Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Programa de apoio à entrada de dados de anilhagem

Ir para baixo

Programa de apoio à entrada de dados de anilhagem Empty Programa de apoio à entrada de dados de anilhagem

Mensagem por APAA Dom Mar 25, 2012 2:46 pm

Caros anilhadores

A rápida evolução no domínio da informática que tem fornecido às organizações ferramentas cada vez mais sofisticadas, coloca também um desafio permanente de actualização. Todos nos lembramos que a aplicação informática fornecida pela Central Nacional de Anilhagem para inserirmos os dados das sessões de anilhagem ocupava a totalidade dos monitores existentes à altura do seu lançamento. A mesma aplicação ocupa apenas uma fracção reduzida dos actuais monitores. O lançamento de novos sistemas de operação e aplicações, nem sempre totalmente compatíveis com as versões passadas, torna a utilização das antigas ferramentas, quaisquer que sejam, cada vez mais difíceis. Em muitos casos, acaba mesmo por as tornar praticamente inúteis.

Este risco, aliado a outras dificuldades na utilização da aplicação da Base de Dados e à escassez de meios permanente com que todos nos deparamos, não podia escapar à atenção da APAA. Iniciámos o processo de dotar os associados de uma aplicação informática que permita a inserção de dados de forma conveniente. A facilidade na edição parece-nos importante para o utilizador, habituado às facilidades de edição de folhas de cálculo e outros programas do género. Poder alterar a ordem das colunas para que fique igual à disposição das colunas das nossas folhas de anilhagem seria outra importante vantagem, até porque contribui para tornar os erros de transcrição menos prováveis. A consistência dos dados é outra das nossas preocupações: pretendemos uma ferramenta que ajude a detectar os erros mais grosseiros, sinalizando os campos em falta ou com conteúdo duvidoso (ver 1.ª figura). Por outro lado, seria importante poder importar e exportar dados de forma a que possam ser lidos por programas como o Excel. A articulação do programa com um servidor pertencente à APAA permitiria, havendo ligação à internet, o acesso a todos os nossos dados, seja de onde for.

É isto que neste momento está a ser feito. A primeira demonstração do trabalho em curso, durante uma reunião de Direcção realizada em finais de Janeiro, foi bem recebida. Esperamos até ao final de 2012 ter notícias mais concretas para todos os associados.

Votos de bom trabalho

APAA - Departamento de Divulgação

Programa de apoio à entrada de dados de anilhagem Menu59


Programa de apoio à entrada de dados de anilhagem Menu60
APAA
APAA

Número de Mensagens : 52
Data de inscrição : 26/04/2008

http://www.apaa.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos