Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Programa Escolar 2011/2012 do Centro Ambiental do Priolo termina em grande

Ir para baixo

Programa Escolar 2011/2012 do Centro Ambiental do Priolo termina em grande  Empty Programa Escolar 2011/2012 do Centro Ambiental do Priolo termina em grande

Mensagem por jheitor Sex Jul 06, 2012 3:13 am

Programa Escolar 2011/2012 do Centro Ambiental do Priolo termina em grande

06-07-2012

fonte : obaluarte.net

Com o ano letivo a terminar, o Centro Ambiental do Priolo (CAP) encerrou o seu programa escolar 2011/2012 em grande, numa atividade realizada no dia 14 de junho na Escola Básica 1,2,3/ JI das Furnas.



Turmas do 5º, 7º e 8º ano participaram numa manhã animada em que mais de 50 alunos e professores puderam descobrir a Floresta Laurissilva num jogo didático divertido, onde identificaram diversas espécies de plantas endémicas e nativas presentes na floresta original dos Açores como o cedro-do-mato, ginja-do-mato, louro, azevinho, uva-da-serra, patalugo, urze, folhado, entre outras.

Tiveram oportunidade, igualmente, de conhecer melhor as aves dos Açores, aprendendo desta forma os seus nomes, características principais e algumas curiosidades. Os alunos foram convidados a desenhar as aves que mais gostaram, entre elas o milhafre/queimado, o priolo, a estrelinha, o tentilhão, a vinagreira/santo antoninho e a alvéola/lavandeira.

Estas atividades resultam do esforço conjunto das escolas da ilha de São Miguel e da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA - entidade gestora do CAP) e têm como objetivo aumentar o nível de conhecimento dos mais jovens sobre os valores naturais dos Açores. Muitas das atividades foram realizadas com o apoio do projeto LIFE Laurissilva Sustentável, que promove a recuperação de áreas naturais de floresta e turfeira de elevada importância nos concelhos do Nordeste e Povoação.

No total foram mais de 1900 alunos que participaram em cerca de 35 atividades realizadas pelo CAP em vários concelhos da ilha de São Miguel (Nordeste, Povoação, Ponta Delgada e Ribeira Grande), abrangendo 21 escolas e instituições.

O programa escolar do CAP, reiniciará em outubro coincidindo com o novo ano letivo e prolongando o trabalho desenvolvido por esta equipa desde a sua inauguração em 2007. Apresentando um leque variado de atividades didáticas relacionadas com biodiversidade açoriana, em especial sobre aves e Floresta Laurissilva e com algumas novidades a incluir no novo programa escolar.

A SPEA e os professores envolvidos avaliam de um modo muito positivo os resultados obtidos com o programa escolar em 2011/ 2012. A SPEA agradece o interesse demonstrado pelas escolas e professores, que mesmo com algumas dificuldades em termos de transportes, conseguiram concretizar estas actividades muito importantes para a interpretação do meio natural dos Açores por parte dos alunos e espera que no próximo ano letivo a adesão seja igual ou superior.

http://www.obaluarte.net/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiI3MjA5IjtzOjk6ImlkX3NlY2NhbyI7Tjt9
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos