Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Grifos no PNPG

+2
tmgamito
paulo dias
6 participantes

Ir para baixo

Grifos no PNPG Empty Grifos no PNPG

Mensagem por paulo dias Sáb Jul 28, 2012 1:13 pm

Boas
Mais uma "peregrinação" ao Gerês (26Jul) e encontro 3 (talvez 4) grifos em bando (alternando poiso com voo e posterior fuga), depois de pesquisa e aparente consenso em torno da estabilidade e possivel ligeiro aumento no nr de individuos lusos ( e até ibéricos) queria colocar algumas questões:
1 - Existem novas colonias em Portugal fora das áreas "tradicionais"?
2 - O PNPG deve ter condições óptimas para esta espécie (gado, mamiferos selvagens em crescendo, escarpas isoladas) e registos de presença mais ou menos regular. Existem sinais de nidificação?
3 - Até que ponto a politica comunitária de proibição do abandono das carcaças de animais no campo e sua dispersão em busca de alimento para fora das regiões tradicionais de alimentação permitiu ou não constituir novas colonias ou pelo menos registos esporádicos de nidificação.
4 - Nos ultimos anos e nas principaias áreas tradicionais (individualizadas) as colonias tem-se mantido estaveis ou se existem variações significativas em nr de ind..

Boas observações

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Grifos no PNPG Empty Re: Grifos no PNPG

Mensagem por tmgamito Ter Jul 31, 2012 3:00 pm

O Pedro Alarcão, da Ecotura, o ano passado viu grifos por várias vezes em Castro Laboreiro. Uma das vezes penso que foi no início de Julho
tmgamito
tmgamito

Número de Mensagens : 38
Data de inscrição : 23/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Grifos no PNPG Empty Re: Grifos no PNPG

Mensagem por António A Gonçalves Ter Jul 31, 2012 4:00 pm

Já este ano, no dia 18/07, também em Castro Laboreiro (Sra de Numão), sobrevoaram-me 3 Grifos em voo baixo. Ao falar com algumas pessoas a viver na zona, deram-me a indicação de que são pouco frequentes na área.

Desconheço a evolução da espécie em Portugal e eventuais novos locais de nidificação, mas em Julho já começam os movimentos dispersivos, o que, me parece, os pode levar perfeitamente a ambas as áreas.

Cumprimentos
António Gonçalves

António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Ir para o topo Ir para baixo

Grifos no PNPG Empty Re: Grifos no PNPG

Mensagem por VozdoBerço Sex Nov 08, 2013 11:04 am

Foram observados de novo 7 grifos no PNPG, perto de Albas, a 12 Outubro.

Informação e fotos aqui.

Relembro que já existem observações nos meses de Abril, Junho, Julho, Agosto e Outubro.
VozdoBerço
VozdoBerço

Número de Mensagens : 620
Local : Guimarães
Data de inscrição : 13/11/2009

http://vozdoberco.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Grifos no PNPG Empty Re: Grifos no PNPG

Mensagem por António Beira Alta Sex Nov 08, 2013 11:34 am

paulo dias escreveu:Boas
Mais uma "peregrinação" ao Gerês (26Jul) e encontro 3 (talvez 4) grifos em bando (alternando poiso com voo e posterior fuga), depois de pesquisa e aparente consenso em torno da estabilidade e possivel ligeiro aumento no nr de individuos lusos ( e até ibéricos) queria colocar algumas questões:
1 - Existem novas colonias em Portugal fora das áreas "tradicionais"?
2 - O PNPG deve ter condições  óptimas para esta espécie (gado, mamiferos selvagens em crescendo, escarpas isoladas) e registos de presença mais ou menos regular. Existem sinais de nidificação?
3 - Até que ponto a politica comunitária de proibição do abandono das carcaças de animais no campo e sua dispersão em busca de alimento para fora das regiões tradicionais de alimentação permitiu ou não constituir novas colonias ou pelo menos registos esporádicos de nidificação.
4 - Nos ultimos anos e nas principaias áreas tradicionais (individualizadas) as colonias tem-se mantido estaveis ou se existem variações significativas em nr de ind..

Boas observações
Existe também outra situação que me parece estar a atrair os necrófagos , pelo menos aqui pela minha zona depreendi isso , apesar de estarem a ser situações isoladas e sazonais , que é a presença de lobos em dispersão fora das zonas habituais das alcateias . No ano passado detectei a presença de grifos varias semanas apos os ataques dos lobos , inclusive os grifos pernoitavam fora das colonias pois vi grifos as 7 e 8 da manhã .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Grifos no PNPG Empty Re: Grifos no PNPG

Mensagem por tmgamito Ter Nov 12, 2013 11:57 am

Aproveitando este comentário deixo aqui uma pergunta: uma pessoa amiga viu dois grifos em Vale de Canas, Coimbra em Junho ou Julho. Não eram milhafres. Podiam ser de onde?

Obrigada
Teresa
tmgamito
tmgamito

Número de Mensagens : 38
Data de inscrição : 23/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Grifos no PNPG Empty Re: Grifos no PNPG

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 12, 2013 12:17 pm

Olá Teresa, podiam vir de qualquer lado, até de Espanha. Essas aves movimentam-se imenso...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Grifos no PNPG Empty Re: Grifos no PNPG

Mensagem por tmgamito Ter Nov 12, 2013 12:23 pm

Olá Gonçalo
Pois, eu sei que eles podem andar muitos kms por dia. Se calhar devia ter posto a pergunta de outra maneira. Será normal ver grifos naquela zona?
Quando me perguntaram a minha primeira reacção foi perguntar se não eram milhafres, mas depois percebi que eles sabiam distinguir. Como falámos disso agora achei que podiam ser juvenis em dispersão mas em Junho/Julho deveriam ser adultos.
Por isso refaço a pergunta Wink
É normal aparecerem grifos na zona de Coimbra? Em Junho/Julho?
tmgamito
tmgamito

Número de Mensagens : 38
Data de inscrição : 23/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Grifos no PNPG Empty Re: Grifos no PNPG

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 12, 2013 12:27 pm

Bem, talvez o Carlos Pacheco consiga responder melhor a essa questão, de qualquer forma nota que as opções não se resumem a juvenis em dispersão ou adultos. Poderiam ser imaturos (que não juvenis do ano), acho eu...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Grifos no PNPG Empty Re: Grifos no PNPG

Mensagem por tmgamito Ter Nov 12, 2013 12:30 pm

Sim, claro. O Carlos deve saber. Era para lhe ter mandado um mail mas como o assunto veio à baila aqui Smile
tmgamito
tmgamito

Número de Mensagens : 38
Data de inscrição : 23/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Grifos no PNPG Empty Re: Grifos no PNPG

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos