Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Évora avança com sistema de gestão de resíduos de construção e demolição

Ir para baixo

Évora avança com sistema de gestão de resíduos de construção e demolição Empty Évora avança com sistema de gestão de resíduos de construção e demolição

Mensagem por jheitor Seg Jul 02, 2012 3:11 am

Évora avança com sistema de gestão de resíduos de construção e demolição

02.07.2012

fonte : publico.pt

Um novo sistema de gestão de resíduos de construção e demolição entrou em funcionamento, neste domingo, em seis concelhos do distrito de Évora.

O Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Construção e Demolição foi criado pela Gesamb (Gestão Ambiental e de Resíduos) para servir, sobretudo, os pequenos “produtores” deste tipo de resíduos.

“Os municípios são responsáveis pela gestão das obras isentas de licença ou sem comunicação prévia e a Gesamb avançou com este sistema para responder a estes pequenos produtores” de resíduos, embora o projecto também esteja disponível para outros, disse a directora-geral da empresa, Cátia Borges.

Uma tonelada de resíduos, por dia, é “o limite” para cada um dos pequenos produtores, explicou, esclarecendo que tal foi definido para que seja possível “gerir a capacidade de armazenamento nos ecocentros”.

Numa fase inicial, o sistema da empresa intermunicipal de gestão ambiental e de resíduos vai abranger seis dos sete ecocentros do distrito (Borba, Estremoz, Montemor-o-Novo, Mora, Reguengos de Monsaraz e Vendas Novas). Os resíduos poderão ser entregues nestes ecocentros, prevendo-se que o sistema entre em pleno funcionamento em Novembro.

“Neste período intermédio de quatro meses, só teremos recepção nos ecocentros e recolha em obra”, sendo que “a valorização dos resíduos só arranca em Novembro, com a entrada em funcionamento da Unidade de Valorização em Évora”, avançou Cátia Borges.

De acordo com a responsável, esta unidade, cuja construção começou na semana passada, num investimento de 150 mil euros, vai permitir transformar os resíduos inertes para que possam ser utilizados na recuperação de caminhos rurais ou para serem incorporados novamente em obras.

A Gesamb é a responsável pela gestão e exploração do Sistema Intermunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (SIRSU) do distrito de Évora, integrando 12 dos 14 concelhos da região. Os que concelhos que não estão abrangidos são Portel e Viana do Alentejo, que fazem parte do sistema da Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL).


http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1552922
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos