Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

GNR suspende recolha de animais selvagens feridos

+6
barrento
Paulo Alves
Gonçalo Elias
António Beira Alta
Simon Wates
Paulo Lemos
10 participantes

Ir para baixo

GNR suspende recolha de animais selvagens feridos Empty GNR suspende recolha de animais selvagens feridos

Mensagem por Paulo Lemos Sáb Mar 03, 2012 6:12 pm

SIC: GNR suspende recolha de animais selvagens feridos.

http://sicnoticias.sapo.pt/vida/article1371616.ece

A falta de dinheiro levou a GNR a cortar na recolha e transporte de animais selvagens doentes e feridos.
A Guarda diz que é preciso ajuda de outras entidades como as câmaras e o Instituto da Conservação da Natureza.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

GNR suspende recolha de animais selvagens feridos Empty Re: GNR suspende recolha de animais selvagens feridos

Mensagem por Simon Wates Dom Mar 04, 2012 4:35 am

Pena - porque as coisas estavam a funcionar muito bem. Espero que no futuro próximo viemos um retorno a situação.
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

GNR suspende recolha de animais selvagens feridos Empty Re: GNR suspende recolha de animais selvagens feridos

Mensagem por António Beira Alta Dom Mar 04, 2012 4:57 am

Perante esta noticia , uma questão se coloca , como devemos proceder em caso de encontrarmos uma ave ferida ? Certamente que os membros do forum mais experientes não terão grandes problemas em actuar e certamente o farão de forma correcta , mas tal como eu , muitos não terão os conhecimentos nem experiencia para socorrer uma ave .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

GNR suspende recolha de animais selvagens feridos Empty Re: GNR suspende recolha de animais selvagens feridos

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Mar 04, 2012 11:58 am

A sensação que fica é que foi por causa da gripe das aves que a GNR foi envolvida no processo de recolha de animais e que actualmente a referida gripe já não é percepcionada como uma ameaça que justifique a continuação desse envolvimento.

Acontece que a gripe das aves não desapareceu e parece mesmo estar numa nova fase de crescimento, pelo menos a julgar por notícias recentes.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

GNR suspende recolha de animais selvagens feridos Empty Re: GNR suspende recolha de animais selvagens feridos

Mensagem por Paulo Alves Dom Mar 04, 2012 1:17 pm

Uma opinião: http://ambio.blogspot.com/2012/03/falar-claro.html
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

GNR suspende recolha de animais selvagens feridos Empty Re: GNR suspende recolha de animais selvagens feridos

Mensagem por barrento Dom Mar 04, 2012 1:35 pm

Uma opinião: http://ambio.blogspot.com/2012/03/falar-claro.html

Paulo, as opiniões desse senhor (na minha opinião, lol) costumam ser sempre limitadíssimas. E esta é mais uma: esquece o papel didático que o ato de alguém entregar uma ave tem, por mais vulgar e pouco necessitada de ajuda que a espécie seja! Em vez de crítica barata, peguem no telefone, chamem a SPENA e entreguem a ave numa escola!
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

GNR suspende recolha de animais selvagens feridos Empty Re: GNR suspende recolha de animais selvagens feridos

Mensagem por Paulo Alves Dom Mar 04, 2012 3:29 pm

barrento escreveu:
Uma opinião: http://ambio.blogspot.com/2012/03/falar-claro.html

Paulo, as opiniões desse senhor (na minha opinião, lol) costumam ser sempre limitadíssimas. E esta é mais uma: esquece o papel didático que o ato de alguém entregar uma ave tem, por mais vulgar e pouco necessitada de ajuda que a espécie seja! Em vez de crítica barata, peguem no telefone, chamem a SPENA e entreguem a ave numa escola!

Smile Eduardo foi uma forma de mandar achas para a fogueira.

Mas não percebi bem a tua opinião. Podes elaborar?

Abraço
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

GNR suspende recolha de animais selvagens feridos Empty Re: GNR suspende recolha de animais selvagens feridos

Mensagem por barrento Dom Mar 04, 2012 6:36 pm

Esse senhor defende o fim das recolhas e tratamento pelo menos de certas espécies. Eu acho que a recuperação de aves tem, no mínimo (ou poderia ter) um fator didático, que vai para além da "viabilidade" dessa recuperação ou da "urgência" de recuperar determinada espécie: é o exemplo, fazer a entrega da ave numa escola, e dizer aos miúdos que ela irá ser tratada...
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

GNR suspende recolha de animais selvagens feridos Empty Re: GNR suspende recolha de animais selvagens feridos

Mensagem por Telmo Ribeiro Dom Mar 04, 2012 6:45 pm

lol!
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 38
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

GNR suspende recolha de animais selvagens feridos Empty Re: GNR suspende recolha de animais selvagens feridos

Mensagem por Paulo Alves Seg Mar 05, 2012 3:43 am

barrento escreveu:Esse senhor defende o fim das recolhas e tratamento pelo menos de certas espécies. Eu acho que a recuperação de aves tem, no mínimo (ou poderia ter) um fator didático, que vai para além da "viabilidade" dessa recuperação ou da "urgência" de recuperar determinada espécie: é o exemplo, fazer a entrega da ave numa escola, e dizer aos miúdos que ela irá ser tratada...

Sim, compreendo o que dizes e partilho dessa opinião.

Mas fazer uma deslocação de dezenas ou centenas de km's por um pombo... cyclops
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

GNR suspende recolha de animais selvagens feridos Empty Re: GNR suspende recolha de animais selvagens feridos

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 05, 2012 4:27 am

Bem, se o critério for apenas o de intervir unicamente em espécies protegidas, então o pombo-correio não pode ficar de fora Cool
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

GNR suspende recolha de animais selvagens feridos Empty Re: GNR suspende recolha de animais selvagens feridos

Mensagem por pedro121 Seg Mar 05, 2012 4:29 am

Gonçalo Elias escreveu:Bem, se o critério for apenas o de intervir unicamente em espécies protegidas, então o pombo-correio não pode ficar de fora Cool

O Pombo correio tem um mecanismo de recolha privado, se alguém achar um é só telefonar para a federação e alguém irá recolher a ave.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

GNR suspende recolha de animais selvagens feridos Empty Re: GNR suspende recolha de animais selvagens feridos

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 05, 2012 4:36 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Bem, se o critério for apenas o de intervir unicamente em espécies protegidas, então o pombo-correio não pode ficar de fora Cool

O Pombo correio tem um mecanismo de recolha privado, se alguém achar um é só telefonar para a federação e alguém irá recolher a ave.

Pois mas para o comum cidadão que encontre uma ave ferida, isso não é nada evidente...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

GNR suspende recolha de animais selvagens feridos Empty Re: GNR suspende recolha de animais selvagens feridos

Mensagem por JDGS Seg Mar 05, 2012 2:59 pm

António Beira Alta escreveu:Perante esta noticia , uma questão se coloca , como devemos proceder em caso de encontrarmos uma ave ferida ? Certamente que os membros do forum mais experientes não terão grandes problemas em actuar e certamente o farão de forma correcta , mas tal como eu , muitos não terão os conhecimentos nem experiencia para socorrer uma ave .

Eu não tenho muito conhecimento acerca deste assunto, mas penso que posso ajudar com este exemplo Very Happy :
Uns vizinhos meu "armados" em pessoas, tiraram 3 crias de açor do ninho. Eu consegui convence-los a entregarem-me pelo menos 2 das crias, a outra morreu passados uns dias Mad ..... O que fiz foi levar as aves ao centro de recuperação do zoo de santo Inácio. Depois de tratados e de terem a idade certa, foram libertados. Para quem tenha fácil acesso a estes centros penso que seja a melhor opção (mas isto na minha opinião).

No parque biológico de gaia também há um centro de reabilitação caso alguém não tenha conhecimento Very Happy .
JDGS
JDGS

Número de Mensagens : 2062
Idade : 31
Local : Porto
Data de inscrição : 21/07/2011

http://portugalselvagem.com/

Ir para o topo Ir para baixo

GNR suspende recolha de animais selvagens feridos Empty Re: GNR suspende recolha de animais selvagens feridos

Mensagem por kasko Ter Mar 06, 2012 7:51 am

Do Zoo de Lourosa, como único parque ornitológico do país, também se esperaria que tivesse um papel importante na recepção e recuperação de aves selvagens.

Alguém sabe se assim acontece?


JDGS escreveu:
António Beira Alta escreveu:Perante esta noticia , uma questão se coloca , como devemos proceder em caso de encontrarmos uma ave ferida ? Certamente que os membros do forum mais experientes não terão grandes problemas em actuar e certamente o farão de forma correcta , mas tal como eu , muitos não terão os conhecimentos nem experiencia para socorrer uma ave .

Eu não tenho muito conhecimento acerca deste assunto, mas penso que posso ajudar com este exemplo Very Happy :
Uns vizinhos meu "armados" em pessoas, tiraram 3 crias de açor do ninho. Eu consegui convence-los a entregarem-me pelo menos 2 das crias, a outra morreu passados uns dias Mad ..... O que fiz foi levar as aves ao centro de recuperação do zoo de santo Inácio. Depois de tratados e de terem a idade certa, foram libertados. Para quem tenha fácil acesso a estes centros penso que seja a melhor opção (mas isto na minha opinião).

No parque biológico de gaia também há um centro de reabilitação caso alguém não tenha conhecimento Very Happy .
kasko
kasko

Número de Mensagens : 105
Local : Litoral Centro
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

GNR suspende recolha de animais selvagens feridos Empty Re: GNR suspende recolha de animais selvagens feridos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos