Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bubo bubo

Ir para baixo

Bubo bubo Empty Bubo bubo

Mensagem por Correia Dom maio 04, 2008 8:02 pm

Olá a todos,

Chegada a altura de dispersão das crias de Bufo-real (pelo menos por estas bandas), aproveito o forum para divulgar alguns resultados das minhas últimas observações/audições nocturnas.

Nestes dois últimos anos (2007 e 2008) tenho tentado quantificar o número de Bufos-reais e respectivos territórios, pela Região dos Coutos de Alcobaça (Concelhos de Alcobaça, Nazaré e uma pequenas partes dos Concelhos de Batalha, Porto-de-Mós e Caldas da Raínha). Por uma questão de disponibilidade tenho singido os meus esforços aos Concelhos de Alcobaça e Nazaré, em zonas que à partida me parecem mais favoráveis à presença e nidificação da espécie.

Nesta área tenho identificados (ano de 2007) 5 territórios de nidificação em duas zonas distintas. Uma delas (mais próxima da Serra-dos-Candeeiros / Alcobaça) com 3 casais reprodutores, cujos territórios são contíguos, distando os locais de nidificação cerca de 1,5 km entre si. Outra (mais para o Litoral / Nazaré) com 2 casais reprodutores, cujos territórios estão demasiado afastados para haver qualquer interacção entre os indivíduos reprodutores.

Observações/audições de 2007:
(efectuados 11 pontos de escuta em dias diferentes - Do 1 ao 6, Zona Este/Alcobaça; do 7 ao 10, Zona Oeste/Nazaré)

08.04.2007

Ponto 1 (00:30 h) - Ouvido e visto (c/ registo fotográfico) 1 adulto (possivelmente isolado)

Ponto 2
(01:45 h) - 0 registos

Ponto 3 (02:30 h) - Ouvidos 1 adulto e 2 crias

Ponto 4 (?) - 0 registos

Ponto 5 (?) - Ouvidos 2 adultos e 3 crias

Ponto 6 (04:10 h) - Ouvidos 1 adulto e 1 cria (possibilidade de haver mais, dado a grande distância do local e consequente dificuldade de audição)

Nota: Os pontos 1, 3, 5 e 6 distam 1,5 Km entre si.


14.04.2007

Ponto 7 (?) - 0 registos

Ponto 8 (03:00 h) - Ouvidas 3 crias

Ponto 9 (?) - Ouvido 1 adulto (Apesar de em 2004 ter visto o local de nidificação com várias peles de Ouriço, e várias regurgitações com espinhos de Ouriço, 1 crânio de Geneta e 1 pata de Coruja-das-Torres)

Shocked


De Agosto a Novembro de 2007

Ponto 10 (minha casa) e ponto 11 (1km de casa) - Ouvido várias vezes um adulto. Durante este período não tomei quaisquer notas
Crying or Very sad , tal era a frequência com que ouvia este indivíduo, mesmo qui no meio da aldeia. Presumo que andava atrás dos coelhos que aqui existem em bom número.

Nota: Os pontos 8, 9 e 11 são equidistantes, formando um triângulo equilatero.
Wink


Observações/audições de 2008:
(Repetição dos pontos anteriores)

31.03.2008

Ponto 5 (durante o dia) - localização específica do ninho com observação de 3 crias com plumagem completa.

Nota: Observada uma cria de 2007 em avançado estado de decomposição.

05.04.2008

Ponto 3 (?) - Ouvidos 1 adulto e 2 crias


03.05.2008

Ponto 6 (00:30 h) - ouvidas duas crias

Ponto 5 (01:00 h) - ouvida apenas uma cria

pale , o que me deixa de certo modo preocupado! Será que as outras duas terão morrido ou já se terão afastado muito mais do local? Vou tentar confirmar nos próximos dias.

Ponto 3 (01:30 h) - ouvidas duas crias

Ponto 8 (03:15 h) - 0 registos


Por agora é tudo, nos próximos dias 8dependendo da minha disponibilidade) tentarei obter respostas dos restantes pontos. Para já posso concluir que os três locais de nidificação da zona Este/Alcobaça continuam a produzir crias.

Futuramente gostaria de perceber a importância desta área para a reprodução e presença do Bufo-real, comparativamente com outras áreas. Mas para isso terei de perceber qual a abundância da espécie nessas outras áreas, nomeadamente no que respeita à vertente Oeste da Serra-dos-Candeeiros, dado a sua proximidade.

Com a exposição destes dados gostaria de obter alguns feedbacks de modo a poder trocar impressões e aperfeiçoar/complementar estes dados.

Peço desculpas pela extensão deste post e pelo eventual amadorismo com que tenho feito estes registos, de forma autodidata.

Cumprimentos,

Marco Correia
Correia
Correia

Número de Mensagens : 97
Idade : 51
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros
Data de inscrição : 10/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo bubo Empty Re: Bubo bubo

Mensagem por Correia Sex maio 09, 2008 10:10 am

Ontem voltei ao ponto 5, onde havia registado o som apenas de uma cria, mas que anteriormente tinha observado 3 ainda no ninho.

Desta vez fui lá de manhã cedo e comprovei que as crias continuam vivas e supostamente de saúde. Apenas uma permanece na escarpa de nidificação.
Tb foi observado um dos progenitores.

Caso haja interesse da parte de alguém, poderei colocar aqui algumas das fotos destes indivíduos.

Cumprimentos,

Marco
Correia
Correia

Número de Mensagens : 97
Idade : 51
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros
Data de inscrição : 10/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos