Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ninho de Cruza-Bico

+10
barrento
Camilo Carneiro
Paulo Belo
Simon Wates
scirpaceus
Paulo Lemos
pedro121
Faísca
jheitor
João Ferreira
14 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Ninho de Cruza-Bico - Página 2 Empty Re: Ninho de Cruza-Bico

Mensagem por João Ferreira Qui Fev 23, 2012 2:10 am

Gostava de referir, pois julgo que não ficou esclarecido, que o objectivo nunca foi (nem de perto nem de longe) fotografar o ninho. Foi uma situação típica de "A ocasião faz o ladrão", fazia largos dias (desde a construção) que observava (quase diariamente) as actividades em volta do (e no) ninho, registando o que se ia passando. O que me deu um certo gosto, pois a informação que encontrei sobre a nidificação desta espécie foi pouca (em especial em Portugal), quando nos apercebemos que as crias já eram deixadas por largos períodos sozinhas, mas que ainda não tinham capacidade para "bater asa". Foi tipo!!! Vamos lá espreitar? É a altura ideal para não incomodar? E foi o que fizemos, contamos o número de crias, vimos que estavam quase todas do mesmo tamanho, registamos, e saímos rapidamente.
Em relação á anilhagem nunca pus em questão ser fora de um projecto cientifico, mas como disse a minha ignorância nessa área é total.
Abraço
João
João Ferreira
João Ferreira

Número de Mensagens : 802
Idade : 52
Local : Vila Real
Data de inscrição : 21/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ninho de Cruza-Bico - Página 2 Empty Re: Ninho de Cruza-Bico

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Fev 23, 2012 2:20 am

Olá a todos,

Sobre a questão da fotografia de ninhos, o tema não é novo aqui no Forum.

Em Julho do ano passado foram trocadas algumas ideias sobre o mesmo tema, conforme poderão ver neste tópico.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ninho de Cruza-Bico - Página 2 Empty Re: Ninho de Cruza-Bico

Mensagem por JDGS Qui Fev 23, 2012 5:32 am

Como é obvio ninhos e locais com crias de mamíferos não devem ser frequentados, pois de alguma forma perturbam os animais que lá se encontram. Mas também não é necessário fazer uma tempestade num copo de água. Tenho a certeza que o João Ferreira da próxima vez pensará duas vezes antes de abordar um ninho, não é necessário incriminá-lo desta forma.
E de certa forma partilho a mesma opinião que o Telmo Ribeiro.
JDGS
JDGS

Número de Mensagens : 2062
Idade : 31
Local : Porto
Data de inscrição : 21/07/2011

http://portugalselvagem.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ninho de Cruza-Bico - Página 2 Empty Re: Ninho de Cruza-Bico

Mensagem por jheitor Qui Fev 23, 2012 12:41 pm

resumindo não foi nada do outro mundo a fotografia do ninho.... qualquer ave que faz um ninho num local de passagem de pessoas ou veículos est-se nas tintas para o que se passa .. a não ser que a pessoa se vá por a tirar fotos a 2 metros do ninho.... foram enviados para este fórum fotos e videos de um ninho de peneireiro salvo erro na linha de cascais.. o mesmo fez o ninho numa varanda a menos que a pessoa fosse mexer no ninho não se importou com a presença humana... foi enviado também fotos de um niho de carriça ou chapim dentro do bolso de um casaco num anexo de uma casa....
a minha experiência própria . no ano passado no meu local de trabalho criou um rabiruivo preto numa calha de fios eléctricos junto ao portão de saída a 2,5 metros e altura ( não tirei fotos por nenhuma razão ) passam alia 6 camiões por dia a menos de 50 centímetros do ninho entram e saem a fazer o barulho normal mais de 60 pessoas diariamente temos mesmo por baixo o aparelho de passar os cartões de ponto.. nada perturbou a criação e fora 5 crias..
no Alentejo um chapim ja criou 4 anos seguidos num buraco na parede da vinha do meu pai que costuma estar sentado a 5 \ 6 metros do referido buraco sem que o chapim se preocupe com isso em os prejudica......
eu já deixei 2 ninhos artificiais para ver se os chapins, rabi ruivos ou carriças, la criam
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ninho de Cruza-Bico - Página 2 Empty Re: Ninho de Cruza-Bico

Mensagem por JDGS Qui Fev 23, 2012 1:07 pm

foi enviado também fotos de um niho de carriça ou chapim dentro do bolso de um casaco num anexo de uma casa....

Fixe.....
JDGS
JDGS

Número de Mensagens : 2062
Idade : 31
Local : Porto
Data de inscrição : 21/07/2011

http://portugalselvagem.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ninho de Cruza-Bico - Página 2 Empty Re: Ninho de Cruza-Bico

Mensagem por Telmo Ribeiro Qui Fev 23, 2012 5:51 pm

Estou com o Jheitor! Tive um casal de viuvas que me criaram na chaminé do esquentador o ano passado, um casal de de Tyto alba na adega, e vários ninhos de pardal telhado pela propriedade, um deles no sitio mais aberrante possivel, entre a parede e o taipal de uma janela... Não me pareceu que fosse a minha presença que lhes destabilizasse a reprodução..

Eu também tenho já várias caixas-ninho no meu pomar. O ano passado pus 3, com uma ocupação de 100% por verdelhões, pintassilgos e chamarizas(dos quais tive a grande sorte de poder espreitar lá para dentro sem qualquer enjeitamento). Este ano já coloquei 5 ninhos adicionais para passeriformes mais pequenos, e 1 ninho com tamanho para Mocho Galego. E ando a estudar uma caixa ninho para Morcegos, só não decidi foi muito bem onde a vou meter... Com sorte terei uma ocupação de 100% novamente.=) Há que criar as condições para ter melhores observações das aves de jardim =)
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 38
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ninho de Cruza-Bico - Página 2 Empty Re: Ninho de Cruza-Bico

Mensagem por João Ferreira Sex Fev 24, 2012 2:06 am

É esta:
https://aves.forumeiros.com/t4362-ninho-do-ano?highlight=ninho

Também é minha Very Happy Very Happy mas estes nada de stress nunca se incomodaram.
Abraço
João
João Ferreira
João Ferreira

Número de Mensagens : 802
Idade : 52
Local : Vila Real
Data de inscrição : 21/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ninho de Cruza-Bico - Página 2 Empty Re: Ninho de Cruza-Bico

Mensagem por Paulo Lemos Sex Fev 24, 2012 1:37 pm

Acho que o pessoal está a misturar "alhos com bugalhos".
Eu também conhecia uma rabirriuva que nidificava sobre uma coluna de som, num bar-discoteca... coluna aliás BEM activa nas longas "nights" da Foz do Arelho... e lá se bebia um copo, a 2 metros do pássaro indiferente.

Tenho a certeza que aqui todos percebemos que há casos e casos, mas também que esta é a única fase em que uma ave se encontra vulnerável e acessível à manipulação de qualquer um. Assim tão simplesmente se deduzem cuidados a vários níveis, inclusive de divulgação relativa a ninhos.
Pelo menos alguns cuidados.

Não vi aqui um "grande crime", nem por outro lado nada de inesperado ou extremo nas opiniões ou observações consequentes...

---

Ps. lá atrás quando disse "anilhou por 12 anos consecutivos um Rouxinol-comum no Norte da Europa", quis dizer recapturou. Acho que deu para entender.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ninho de Cruza-Bico - Página 2 Empty Re: Ninho de Cruza-Bico

Mensagem por António Beira Alta Sáb Fev 25, 2012 2:27 pm

Paulo Lemos escreveu:Acho que o pessoal está a misturar "alhos com bugalhos".
Eu também conhecia uma rabirriuva que nidificava sobre uma coluna de som, num bar-discoteca... coluna aliás BEM activa nas longas "nights" da Foz do Arelho... e lá se bebia um copo, a 2 metros do pássaro indiferente...

Depois do teu exemplo , lembrei-me do caso dos corvos que nidificam nas pontes de camino de ferro da Linha da Beira Baixa , do qual abri um tópico com algumas fotos e um pequeno video dos corvos no ninho . Desde 2009 que a circulação de comboios não se faz no troço Guarda / Covilhã , mas desde miudo que me lembro dos corvos terem ninho nas ditas pontes , com os comboios a passarem 2 metros acima do ninho .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ninho de Cruza-Bico - Página 2 Empty Re: Ninho de Cruza-Bico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos