Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bando de Cegonha-branca em Ponte de Lima

2 participantes

Ir para baixo

Bando de Cegonha-branca em Ponte de Lima Empty Bando de Cegonha-branca em Ponte de Lima

Mensagem por Pedro Correia Sex Mar 28, 2008 1:03 pm

Viva,

Hoje, para meu espanto, observei um bando de 10 cegonhas-brancas a sobrevoar, a baixa altitude, o vale do rio Neiva, na freguesia de Poiares, concelho de Ponte de Lima. Dirigiam-se para Poente. É a primeira vez que observo um grupo tão grande nesta região. Alguém tem feito observações desta espécie nesta zona?

Saudações

Pedro Correia
Pedro Correia
Pedro Correia

Número de Mensagens : 100
Idade : 55
Local : Viana do Castelo
Data de inscrição : 27/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bando de Cegonha-branca em Ponte de Lima Empty Re: Bando de Cegonha-branca em Ponte de Lima

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Mar 28, 2008 1:49 pm

Olá Pedro,

Segundo julgo saber, a cegonha-branca foi encontrada a nidificar na zona de Ponte de Lima durante o novo atlas, mas desconheço o número de casais. Tens mais informação sobre isto? Poderiam ser as mesmas aves?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Bando de Cegonha-branca em Ponte de Lima Empty Re: Bando de Cegonha-branca em Ponte de Lima

Mensagem por Pedro Correia Sex Mar 28, 2008 10:28 pm

Olá,

De facto tenho indicações de um casal que nidificou a alguns quilómetros do local onde fiz esta observação, concretamente na freguesia da Correlhã (Ponte de Lima). Não sei se no ano passado se confirmou a nidificação. Há observações de cegonhas na zona da área de paisagem protegida das lagoas de Bertiandos, mais próximo da Correlhã mas já na margem direita do rio Lima, mas só tenho conhecimento (pessoal e relatado) de um ou dois indivíduos. O que acho curioso na observação é o facto de ser um bando de 10.

Saudações

Pedro Correia
Pedro Correia
Pedro Correia

Número de Mensagens : 100
Idade : 55
Local : Viana do Castelo
Data de inscrição : 27/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bando de Cegonha-branca em Ponte de Lima Empty Re: Bando de Cegonha-branca em Ponte de Lima

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Mar 29, 2008 9:14 am

Há uma população nidificante na Galiza, que se distribui principalmente pelas províncias de Ourense e Lugo. Possivelmente seriam aves pertencentes a essa população...?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Bando de Cegonha-branca em Ponte de Lima Empty Re: Bando de Cegonha-branca em Ponte de Lima

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos