Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ID Gaivota no estuário do Cávado

5 participantes

Ir para baixo

ID Gaivota no estuário do Cávado Empty ID Gaivota no estuário do Cávado

Mensagem por Araújo da Silva Seg maio 14, 2012 6:22 am

Viva caríssimos!

Na cinzenta manhã do dia 11 de maio de 2012, ao “varrer” o bando de gaivotas que repousava na restinga do rio Cávado, retive-me na menor dimensão de um dos indivíduos.

ID Gaivota no estuário do Cávado Larus1




Aproximei-me e fiquei convencido de que estava perante uma Gaivota-de-cabeça-preta (Ichthyaetus melanocephalus).

ID Gaivota no estuário do Cávado Larus2




Mas, ao levantar voo, a ave exibiu um padrão na asa que me intrigou.

ID Gaivota no estuário do Cávado Larus3w




Será que me enganei na identificação?

Cumprimentos

Jorge


Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota no estuário do Cávado Empty Re: ID Gaivota no estuário do Cávado

Mensagem por pedro121 Seg maio 14, 2012 7:24 am

Boa tarde Jorge,

Sim, de facto enganaste-te na ID, para alem do tamanho, repara no padrão das asas, da cauda, do tamanho muito próximo de uma fuscus, do cinza muito claro do dorso, no típico formato da cabeça e bico e na cor das patas... Very Happy Very Happy

Tens que pensar um bocadinho para alem das espécies típicas da zona, mas deves conseguir chegar lá, se disser que é uma das espécies típicas do Algarve. Foi pena ter sido um 2º ano, apareceram na semana passada varias na costa ocidental de 3º ano que são mais interessantes.


pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota no estuário do Cávado Empty Re: ID Gaivota no estuário do Cávado

Mensagem por pedro121 Seg maio 14, 2012 7:28 am

E parabéns pela nova espécie para o distrito!
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota no estuário do Cávado Empty Re: ID Gaivota no estuário do Cávado

Mensagem por Araújo da Silva Seg maio 14, 2012 8:12 am

O quê? Uma audouinii?????
Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota no estuário do Cávado Empty Re: ID Gaivota no estuário do Cávado

Mensagem por pedro121 Seg maio 14, 2012 8:33 am

Araújo da Silva escreveu:O quê? Uma audouinii?????

Bingo!!!


Esta apareceu na lagoa de Obidos e em Peniche a semana passada:

http://www.flickr.com/photos/44092060@N08/7144342817/in/photostream

Mas apareceu pelo menos uma a norte do Cavado, na Galiza.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota no estuário do Cávado Empty Re: ID Gaivota no estuário do Cávado

Mensagem por PNicolau Seg maio 14, 2012 8:40 am

Ainda bem que isto se deu porque já devo ter deixado escapar bastantes destas pensando que eram melanocephalus.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota no estuário do Cávado Empty Re: ID Gaivota no estuário do Cávado

Mensagem por pedro121 Seg maio 14, 2012 8:46 am

PNicolau escreveu:Ainda bem que isto se deu porque já devo ter deixado escapar bastantes destas pensando que eram melanocephalus.

Bastantes talvez não, mas é fácil não reparar nos 1º invernos que aparecem na costa Ocidental em Agosto e Setembro, e mesmo nas aves de 2º ano, mais fácil são as outras idades, mas eu não estava nada á espera de ver uma na Lagoa em Maio. Para as aves de 2º ano a chave é o tom de cinzento+as patas cinzentas+a cauda preta com uropigio branco, e o tamanho.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota no estuário do Cávado Empty Re: ID Gaivota no estuário do Cávado

Mensagem por PNicolau Seg maio 14, 2012 8:51 am

pedro121 escreveu:
PNicolau escreveu:Ainda bem que isto se deu porque já devo ter deixado escapar bastantes destas pensando que eram melanocephalus.

Bastantes talvez não, mas é fácil não reparar nos 1º invernos que aparecem na costa Ocidental em Agosto e Setembro, e mesmo nas aves de 2º ano, mais fácil são as outras idades, mas eu não estava nada á espera de ver uma na Lagoa em Maio. Para as aves de 2º ano a chave é o tom de cinzento+as patas cinzentas+a cauda preta com uropigio branco, e o tamanho.
E já agora também o bico. Olhando bem não me lembro de nenhuma outra gaivota com um bico daqueles.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota no estuário do Cávado Empty Re: ID Gaivota no estuário do Cávado

Mensagem por pedro121 Seg maio 14, 2012 8:52 am

PNicolau escreveu:
E já agora também o bico. Olhando bem não me lembro de nenhuma outra gaivota com um bico daqueles.

Sim, o bico e a cabeça são muito caracteristicos, mas num bando de gaivotas a dormir... Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota no estuário do Cávado Empty Re: ID Gaivota no estuário do Cávado

Mensagem por PNicolau Seg maio 14, 2012 8:54 am

pedro121 escreveu:
PNicolau escreveu:
E já agora também o bico. Olhando bem não me lembro de nenhuma outra gaivota com um bico daqueles.

Sim, o bico e a cabeça são muito caracteristicos, mas num bando de gaivotas a dormir... Very Happy Very Happy
Pois, tens razão! Laughing
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota no estuário do Cávado Empty Re: ID Gaivota no estuário do Cávado

Mensagem por Helder Vieira Seg maio 14, 2012 1:57 pm

Grande achado Jorge cheers
Boas fotos, particularmente a última.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota no estuário do Cávado Empty Re: ID Gaivota no estuário do Cávado

Mensagem por Araújo da Silva Ter maio 15, 2012 6:00 am

PNicolau escreveu:Ainda bem que isto se deu porque já devo ter deixado escapar bastantes destas pensando que eram melanocephalus.


Vem mesmo a propósito!

Ainda no último domingo discutia com o João Lourenço sobre o que é um “verdadeiro” observador de aves. O João faz parte dos poucos que se dedica ao estudo lúdico das aves desde tempos anteriores ao advento da fotografia digital e que, além dos apontamentos nos cadernos de campo, se limitam a registar na memória as belas imagens das nossas aves. Julgo que ninguém me levará a mal se confessar que olho para estes “bravos” numa perspetiva romântica – um bom guia de campo no bolso, bons binóculos pendurados ao pescoço, muito saber, paixão e… chega!

Agora, é difícil fazer um percurso ornitológico sem tropeçar num fotógrafo da natureza bem camuflado e imóvel durante horas à espera de conseguir as deliciosas imagens com que nos presenteiam diariamente. Belos guarda-rios, belas poupas, belos chapins e trepadeiras, cuidadosamente selecionados para nos alimentarem o nosso sentido de estética, algumas descobertas interessantes, mas também tanta coisa passada ao lado e ignorada só porque a luz naquele dia não era a melhor e não valia a pena estar a carregar para o campo a pesada teleobjetiva, o tripé e sei lá quantos apetrechos mais.

Cá para mim, gosto de me colocar entre ambos. Pouco percebo de fotografia e considero-me um simples aprendiz de ornitologia. E tenho muita vontade de descobrir. Perder-me à espera de uma boa imagem? Não, há muito mais para ver. Mas a minha modesta máquina fotográfica tem-me dado cá um proveito… É que in loco nem sempre é fácil registar algumas caraterísiticas essenciais para o correto diagnóstico de uma espécie observada. Não fosse esta “companheira”, não teria seguramente descoberto esta e outras gaivotas e já tantas outras espécies que vocês me ajudaram a identificar através das imagens que com ela obtenho.

Um grande bem-haja a quem neste espaço me tem ajudado no meu percurso de aprendizagem, em particular ao Pedro Ramalho que não se cansa de partilhar os seus preciosos conhecimentos.

E um abraço,

Jorge

Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota no estuário do Cávado Empty Re: ID Gaivota no estuário do Cávado

Mensagem por Araújo da Silva Ter maio 15, 2012 6:07 am

pedro121 escreveu: Mas apareceu pelo menos uma a norte do Cavado, na Galiza.

Segundo a Sociedade Galega de Ornitoloxía (SGO): «En Galicia apareceron dous exemplares diferentes (Pontevedra e Coruña)»

Helder, põe a malta da foz do Douro atenta!
Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota no estuário do Cávado Empty Re: ID Gaivota no estuário do Cávado

Mensagem por pedro121 Ter maio 15, 2012 6:46 am

Araújo da Silva escreveu:
Mas a minha modesta máquina fotográfica tem-me dado cá um proveito… É que in loco nem sempre é fácil registar algumas caraterísiticas essenciais para o correto diagnóstico de uma espécie observada. Não fosse esta “companheira”, não teria seguramente descoberto esta e outras gaivotas e já tantas outras espécies que vocês me ajudaram a identificar através das imagens que com ela obtenho.

A maquina fotografica é para mim uma ferramenta essencial para o observador, faz parte do kitt minimo a levar para o campo, isto para os observadores que pretendem evoluir, em tempos os cadernos de campo e alguma capacidade para o desenho eram imprescindiveis hoje em dia o mesmo efeito é obtido com uma maquina, nem sempre é possivel tirar fotos (maritimas por exemplo), mas quando temos duvidas é só fazer click e depois pensar no assunto, e acreditem que só de gaivotas estranhas eu tenho MUITOS megas de fotos!!! Para ir pensando... Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota no estuário do Cávado Empty Re: ID Gaivota no estuário do Cávado

Mensagem por José Frade Ter maio 15, 2012 7:16 am

Araújo da Silva escreveu:
PNicolau escreveu:Ainda bem que isto se deu porque já devo ter deixado escapar bastantes destas pensando que eram melanocephalus.

Cá para mim, gosto de me colocar entre ambos. Pouco percebo de fotografia e considero-me um simples aprendiz de ornitologia. E tenho muita vontade de descobrir. Perder-me à espera de uma boa imagem? Não, há muito mais para ver. Mas a minha modesta máquina fotográfica tem-me dado cá um proveito… É que in loco nem sempre é fácil registar algumas caraterísiticas essenciais para o correto diagnóstico de uma espécie observada. Não fosse esta “companheira”, não teria seguramente descoberto esta e outras gaivotas e já tantas outras espécies que vocês me ajudaram a identificar através das imagens que com ela obtenho.

Um grande bem-haja a quem neste espaço me tem ajudado no meu percurso de aprendizagem, em particular ao Pedro Ramalho que não se cansa de partilhar os seus preciosos conhecimentos.

E um abraço,

Jorge

Penso exactamente assim.
Embora já tenha sido criticado por fotografar tudo e mais alguma coisa, não vou deixar de o fazer, pois foi assim que consegui algumas raridades sem o saber.
Ainda bem que existe pessoas como o Pedro, entre outros, sempre dispostos a ajudar, embora alguns achem que devia-mos estar mais atentos no campo, mas nem todos têm o conhecimento que já atingiram uma grande maioria.

Abraço.
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4819
Idade : 57
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota no estuário do Cávado Empty Re: ID Gaivota no estuário do Cávado

Mensagem por Helder Vieira Ter maio 15, 2012 8:27 am

Araújo da Silva escreveu:
Helder, põe a malta da foz do Douro atenta!

Vou tentar estar atento, infelizmente só lá posso dar um salto no fim de semana.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota no estuário do Cávado Empty Re: ID Gaivota no estuário do Cávado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos