Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Verdes exortam UE a apostar em energias renováveis

Ir para baixo

Verdes exortam UE a apostar em energias renováveis Empty Verdes exortam UE a apostar em energias renováveis

Mensagem por Andorinha-dáurica Dom Jul 01, 2007 2:10 pm

Verdes exortam UE a apostar em energias renováveis

Os partidos ecologistas do Mediterrâneo exortaram hoje a União Europeia a apostar em energias renováveis e na eficiência energética, a abandonar progressivamente o nuclear e a tornar-se uma referência para os Estados Unidos no combate às alterações climáticas.
O desafio foi lançado no «Seminário Mediterrânico» sobre «Energia, Transportes e Quioto - soluções para a equação», que reuniu cerca de 60 representantes de partidos verdes de países europeus do Mediterrâneo, incluindo alguns que não pertencem à União Europeia.

Segundo a deputada Heloísa Apolónia, do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), a União Europeia deve definir, desde já, «medidas e objectivos concretos para período pós-Quioto, ou seja, para uma fase posterior a 2012».

«Não queremos que se entre numa lógica de comércio de emissões. Queremos que se definam objectivos muito concretos e exigentes para o período imediatamente a seguir e que a União Europeia se promova a si própria como um exemplo para os EUA, que vergonhosamente se têm desvinculado do combate às alterações climáticas», disse Heloísa Apolónia.

«O nuclear também não é resposta para o problema das alterações climáticas», acrescentou Heloísa Apolónia, defendendo a União Europeia «deve recusar liminarmente a energia nuclear através do seu não financiamento» e «incentivar os estados que optaram pelo nuclear, numa determinada época histórica, para que, paulatinamente, vão rejeitando e abandonando essa pseudo-solução».

Uma ideia corroborada por Evi Theopemptou, do Partido Verde do Chipre e coordenadora dos Verdes Europeus, que apontou a poupança de energia e eficiência energética como uma prioridades para os países mediterrânicos e defendeu a aposta da União Europeia em novas formas de energia.

«A energia solar ainda é cara mas parece ser a única alternativa real para substituirmos os combustíveis fósseis sem recorrermos à energia nuclear», disse.

«Hoje ainda não é possível - poderemos atingir cerca de 20 por cento de energias renováveis -, mas, com o avanço da tecnologia e investigação, aquilo que neste momento nos parece impossível poderá tornar-se realidade», acrescentou Evi Theopemptou.

Para os «Verdes» europeus, tão importante como a aposta nas energias renováveis é a poupança e a melhoria da eficiência energética que, na área dos transportes, deverá passar por maiores investimentos na ferrovia.

Diário Digital / Lusa

01-07-2007 15:23:25
Andorinha-dáurica
Andorinha-dáurica
Moderador

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos