.

Mas daqui facilmente se deduz que a "caça à raposa" é tudo menos selectiva (abate qualquer raposa), nunca poderá ser considerada "predação para reposição de equilibrio", nunca poderá integrar-se verdadeiramente nos ecossistemas silvestres.
Poderá até aumentar temporariamente a densidade populacional do predador ou das suas presas mais naturais, a ponto de estas exercerem impacto negativo no ecossistema. No geral, falamos aqui de "desfazamentos" ecológicos no espaço ou no tempo.

É esta a minha visão sobre a caça aos predadores em geral...
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Re: Caça à Raposa

Mensagem por JDGS Sáb Fev 11, 2012 1:28 pm

Fico indignado com este tipo de caça Mad ...Uma coisa é matar para comer (mas isto dentro dos limites estipulados, que no entanto, muitas vezes estão errados), outra é matar por matar e esta é a situação que normalmente acontece!!!! Não sei como há pessoas capazes de matar desta forma, hoje em dia nós nem sequer temos necessidade de caçar para sobreviver. O Homem tem é prazer de matar Shocked
JDGS
JDGS

Número de Mensagens : 2062
Idade : 31
Local : Porto
Data de inscrição : 21/07/2011

http://portugalselvagem.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Re: Caça à Raposa

Mensagem por Camilo Carneiro Sáb Fev 11, 2012 3:07 pm

JDGS, pessoalmente não sou a favor da caça, mas compreendo que quem caça possa ter prazer com isso, e não creio que o faça por necessidade alimentar. Por necessidade alimentar, a grande maioria das pessoas mata animais (sejam eles selvagens ou não).
Camilo Carneiro
Camilo Carneiro

Número de Mensagens : 124
Idade : 36
Data de inscrição : 22/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Re: Caça à Raposa

Mensagem por João Ferreira Qui Fev 23, 2012 6:07 am

??Caçadores??

Na semana passado, junto a uma estrada. Só para ilustrar aquilo que disse sobre o abandono das carcaças. Em algumas aldeias Transmontanas o caçador ainda passa de porta em porta com o cadáver da raposa, e as pessoas oferecem ovos e por vezes galinhas ao caçador.
Abraço
João
João Ferreira
João Ferreira

Número de Mensagens : 802
Idade : 52
Local : Vila Real
Data de inscrição : 21/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Re: Caça à Raposa

Mensagem por JDGS Qui Fev 23, 2012 6:13 am

Em algumas aldeias Transmontanas o caçador ainda passa de porta em porta com o cadáver da raposa, e as pessoas oferecem ovos e por vezes galinhas ao caçador.

Não sabia disso... O dinheiro que o caçador gasta nos cartuchos e nas armas chegava e sobrava para comprar ovos, galinhas, etc..... Isto mostra apenas puro prazer em matar
JDGS
JDGS

Número de Mensagens : 2062
Idade : 31
Local : Porto
Data de inscrição : 21/07/2011

http://portugalselvagem.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Re: Caça à Raposa

Mensagem por Inocêncio Oliveira Qui Fev 23, 2012 6:40 am

É uma tristeza, choca quem gosta de natureza e não só.

Cumprimentos
Inocêncio oliveira
Inocêncio Oliveira
Inocêncio Oliveira

Número de Mensagens : 240
Idade : 57
Local : Vila do Conde
Data de inscrição : 25/01/2012

http://birdsofportugal.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Re: Caça à Raposa

Mensagem por JDGS Qui Fev 23, 2012 7:07 am

E aposto que o caçador pendurou a raposa na árvore só para ficar visível a todos que lá passam Mad
JDGS
JDGS

Número de Mensagens : 2062
Idade : 31
Local : Porto
Data de inscrição : 21/07/2011

http://portugalselvagem.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Re: Caça à Raposa

Mensagem por Rafael Matias Qui Fev 23, 2012 5:12 pm

Enfim, é um espectáculo bastante degradante, mas não se pense que se passa apenas em Portugal ou países do sul... Ainda hoje aqui em Inglaterra, em conversa com um colega que estuda texugos, ele me disse que é comum aqui matarem os texugos (e não só) a tiro e colocarem o cadáver à beira da estrada para se pensar que foi atropelado...Lindo...

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)
Data de inscrição : 03/10/2010

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Ir para o topo Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Re: Caça à Raposa

Mensagem por Paulo Lemos Sáb Fev 25, 2012 5:13 pm

Mentalidades... e o pior são os mais novos que ainda seguem estas "ondas".

Há muitos anos, a minha zona estava cheia de entulho espalhado pelos campos (e ainda está...)... então, em busca de bicharada, eu lá levantava umas tábuas ao longo do meu percurso deixando o chão a descoberto, que um dia mereceu atenção de um raposo.
Apanhava ninhos de roedores mesmo à superfície da zona descoberta e habituou-se a seguir-me quase todas as tardes.
Ao longo de meses, cheguei a brincar com ele... dava-me daqueles "vaipes" de perseguição que os animais levam na brincadeira e vice-versa. No entanto, nunca lhe toquei nem ele deixava.

Um dia, como tantos outros, não dei pela sua presença até ouvir tiros ensurdecedores de caçadeira. Estava um "animal" a disparar exactamente na minha direcção, a escassos metros (uns 30?) para campo aberto a partir de uma orla, apontando ligeiramente para baixo, para o alvo que corria na minha direcção.
O bicho só não me passou por entre as pernas, por as tinha fechadas.

Nem reagi depois, apenas me virei, dei uns passos atrás de mim, peguei no animal já morto e dei-o ao caçador. Nem sei porque fiz isso... e nem abri a boca.

Nem era dia de caça... é preciso vontade de matar!
E eu era puto e não sei como estou vivo...
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Re: Caça à Raposa

Mensagem por António Beira Alta Sáb Fev 25, 2012 11:57 pm

Paulo , essa tua experiencia ... é daquelas coisas que marcam para toda a vida .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Re: Caça à Raposa

Mensagem por Paulo Lemos Seg Fev 27, 2012 3:28 pm

António Beira Alta escreveu:Paulo , essa tua experiencia ... é daquelas coisas que marcam para toda a vida .

Fiquei bem lixado e revoltado! Mas julgo que a minha reação quase inerte foi do choque dos tiros. Quase fiquei surdo, acho que a tremer do impacto sonoro da coisa e do resto. Sei lá...
O mesmo gajo, que morava não muito longe, ainda me matou um picanço-real macho que criava todos os anos na zona. Dessa vez mandei vir e ele justificou-se "os picanços dão-me cabo dos pintos".
Acho que nem galinhas tinha...
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Caça à Raposa Empty Re: Caça à Raposa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos