Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna)

+3
PedroSeixas
Gonçalo Elias
MiguelRodrigues
7 participantes

Ir para baixo

ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna) Empty ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna)

Mensagem por MiguelRodrigues Qua maio 28, 2008 4:21 pm

Sapal de Castro Marim, zona das salinas.
28 de Maio
Casal com comportamento de protecção (das gaivotas) e de despiste de atenção (a mim!)

Comecei por avistar um dos membros do casal a perseguir insistentemente uma gaivota. Quando me aproximei um pouco mais, começaram a circundar-me e a pousar continuamente na água muito  próximo de mim e afastando-se do que local onde enfrentaram as gaivotas.

Aproximando-me aida mais, consegui localizar sete crias que não tenho a certeza se eram desta espécie (estavam ainda bastante longe). No entanto, não se encontrava qualquer outro pato adulto nas proximidades, as crias estavam sozinhas. Afastaram-se a nadar em direcção a um bando de flamingos e mergulhões de crista. Os círculos descritos pelos adultos eram grosseiramente centrados nesta salina.

Algém tem mais informação sobre a nidificação desta espécie no sul da Península Ibérica?

MiguelRodrigues

Número de Mensagens : 38
Local : Minho; Algarve
Data de inscrição : 05/04/2008

http://arvores-do-sul.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna) Empty Re: ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua maio 28, 2008 4:23 pm

Olá Miguel,

A espécie nidificou em Castro Marim há meia dúzia de anos atrás. Se tiveres interesse posso procurar os detalhes, nomeadamente data exacta do registo, número de indivíduos e referência.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna) Empty Re: ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna)

Mensagem por MiguelRodrigues Qua maio 28, 2008 4:31 pm

Ok, isso era óptimo!

Podes enviar-me para lmprodrigues@gmail.com ?

Obrigado!

Mig

MiguelRodrigues

Número de Mensagens : 38
Local : Minho; Algarve
Data de inscrição : 05/04/2008

http://arvores-do-sul.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna) Empty Re: ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna)

Mensagem por PedroSeixas Qua maio 28, 2008 5:43 pm

Olá Miguel Rodrigues e Gonçalo Elias:

São óptimas noticias!

Gonçalo Elias: se não for muito incomodo também gostava de saber esses detalhes Very Happy

Um abraço,

Pedro Seixas
PORTUGAL

PedroSeixas

Número de Mensagens : 741
Data de inscrição : 09/01/2008

http://pedroseixas2002.hostzi.com

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna) Empty Re: ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui maio 29, 2008 12:50 am

Dado que houve mais de um pedido, opto por colocar aqui a informação sobre a nidificação dos patos-brancos em Castro Marim.

Por aquilo de que tenho conhecimento verbalmente, a nidificação de um casal foi confirmada em Junho de 2000. Não sei se a informação chegou a ser publicada (não consigo encontrar nenhuma referência) mas esta informação irá constar do Novo Atlas.

Este pato nidifica em pequenos números no sul de Espanha, tendo os principais núcleos reprodutores no Delta do Ebro e na zona de Alicante. Em 1998 foi confirmada a sua nidificação nas Marismas do Guadalquivir.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna) Empty Re: ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna)

Mensagem por Alexandre_Leitão Qui maio 29, 2008 8:50 am

Meus caros:
De acordo com os dados publicados no Noticiário Ornitológico SPEA, existem mais alguns registos para além dos mencionados:

Este ano foi de novo detectada a nidificação de Tadorna tadorna nos Salgados do Fialho, na zona da Ria Formosa, tal como acontecera no ano passado na mesma localidade, onde Georg Schreier detectou 2 casais com crias.

Em 2005 esta mesma espécie nidificou na zona do Sapal de Castro Marim, aparentemente só 1 casal

Em 2006 também criou pelo menos 1 casal em Castro Marim.

Fica aqui a informação
Cumprimentos a todos
Alexandre Leitão
Alexandre_Leitão
Alexandre_Leitão

Número de Mensagens : 91
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna) Empty Re: ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna)

Mensagem por MiguelRodrigues Qui maio 29, 2008 4:15 pm

Bem, parece que a espécie continua fiel ao Algarve.

Será que são os mesmos casais nas mesmas áreas?

Obrigado a todos pela info!

Abraços,

Mig

MiguelRodrigues

Número de Mensagens : 38
Local : Minho; Algarve
Data de inscrição : 05/04/2008

http://arvores-do-sul.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna) Empty ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna)

Mensagem por David Rodrigues Dom Jul 19, 2015 12:02 pm

É uma espécie que tem aumentado em Portugal como nidificante, quer em número de casais, quer em área de nidificação.
Há 2 anos nidificou na Ria de Aveiro e provavelmente terão sobrevivido 2 ninhadas.
Com o EVOA passei a observar esta espécie regularmente e a 6 de Junho contei 33 indivíduos nesse local.
Dada a ecologia desta espécie é interessante/fundamental saber onde os bichos fazem a muda das primárias!...

Há anos que ando para adicionar esta espécie ao pt-ducks. Vamos ver se consigo até ao fim do próximo mês... What a Face

www.pt-ducks.com

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna) Empty Re: ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna)

Mensagem por António Cláudio Heitor Qui Jul 23, 2015 3:10 pm

Olá David
Podes acrescentar nidificação confirmada no Tejo este ano.
Abraço
Cláudio

António Cláudio Heitor

Número de Mensagens : 74
Idade : 48
Data de inscrição : 03/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna) Empty Re: ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna)

Mensagem por David Rodrigues Qui Jul 23, 2015 3:38 pm

Olá Cláudio,
Sei que nidificam no Tejo há vários anos e a contagem que referi do EVOA mostra que serão já um número engraçado.
Lembrei-me agora que um dos machos que vi este em Junho, não sei se será o mesmo que vi há 3 anos no Inverno, tem anilha metálica mas em ambas ocasiões estava demasiado longe para ler qualquer coisa - já não peço uma marca nasal mas uma anilha colorida tinha servido... What a Face
Esta semana recebi do Carlos Pedrosa a confirmação de 2 ninhadas na Ria de Aveiro, observadas no Sábado passado.

www.pt-ducks.com

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna) Empty Re: ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jul 23, 2015 4:09 pm

No Algarve a população nidificante é já considerável e parece estar a expandir-se para oeste.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna) Empty Re: ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna)

Mensagem por David Rodrigues Dom Ago 23, 2015 11:09 am

Adicionei esta espécie nas fotos do www.pt-ducks.com. O vídeo fica para quando tiver tempo de fazer a montagem...

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna) Empty Re: ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom maio 12, 2019 11:32 am

A expansão desta espécie tem sido brutal, agora até já estão a nidificar em Aveiro.

E pensar que nos meus primeiros 17 anos de observação (1987 a 2004) apenas vi a espécie uma vez em Portugal...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna) Empty Re: ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna)

Mensagem por pedro121 Dom maio 12, 2019 11:45 am

Gonçalo Elias escreveu:A expansão desta espécie tem sido brutal, agora até já estão a nidificar em Aveiro.

E pensar que nos meus primeiros 17 anos de observação (1987 a 2004) apenas vi a espécie uma vez em Portugal...

Mas tu és meio cegueta. Very Happy Very Happy

Já agora, esse aumento será devido a que? protecção das zonas húmidas litorais(leia-se proibição da caça)? aumento de habitat?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna) Empty Re: ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom maio 12, 2019 11:49 am

pedro121 escreveu:Mas tu és meio cegueta. Very Happy Very Happy

Está explicado então! Very Happy

pedro121 escreveu:Já agora, esse aumento será devido a que? protecção das zonas húmidas litorais(leia-se proibição da caça)? aumento de habitat?

Arranjei uns óculos novos Cool
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna) Empty Re: ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna)

Mensagem por pedro121 Dom maio 12, 2019 1:47 pm

Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna) Empty Re: ESPÉCIE: Pato-branco (Tadorna tadorna)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos