Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal

+2
Francisco Barros
Simon Wates
6 participantes

Ir para baixo

Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal Empty Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal

Mensagem por Simon Wates Sex Mar 28, 2008 6:18 pm

Olá todos,

Já vi varios referências em diversos trabalhos recentes acerca de dados recolhidas durante os trabalhos de campo de Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal.

Alguém saber dizer se os resultados são disponíveis publicamente?

Tenho que admitir, apesar de que sei que havia muitos dificuldades na compilação das dados devido problemas com o ICNb, estou um pouco preocupado com o atraso e falta de informações. De certeza no sou sozinho - pois não foi a única pessoa que fiz 10 ou 20 quadrículas em plano de voluntariado! Foi muito trabalho - e este projecto merecia.

É que supostamente temos que iniciar o 2º atlas para o 2009?

Simon Wates
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal Empty Re: Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal

Mensagem por Francisco Barros Sáb Mar 29, 2008 2:02 am

Olá Simon,

Pelas ultimas notícias que tive, o trabalho seria entregue na gáfica ainda este mês. Portanto, conto que esteja disponível publicamente em breve.

O sucessivo adiamento (quase 2 anos), tem-se prendido sobretudo com dificuldades financeiras do ICNB na sua publicação.

Não sei se o Gonçalo terá mais novidades através da SPEA...
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal Empty Re: Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal

Mensagem por Francisco Barros Sáb Mar 29, 2008 2:05 am

Simon Wates escreveu: É que supostamente temos que iniciar o 2º atlas para o 2009?

Da maneira como as coisas estão actualmente (sobretudo com os sucessivos cortes orçamentais no ICNB), duvido muito que isso aconteça...
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal Empty Re: Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Mar 29, 2008 9:07 am

Francisco Barros escreveu:Não sei se o Gonçalo terá mais novidades através da SPEA...

Viva Francisco,

Não tenho qualquer informação para além daquela que já referiste.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal Empty Re: Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal

Mensagem por jvicente Sáb Mar 29, 2008 10:35 am

Boas!

Correndo o risco de parecer mauzinho.. Não deixa de ser curioso que apesar de não existir capital para publicar uma obra de importância primordial como o novo ATLAS, exista, no entanto, capital para desenvolver um novo portal web (extremamente disfuncional, diga-se).....

Habitualmente os projectos de desenvolvimento deste género atingem valores bastante elevados. Não é que não haja dinheirinho, a questão é onde está ele a ser aplicado. Numa época em que o culto da imagem é tão valorizado provavelmente "quem manda" considerou mais importante o portal que os projectos de investigação científica tão próprios de uma entidade como o ICNB... pale


Abraços,
Jorge Vicente
jvicente
jvicente

Número de Mensagens : 215
Idade : 47
Local : Alverca do Ribatejo
Data de inscrição : 08/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal Empty Re: Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal

Mensagem por C. M. Elias Sáb Mar 29, 2008 2:59 pm

De acordo com o deputado José Miguel Gonçalves (PEV), o orçamento do ICNb foi reduzido para 23M - uma decisão tomada pelo mesmo Governo que resolveu atribuir 48M... ao "projecto Pescanova". Shocked Shocked Shocked

Vi quando o primeiro-ministro foi questionado sobre este assunto no plenário... e também ouvi a resposta... Suspect
Aparentemente, o Executivo está muito preocupado com o ambiente scratch mas a Pescanova representa "empregos e riqueza para o país". confused

ICNb: 23M / Pescanova: 48M ??? Shocked

Uma pessoa até fica affraid
C. M. Elias
C. M. Elias
Admin

Número de Mensagens : 321
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal Empty Re: Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal

Mensagem por Francisco Barros Sáb Mar 29, 2008 3:40 pm

Pois... agora imaginem como fica quem é funcionário do ICNB e que vê com muita possibilidade uma paragem completa em Maio (até chegar o $$ do Fundo Florestal permantente, que é o que tem vindo a salvar o funcionamento nos restantes meses do ano)...


Uma pessoa não fica assim: affraid

Fica... enfim... não existem smiles para definir a emotion...

PS: Ó Gonçalo tens que arranjar um smile com o ditos cujos no chão...
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal Empty Re: Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal

Mensagem por scirpaceus Dom Mar 30, 2008 11:30 am

Boas

O portal está a ser desenvolvido por funcionários do ICNB. E no portal agradecem as sugestões e correcções que queiram apresentar.

Quando ao segundo parágrafo, onde consta o seguinte "Não é que não haja dinheirinho, a questão é onde está ele a ser aplicado", parece pelo que li, o orçamento de 2008 corresponde a 10 ou 20% do orçamento de 2000. Portanto se sabe onde existe o "dinheirinho" avise. Pelo menos alegraria o meu amigo Francisco Barros Very Happy
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal Empty Re: Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal

Mensagem por Francisco Barros Dom Mar 30, 2008 3:20 pm

scirpaceus escreveu: Pelo menos alegraria o meu amigo Francisco Barros Very Happy

Podes crer Paulo! Eu, não querendo ser pessimista, estou a ver a "coisa" muito negra este ano... Neutral
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal Empty Re: Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal

Mensagem por Francisco Barros Dom Mar 30, 2008 3:40 pm

jvicente escreveu:Boas!

Correndo o risco de parecer mauzinho.. Não deixa de ser curioso que apesar de não existir capital para publicar uma obra de importância primordial como o novo ATLAS, exista, no entanto, capital para desenvolver um novo portal web (extremamente disfuncional, diga-se).....

Habitualmente os projectos de desenvolvimento deste género atingem valores bastante elevados. Não é que não haja dinheirinho, a questão é onde está ele a ser aplicado. Numa época em que o culto da imagem é tão valorizado provavelmente "quem manda" considerou mais importante o portal que os projectos de investigação científica tão próprios de uma entidade como o ICNB... pale


Abraços,
Jorge Vicente

Eu sinceramente não vejo grande desenvolvimento do novo portal do ICNB...
Tirando alguma "cosmética" que tem sobretudo a ver com o facto da mudança de nome (ICN para ICNB), já vi o portal mais completo...
A maioria das páginas do mesmo, são exactamente as mesmas que estavam no antigo site do ICN.

E como disse o Paulo, a manutenção do site está (e sempre esteve) a ser feita com a "prata da casa", logo não me parece que seja por aí...

O facto REAL é que o governo cortou quase metade do orçamento do ICNB e isso é geral. Ora se tivermos em conta que este corte orçamental já incide sobre cortes orçamentais sucessivos de anos anteriores, dá para perceber que muitas áreas protegidas têm quando muito 10% do orçamento de há 9 ou 10 anos atrás...

Actualmente, com a reestruturação deste Instituto por departamentos, fez com que o valor que era atribuido para uma área protegida (ou direcção de serviços) passasse para o departamento inteiro.
Só que, a título de exemplo, o "meu" departamento inclui 5 áreas classificadas, logo dá para perceber a crise...
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal Empty Re: Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal

Mensagem por Simon Wates Dom Mar 30, 2008 3:45 pm

Obrigado a todos para os esclarecimentos!

Suponho que os que fizeram os trabalhos de campo recebem uma carta de agradecimentos e uma copia de atlas de borla!

Hehehe ..... alien
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal Empty Re: Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal

Mensagem por Francisco Barros Dom Mar 30, 2008 3:51 pm

Simon Wates escreveu:Obrigado a todos para os esclarecimentos!

Suponho que os que fizeram os trabalhos de campo recebem uma carta de agradecimentos e uma copia de atlas de borla!

Hehehe ..... alien


Espero bem que sim... mas já nem disso tenho certezas... Rolling Eyes
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal Empty Re: Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal

Mensagem por Simon Wates Dom Mar 30, 2008 4:09 pm

O meu último comentário foi feito num espírito cínico, mas em serio - acho que seria melhor que o atlas seria um livro com preço de capa em vez de uma publicação de ICNB daquelas gratuitos. Isso porque é importante que o atlas consegue uma audiência amplio - não só em Portugal (existem muitos coleccionadores de atlas's das aves). Um cenário de X copias disponíveis seria uma grande pena. Os quem contribui aos trabalhos se calhar podiam receber um bom desconto e o resto paguem - não?

(desculpa por meu Português!)

Um abraço

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal Empty Re: Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal

Mensagem por scirpaceus Seg Mar 31, 2008 4:01 am

Essa questão tem a ver com a origem dos financiamentos para este tipo de obras. Muitas vezes, as entidades que proporcionam esse apoio financeiro, obrigam que a obra ou pelo menos a parte que é financiada seja oferecida gratuitamente. Nesse caso, essas edições para oferecer têm na contracapa o simbolo da entidade financiadora.

Um abraço

Paulo Tenreiro
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal Empty Re: Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal

Mensagem por jvicente Seg Mar 31, 2008 9:20 am

Boas!

Bem.. Eu avisei que poderia parecer mauzinho e aparentemente assim aconteceu.

O problema é que assumi que o novo Portal estava em desenvolvimento através de um projecto pago a uma empresa privada, como habitualmente acontece. E tendo em consideração os altos valores a que este tipo de projectos ascende (mesmo qd se trata de portais de menor dimensão que o da ICNb), se somarmos infraestrutura de hardware, desenvolvimento e consultoria, então perceberão o porquê da "calinada".

Se, de facto, o desenvolvimento e manutenção do novo portal é da responsabilidade de membros do ICNb então terei é de lhes dar os parabéns! lol
Algumas das disfuncionalidades que referi diziam respeito a alguns bugzitos e URLs que não apontavam para nenhuma página. "Diziam" porque grande parte desses problemas foram resolvidos ultimamente,
Parece-me agora óbvio o porquê do novo portal ter sido disponibilizado online ainda em fase de desenvolvimento. Tratando-se de um "projecto caseiro".....

Quanto ao "aspecto" do portal, a mim agrada-me. E está bastante intuitivo.. Mais ao meu gosto pessoal do que o anterior.
E tendo em consideração que está desenvolvido em ASP.NET (am i right??), devo dizer que a compatibilidade com Linux e Firefox é (pelo que me apercebi até ao momento) total.. And that's nice.. Wink

Espero que os responsáveis pelo projecto me desculpem se feri susceptibilidades.. Espero que as aceitem.
Tendo em conta as políticas de ambiente do actual governo é normal que mantenha uma atitude desconfiada e algo cínica. Gato escaldado de água fria tem medo.. lol


Abraços!
Jorge Vicente
jvicente
jvicente

Número de Mensagens : 215
Idade : 47
Local : Alverca do Ribatejo
Data de inscrição : 08/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal Empty Re: Novo Atlas das Aves Nidificantes de Portugal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos