Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"Galeridas"

4 participantes

Ir para baixo

"Galeridas" Empty "Galeridas"

Mensagem por Pedro Pereira Sex Jun 13, 2008 1:32 pm

As "Galeridas" são bichos que me estão sempre a surpreender...chegam até a conviver as duas espécies lado a lado...vedação cristata...vedação lá mais à frente Theklae (téclas)...mas seja como for, em geral *, ambas as espécies surgem tipicamente em áreas abertas, no máximo em habitats com árvores dispersas...na Companhia das Lezírias observei um casal de "téclas" numa pequenissima clareira de matos densos, no meio de um pinhal (bravo) com 4 metros de altura com 70% de cobertura, terreno plano, arenoso, sem uma unica rocha. um dos individuos estava inclusivamente pousado no topo de um pinheiro trasportando "palhotas" para o ninho, enquanto o outro cantava em voo. Este habitat é bastante ultilizado pelas Lullula da área. alguem conheçe algum caso parecido?

um abraço, Pedro

* a expressão "em geral" penso que se aplica muito bem quando o assunto a tratar são "Galeridas".
Pedro Pereira
Pedro Pereira

Número de Mensagens : 235
Idade : 39
Local : Centro-Sul
Data de inscrição : 30/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

"Galeridas" Empty Re: "Galeridas"

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 03, 2019 12:04 pm

Pedro Pereira escreveu:na Companhia das Lezírias observei um casal de "téclas" numa pequenissima clareira de matos densos, no meio de um pinhal (bravo) com 4 metros de altura com 70% de cobertura, terreno plano, arenoso, sem uma unica rocha. um dos individuos estava inclusivamente pousado no topo de um pinheiro trasportando "palhotas" para o ninho, enquanto o outro cantava em voo.

Na zona da Comporta e dunas de Tróia não há qualquer rochedo, o habitat é totalmente arenoso com algum pinhal. As Galeridas por ali são todas theklae.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

"Galeridas" Empty Re: "Galeridas"

Mensagem por PNicolau Seg Jun 03, 2019 12:12 pm

Onde na companhia das lezírias? Não me lembro de ver esse habitat, por acaso também nunca vi Lullula na zona de VFX
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

"Galeridas" Empty Re: "Galeridas"

Mensagem por Paulo Alves Seg Jun 03, 2019 2:24 pm

PNicolau escreveu:Onde na companhia das lezírias? Não me lembro de ver esse habitat, por acaso também nunca vi Lullula na zona de VFX

Julgo que Pedro se refere à parte florestal da Companhia das Lezírias, no concelho de Benavente. Não à Lezíria Sul, concelho de VFX.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

"Galeridas" Empty Re: "Galeridas"

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 03, 2019 2:47 pm

Paulo Alves escreveu:
PNicolau escreveu:Onde na companhia das lezírias? Não me lembro de ver esse habitat, por acaso também nunca vi Lullula na zona de VFX

Julgo que Pedro se refere à parte florestal da Companhia das Lezírias, no concelho de Benavente. Não à Lezíria Sul, concelho de VFX.

Também me parece.

Nota: o tópico é antigo, eu é que o recuperei
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

"Galeridas" Empty Re: "Galeridas"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos