Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Programa de conservação do Priolo gerou um retorno de 7 milhões de euros para os Açores

Ir para baixo

 Programa de conservação do Priolo gerou um retorno de 7 milhões de euros para os Açores Empty Programa de conservação do Priolo gerou um retorno de 7 milhões de euros para os Açores

Mensagem por jheitor Sex Jan 25, 2013 1:36 pm


Programa de conservação do Priolo gerou um retorno de 7 milhões de euros para os Açores


25-01.20123

fonte:naturlink.sapo.pt

De acordo com uma análise efetuada pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, as ações de conservação do Priolo e da Floresta Laurissilva da Ilha de São Miguel já geraram um retorno de cerca de 7 milhões de euros.

O biólogo Luís Costa, diretor executivo da Sociedade Portuguesa Para o Estudo das Aves (SPEA), indicou em entrevista concedida ao SAPO que o programa de conservação do Priolo (Phyrrhula murina) e da Floresta Laurissilva da Ilha de São Miguel já originou um retorno de cerca de 7 milhões de euros para a região.

O Priolo é um passeriforme endémico da ilha de São Miguel, sendo a sua distribuição mundial limitada apenas a dois concelhos desta ilha: Nordeste e Povoação. Em 1990 existiam somente cerca de 300 indivíduos desta espécie encontrando-se à beira da extinção. Para evitar o seu desaparecimento, desde 2003 até hoje a SPEA tem vindo a coordenar um programa de recuperação do Priolo, financiado sobretudo pela Comissão Europeia (programa LIFE) e pelo Governo Regional dos Açores, o qual permitiu que a população do Priolo atinja hoje cerca de 1000 indivíduos, reduzindo o seu risco de extinção, apesar da ameaça ainda persistir.


Entrevista de Luís Costa, diretor executivo da SPEA, sobre a campanha pela conservação do Priolo.

Este programa de conservação, que passa em boa parte pela recuperação da Floresta Laurissilva nativa, implicou a criação e manutenção de um viveiro de árvores e arbustos autóctones de São Miguel, que são empregues na reflorestação da área, e na criação do Centro Ambiental do Priolo, com funções científicas, didácticas e turísticas, atuando como foco de atração de milhares de visitantes e permitindo a criação e manutenção de mais de 20 postos de trabalho diretos, com importantes implicações positivas para a economia local.
Integrado no programa Priolo, foi efetuada uma avaliação do impacto económico destas iniciativas para a região, tendo sido estimado um retorno líquido a rondar os 7 milhões de euros, resultante da criação de emprego, aquisições pelo programa, pelas visitas de trabalho e turísticas geradas, pelo impacto positivo na redução da erosão e criação de reservas hídricas, entre diversas outras componentes.

Apesar dos benefícios diretos e indiretos gerados por estas ações, neste momento não existe financiamento garantido para a continuação deste programa, tendo a SPEA lançado uma campanha internacional de financiamento coletivo (crowdfunding) para permitir a sua continuidade e evitar que uma das aves mais ameaçadas do mundo se venha a extinguir. A campanha está alojada na plataforma internacional Indiegogo, integrada na iniciativa Naturfunding de crowdfunding ambiental, que resulta de uma parceria estabelecida entre o portal Naturlink e a plataforma Indiegogo.

Campanha “Let’s preserve the Azores Bullfinch”


Leituras Adicionais

SPEA lança campanha internacional de crowdfunding para conservar o Priolo e a Floresta Laurissilva de São Miguel

Priolo é exemplo internacional na fuga à extinção

Erradicação de espécies invasoras na zona da Laurissilva

Naturfunding: Lançada iniciativa internacional de crowdfunding ambiental com a participação do portal Naturlink

http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Programa-de-conservacao-do-Priolo-gerou-um-retorno-de-7-milhoes-de-euros-para-os-Acores?bl=1

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos