Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Investigadores da UC resolvem problema dos resíduos provenientes da indústria de Ovoprodutos

Ir para baixo

Investigadores da UC resolvem problema dos resíduos provenientes da indústria de Ovoprodutos  Empty Investigadores da UC resolvem problema dos resíduos provenientes da indústria de Ovoprodutos

Mensagem por jheitor Ter Jun 05, 2012 3:19 am

Investigadores da UC resolvem problema dos resíduos provenientes da indústria de Ovoprodutos

Terça-feira, 05 Junho 2012 09:51

fonte : ptjornal.com

O que fazer aos milhares de toneladas de resíduos de casca de ovo, produzidas por ano, em Portugal, e que não podem ser colocados em aterros? O problema foi colocado, há cerca de três anos, pela indústria nacional de ovoprodutos (produtos resultantes da transformação dos ovos) à equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), liderada por Margarida Quina.
A equipa começou por consultar a literatura científica sobre o tema e verificou que as soluções eram escassas porque esta é uma vertente ainda muito pouco estudada. Partiu, então, para o estudo de soluções que permitissem, não só resolver um problema ambiental, mas também obter um material útil para os solos. Optaram por procurar resíduos de outras indústrias que pudessem contribuir para a valorização, utilizando o processo de compostagem que permite precisamente transformar, por via biológica, resíduos em corretivos de solos.
Após vários estudos e experiências, os investigadores de Coimbra conseguiram uma mistura equilibrada, recorrendo a resíduos de casca de ovo, casca de batata, relva e casca de arroz, com propriedades corretivas dos solos com défice de alguns nutrientes, nomeadamente cálcio, e capaz de remediar solos contaminados por metais pesados.
Apesar de não ser uma tecnologia recente, «o processo de compostagem tem vindo a ganhar relevância nos sistemas de gestão de resíduos urbanos e industriais, sendo possível criar condições para que o calor libertado, permita atingir temperaturas termofílicas (superiores a 40 ºC), fundamentais para obter um material humificado e sem contaminação microbiológica relevante», explica a coordenadora da pesquisa, Margarida Quina.
Para potenciar as propriedades de cada um dos quatro resíduos utilizados, por forma a conseguir uma composição química equilibrada, os investigadores monitorizaram as reações bioquímicas em reatores laboratoriais, através de variáveis como por exemplo, a temperatura, a concentração de oxigénio, humidade, e a matéria orgânica, entre outras. No final, os compostos produzidos são avaliados, no mínimo, em relação à sua composição química, estabilidade, e fitotoxicidade.
Assim, «este estudo permitiu combinar quatro resíduos com propriedades complementares de modo a obter um material que pode, em larga medida, substituir aditivos químicos habitualmente usado como corretivos de solos», conclui também a docente do Departamento de Engenharia Química da UC. O estudo vai agora entrar na fase da análise da interação do composto com o solo, ou seja, os investigadores vão avaliar o comportamento do solo ao novo aditivo. Coimbra, 5 de junho de 2012

http://www.ptjornal.com/201206058488/geral/autores/investigadores-da-uc-resolvem-problema-dos-residuos-provenientes-da-industria-de-ovoprodutos.html
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos