Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Passeio pela Beira Interior

2 participantes

Ir para baixo

Passeio pela Beira Interior Empty Passeio pela Beira Interior

Mensagem por pedro121 Sex Jun 13, 2008 4:15 am

Boas

No passado fim de semana e aproveitando a “ponte” fui dar uma volta pelo Tejo Internacional, dado que observo aves mais a serio á pouco mais de um ano, fui para mim uma oportunidade de ver varias espécies que não se encontram na minha zona, o passeio durou 4 dias mas só o 1º foi inteiramente dedicado as aves, os restantes tiveram que ser divididos entre a observação e os passeios pelos locais turísticos.


1º Dia

A visita começou pelas Portas do Ródão onde as espécies mais significativas observadas foram:

Gyps fulvus

Emberiza cia, um macho espectacular a menos de 6 metros, só foi pena que as minhas capacidades como fotografo não lhe tenham feito justiça, foquei tudo menos a ave…

Ptyonoprogne rupestris, na ponte sobre o Rio para alem de serem várias, estavam pousadas a apanhar sol o que facilita a observação


Na estrada entre Castelo Branco e Rosmaninhal

Pica pica, mais junto a Castelo Branco, á medida que avançava deixei de as ver e comecei a ver só Cyanopica cyanus

Cyanopica cyanus, aos montes, a espécie é mesmo muito abundante por estas zonas

Lanius senator, não são comuns no Oeste mas aqui dá a impressão que em cada poste existe 1.
Oriolus oriolus, foi especialmente gratificante a quantidade de Papa Figos observada, era uma espécie que eu só tinha tido oportunidade de ver de fugida, tive finalmente ocasião para os observar com “tempo”.

Alectoris rufa, um dos momentos mais curiosos passou-se quando parei o carro para observar duas pegas azuis que estava a observar algo na base da Oliveira onde estavam pousadas, claro que assim que parei, as pegas levantaram voo, mas observando a base da oliveira constato que estava lá abrigada uma fêmea de perdiz com a sua ninhada, pelos vistos interrompi o almoço das pegas…

Já perto do Rosmaninhal observei uma rapina parada num poste á beira da estrada que ainda não consegui identificar, tenho que colocar as fotos aqui, pode ser que alguém tenha uma ideia.

Já no Rosmaninhal tive oportunidade de observar um esquadrão de Grifos que seguiam na direção do Tejo, e uma Hirundo daurica que estava misturada com alguns juvenis de Hirundo rústica, na área á volta do Rosmaninhal para alem das espécies anteriormente mencionadas encontrei também:
Lullula arborea
Galerida theklae
Tachybaptus ruficollis, quatro crias quase do tamanho de um adulto numa charca na estrada para Segura

Como estava a ficar apertado pelo tempo segui para Segura, vi varias rapinas no caminho mas ou eram de espécies “vulgares” ou estavam demasiado longe para identifica-las.

Em Segura parei o carro mesmo ao lado de uma macho de Emberiza cirlus, que foi simpático em não me ligar nenhuma e me deixar tirar as fotos á vontade, ele estava mesmo confortável com a proximidade de seres humanos.

Observado o penhasco, lá consegui observar 1 grifo pousado, menos mal pensei eu já é alguma coisa, estava eu a observa-lo quando a minha companheira chama-me a atenção para o facto de estarem a levantar vários grifos que estavam pousados na outra escarpa e que eu não tinha visto… típico, ela tem melhor olho para a coisa do que eu… no espaço de segundos tinha mais de uma dezena de Grifos a ganhar altura, simplesmente espectacular, na ponte internacional o destaque vai para um Monticola solitarius que estava pousado no posto fronteiriço do lado espanhol e que permitiu uma aproximação muito boa.

Continuando para Penamacor onde ia pernoitar, vi um corvídeo parado num eucalipto, pelo tamanho pareceu-me demasiado grande para ser uma Corvus corone, nova paragem do carro, assim que o carro para a ave levanta, e aqui fiz a asneira, tentei fotografar com a direita e observar com a esquerda…escusado será dizer que não resultou e fiquei na mesma sem saber se era ou não um Corvus Corax, volto a entrar no carro, super bem disposto como é natural, quando a minha condutora faz uma paragem de emergência, outro corvídeo a passar por cima de nos a baixa altura, desta vez não tentei fazer duas coisas ao mesmo tempo, pelo grande tamanho e pela cauda em cunha perfeitamente visível era realmente um Corvus Corax.

Para acabar o dia com chave de ouro, observei um casal de Aquila perto de Idanha a Nova, elas ainda estavam a alguma altura, mas mesmo assim valeu a pena.


2º Dia
Zona á volta de Penamacor
No domingo mantive-me na zona de Penamacor, mas ainda fui dar umas voltas, para alem dos passeriformes mais comuns, ainda vi algumas coisas interessantes para mim:
Luscinia megarhynchos, incluindo um maluco que me apareceu quando estava a tentar observar uma alvelola cinzenta e que foi muito mais simpático que a alvelola que não parava quieta…
Num pinhal perto de Benquerença passou por mim um bando misto de chapins (não é cedo??) com rabilongos, azuis e de crista, mas só consegui ver bem um macho de rabilongos, os outros passaram demasiado rápido.

3º Dia
Comecei em Idanha pela manha:
Hippolais polyglotta, um macho a cantar, é sempre simpático
Hieraaetus pennatus, fase clara
E o achado do dia um juvenil de Sylvia hortensis
Em Mosanto a abundância de Monticola solitarius era grande, mas as fêmeas eram escassas.
Continuando para Penha Garcia, para alem de mais melros azuis, apareceu um Pernis apivorus e uma fêmea de Cia.
No regresso ainda consegui ver mais algumas coisas de interesse, a viagem foi sem duvida proveitosa e o tempo ajudou.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Passeio pela Beira Interior Empty Re: Passeio pela Beira Interior

Mensagem por Miguel Gaspar Sex Jun 13, 2008 9:08 am

Viva Pedro,

esses passeios de fim-de-semana com a "cara-metade" são formidáveis!

Ao ler esta tua crónica lembrei-me imediatamente duns diazinhos assim semelhantes aos teus, em que levei a, já então, minha mulher até ao Gerês. Observei aves e andámos pelo Parque.

Foram 4 dias inesquecíveis. Já falámos entre nós e iremos voltar...
mas desta vez já levamos a "prol".

Gaspar

Miguel Gaspar

Número de Mensagens : 57
Idade : 50
Local : Moita
Data de inscrição : 23/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos