Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado?

5 participantes

Ir para baixo

Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado? Empty Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado?

Mensagem por Araújo da Silva Qua Abr 25, 2012 9:04 am


Viva caríssimos!

Ao final da manhã do dia 24 de abril, vinda dos lados da foz, pousou num areal próximo da ponte velha no estuário do Cávado a ave que apresento nas imagens.

Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado? Avesemabrilde2012015aa



Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado? Avesemabrilde2012011aa



Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado? Avesemabrilde2012003aa



Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado? Avesemabrilde2012001aa




Num primeiro momento, e dado o tamanho da ave, julguei estar perante uma gaivina (talvez a C. niger, com que estou mais familiarizado).

O registo fotográfico saldou-se num autêntico desastre, mas possibilitou-me, já em casa, identificar alguns detalhes que não permitem encaixar esta ave no Género Chlidonias, designadamente a cauda não bifurcada e o “desenho” exibido na parte superior da asa.

Assim, comparei estas imagens com as de alguns guias e ainda com outras que pesquisei na internet e tudo me leva a crer estar perante uma Gaivota-pequena (Hydrocoloeus minutus).

Alguém obsta a esta minha conclusão?


Grato.

Jorge

Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado? Empty Re: Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado?

Mensagem por pedro121 Qua Abr 25, 2012 9:24 am

Correcto, um 2º ano de Gaivota-pequena, muito giro por sinal.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado? Empty Re: Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado?

Mensagem por Helder Vieira Qua Abr 25, 2012 10:32 am

Bons registos Jorge.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado? Empty Re: Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado?

Mensagem por alcedo Qua Abr 25, 2012 2:34 pm

Parabéns, ando há muitos anos a ver se vejo uma Shocked
alcedo
alcedo

Número de Mensagens : 2232
Idade : 63
Local : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 02/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado? Empty Re: Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado?

Mensagem por Inocêncio Oliveira Qui Abr 26, 2012 5:21 am

Um grande achado Jorge,parabéns!

Cumprimentos
Inocêncio Oliveira
Inocêncio Oliveira
Inocêncio Oliveira

Número de Mensagens : 240
Idade : 57
Local : Vila do Conde
Data de inscrição : 25/01/2012

http://birdsofportugal.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado? Empty Re: Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado?

Mensagem por pedro121 Qui Abr 26, 2012 5:28 am

alcedo escreveu:Parabéns, ando há muitos anos a ver se vejo uma Shocked


Humm, aqueles lagos que há no parque da Povoa em dias de grande tempestade em Outubro e Novembro devem funcionar.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado? Empty Re: Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado?

Mensagem por Helder Vieira Qui Abr 26, 2012 6:33 am

pedro121 escreveu:
Humm, aqueles lagos que há no parque da Povoa em dias de grande tempestade em Outubro e Novembro devem funcionar.

Foi precisamente num lago semelhante, mas no parque da cidade do Porto, que observei uma... em tempos idos.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado? Empty Re: Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado?

Mensagem por alcedo Qui Abr 26, 2012 5:33 pm

Nã!!!! das duas uma ou as tempestades destes últimos anos são pequenas ou eu ando a mirar mal Rolling Eyes
alcedo
alcedo

Número de Mensagens : 2232
Idade : 63
Local : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 02/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado? Empty Re: Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado?

Mensagem por pedro121 Sex Abr 27, 2012 9:40 am

alcedo escreveu:Nã!!!! das duas uma ou as tempestades destes últimos anos são pequenas ou eu ando a mirar mal Rolling Eyes

Bem, nos últimos anos não sei, mas este inverno a coisa foi muito tranquila, houve algumas excelentes tempestades logo no Outono, em que apareceram na Etar da Atouguia para alem das gaivotas os falaropos e um painho-de-cauda forcada mas depois disso nada...

É preciso persistir, de preferência antes, durante e depois de uma tempestade com ventos fortes de oeste associados a depressões e a muita ondulação, vais ver que elas mais dia menos dia aparecem.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado? Empty Re: Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado?

Mensagem por pedro121 Sex Abr 27, 2012 9:42 am

Helder Vieira escreveu:
Foi precisamente num lago semelhante, mas no parque da cidade do Porto, que observei uma... em tempos idos.

Os lagos do Parque do Porto devem funcionar muito bem dada a sua proximidade ao mar, quando apareceram aquelas sternas todas não apareceu nenhuma?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado? Empty Re: Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado?

Mensagem por Helder Vieira Sex Abr 27, 2012 1:40 pm

pedro121 escreveu:
Helder Vieira escreveu:
Foi precisamente num lago semelhante, mas no parque da cidade do Porto, que observei uma... em tempos idos.

Os lagos do Parque do Porto devem funcionar muito bem dada a sua proximidade ao mar, quando apareceram aquelas sternas todas não apareceu nenhuma?

Referes-te ao final do verão de 2010? Certo? Só lá fui por uma vez... não andava nenhuma destas.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado? Empty Re: Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado?

Mensagem por alcedo Sex Abr 27, 2012 2:00 pm

Há muitos anos provavelmente mais de 20, numa tempestade, em Fevereiro, com pressões da ordem dos 745 mm, ondas terrificas e inesperadamente uma aberta de sol, no interior do porto de pesca da Póvoa, vi e tirei uns slides, (que se estragaram todos com fungos, não tenho saudades nenhumas do analógico Evil or Very Mad ) de mais de uma vintena de Hydrobates pelagicus e se calhar Oceanites oceanicus e um falaropo de bico grosso esteve a menos de 3 metros de mim a boiar como uma rolha, isto num mar desfeito mesmo no interior do porto.
Foi uma vez sem exemplo... e gaivotinha não tenho ideia
alcedo
alcedo

Número de Mensagens : 2232
Idade : 63
Local : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 02/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado? Empty Re: Hydrocoloeus minutus no estuário do Cávado?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos