Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aterro de lamas perigosas com 30 anos começa a desaparecer

Ir para baixo

Aterro de lamas perigosas com 30 anos começa a desaparecer Empty Aterro de lamas perigosas com 30 anos começa a desaparecer

Mensagem por jheitor Qui maio 31, 2012 12:30 pm

Aterro de lamas perigosas com 30 anos começa a desaparecer

31- 5- 2012

fonte : tvi24.iol.p

Uma das 12 bacias com lamas oleosas provenientes do complexo petroquímico de Sines, que começaram a ser depositadas em Santo André há 30 anos, já está vazia.

De acordo com Octávio Almeida, administrador da Águas de Santo André, empresa pública que gere o aterro localizado no concelho de Santiago do Cacém, em declarações à Lusa, a limpeza da primeira bacia de lamas industriais perigosas reduziu o passivo ambiental em cerca de 12 mil toneladas.

No aterro de Santo André estavam depositadas perto de 140 mil toneladas de resíduos.

Cada bacia deverá demorar dois meses a ser limpa, estando a conclusão deste processo prevista para o final de 2013.

Diariamente, estão a sair do aterro entre 10 e 15 camiões carregados com lamas, com destino aos dois centros de tratamento de resíduos perigosos localizados no concelho de Chamusca.

Segundo Octávio Almeida, «à vista», o terreno «não parece estar contaminado», dado que «a argila mantém a sua cor natural», mas serão feitas análises para confirmar esta suspeita.

O aquífero que abastece a região também está a ser controlado, para verificar se a remoção das lamas interfere com a qualidade da água, esclareceu o administrador.

Depois do aterro totalmente limpo dos resíduos perigosos, o espaço, com cerca de 12 hectares, será requalificado e reflorestado.

Esta obra, comparticipada em 70% por fundos comunitários, está orçada em 11,5 milhões de euros e os trabalhos estão a ser efetuados por um consórcio de empresas portuguesas.

Há sete anos que o aterro de Santo André não recebe lamas industriais perigosas, sendo estas diretamente encaminhadas para os centros de tratamento na Chamusca.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/sines-santo-andre-refinaria-galp-ambiente-tvi24/1352193-4071.html
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos