Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lobo na raia (a sul do Douro)

3 participantes

Ir para baixo

Lobo na raia (a sul do Douro) Empty Lobo na raia (a sul do Douro)

Mensagem por paulo dias Qua Abr 18, 2012 7:32 pm

Boas
Descobri este projecto que une Portugal/Espanha no estudo, divulgação e protecção do lobo a sul do Douro na zona da raia. O lobo fascina-me e já tive o privilégio de o observar na natureza (infelizmente uma única vez, mas 2 indivíduos). Essa foi talvez a experiência mais marcante que tive no meio natural.
http://lobonaraia.blogspot.pt/

Boas observações

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lobo na raia (a sul do Douro) Empty Re: Lobo na raia (a sul do Douro)

Mensagem por paulo dias Dom Nov 04, 2012 6:48 am

Boas

Hoje no JN mais um exemplo de "BOM" jornalismo e de "serviço público" na manchete os lobos são "assasinos" e culpados de matar 1500!!!! cabras de um rebanho comunitário de 2500 em 2 anos. O estado pouco faz pela conservação e defesa do ambiente/biodiversidade, a população em geral é pouco sensivel a estas questões e para rematar temos os media (mainstream) com bacoradas e disparates sem limites.


paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lobo na raia (a sul do Douro) Empty Re: Lobo na raia (a sul do Douro)

Mensagem por Upupa epops Dom Nov 04, 2012 8:29 am

Boas

Hoje no JN mais um exemplo de "BOM" jornalismo e de "serviço público" na manchete os lobos são "assasinos" e culpados de matar 1500!!!! cabras de um rebanho comunitário de 2500 em 2 anos. O estado pouco faz pela conservação e defesa do ambiente/biodiversidade, a população em geral é pouco sensivel a estas questões e para rematar temos os media (mainstream) com bacoradas e disparates sem limites.

É bem verdade, não sei para é que foi essa notícia.... parece que querem matar os lobos e que eles são os únicos culpados...
Upupa epops
Upupa epops

Número de Mensagens : 523
Idade : 27
Local : Aveiro
Data de inscrição : 05/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Lobo na raia (a sul do Douro) Empty Re: Lobo na raia (a sul do Douro)

Mensagem por barrento Dom Nov 04, 2012 10:25 am

Boas,
(Paulo Dias, isto não é nada pessoal...)
essa discussão do bom ou mau jornalismo dava pano para mangas... Smile
Não quero estar a defender os maus exemplos, nem o jornalista em causa, que nem conheço, mas parece-me que não podemos pedir mais num país onde as pessoas não querem comprar jornais, onde os estagiários são empurrados a fazer notícias, substituindo os jornalistas, onde aos interessados na natureza e na vida animal não compram a National Geographic porque acham que 3 euros e meio muito caro! Já era tempo de começarmos a mudança em nós mesmos em vez de andarmos sempre a empurrar para os outros: imaginem-se a fazerem uma notícia sobre uma matéria que desconhecem completamente cujo prazo é “pra ontem”... É claro que me vão dizer que os jornais deviam ter jornalistas especializados em determinadas matérias, etc. Concordo. Mas também é preciso que os jornais vendam. Somos nós, público interessado, que temos de “puxar” por eles, não o contrário...
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Lobo na raia (a sul do Douro) Empty Re: Lobo na raia (a sul do Douro)

Mensagem por Upupa epops Dom Nov 04, 2012 11:49 am

O lobo ibérico, em vias de extinção, terá sido responsável, no ano passado, por 2.500 ataques a animais domésticos, acarretando indemnizações de 765 mil euros, mas também foi agredido pelo homem, segundo o Instituto para a Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB).
(retirado do site do JN)

Isto acontece por causa da falta de presas...
Upupa epops
Upupa epops

Número de Mensagens : 523
Idade : 27
Local : Aveiro
Data de inscrição : 05/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Lobo na raia (a sul do Douro) Empty Re: Lobo na raia (a sul do Douro)

Mensagem por paulo dias Dom Nov 04, 2012 6:13 pm

Boas Barrento

Não querendo entrar em polémica e percebendo que os jornalistas e os jornais estão a passar um mau bocado (assim como grande parte dos portugueses nos mais variados sectores), um mau serviço deve ser tratado como tal. Pode ter atenuantes? Concerteza, mas não podemos querer transformar em outra coisa só porque sim. Devo dizer no que respeita ao ambiente (sentido lato) salvo raras exepções têm sido muito maltratado na comunicação social.

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lobo na raia (a sul do Douro) Empty Re: Lobo na raia (a sul do Douro)

Mensagem por barrento Seg Nov 05, 2012 8:15 am

Sem dúvida Paulo Dias! O que eu quis dizer é que também temos de apoiar os bons casos: acho que só assim poderemos começar a ter bom jornalismo. Criticar o mau não chega, até porque estás a dizer-lhes que consumiste esse. Dos bons ninguém fala, ninguém incentiva, ninguém compra (ninguém, quer dizer poucos...).
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Lobo na raia (a sul do Douro) Empty Re: Lobo na raia (a sul do Douro)

Mensagem por paulo dias Seg Nov 05, 2012 11:14 am

Boas Barrento

Estamos de acordo, mas devo dizer que em relação a este Fórum têm surgido algumas críticas menos positivas mas se pesquisares vais encontrar vários exemplos de situações elogiosas lembro-me de vários artigos/iniciativas do Jornal Público e da minha parte artigo da Sábado, vários da revista do Parque Biológico de Gaia (não sei se enquandra no tema em debate), o doc. que passa na RTP2 "Portugal Selvagem", "Ligados à Terra" da RTP1,etc..
Penso até que as opiniões positivas suplantam em larga medida as negativas, não esquecendo que de uma forma geral estamos a falar de uma parcela quase "marginal"(ínfima) da produção jornalística.

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lobo na raia (a sul do Douro) Empty Re: Lobo na raia (a sul do Douro)

Mensagem por barrento Seg Nov 05, 2012 4:32 pm

Boas Paulo, talvez eu não me tenha explicado bem: o que quero dizer é que fazemos muito barulho por coisas más, e no local errado: quanto de nós já nos demos ao trabalho de escrever para esses orgãso de informação/jornalistas dando-lhes conta do erro? E quantos elogiamos da mesma forma os bons trabalhos? Aliás, os bosn limitamo-nos a dizer fixe e pouco mais... por ex, poderíamos criticar positivamente os bons, qualquer um tem coisas a melhorar...
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Lobo na raia (a sul do Douro) Empty Re: Lobo na raia (a sul do Douro)

Mensagem por paulo dias Ter Nov 06, 2012 12:23 pm

Boas Barrento

Concordo.

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lobo na raia (a sul do Douro) Empty Re: Lobo na raia (a sul do Douro)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos