Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Águia-real no PNPG

Ir para baixo

Águia-real no PNPG Empty Águia-real no PNPG

Mensagem por paulo dias Qui Ago 02, 2012 1:45 pm

Boas

Nas minhas saídas no PNPG e em especial na serra do Gerês tenho verificado a presença regular da águia-real pelo menos nos últimos 2 anos, vi mais duas juntas (uma delas "revocava" uma lista na asa esquerda) em 27 Julho. Na revista Quercus (Esp.) Jun12 (nr 316) faz referencia ao plano de reintrodução no PN Baixa Limia-Serra do Xurés iniciado em 2008 de 14 ind. juv. (na net vi referências desde pelo menos 2002?) pela ONG GREFA ( http://www.grefa.org/grefa/anuario2010/real_xures.pdf )
Faz ref. a uma fêmea Eufemia libertada, posteriormente recuperada (encontrada ferida a tiro numa asa em Salamanca) e reintroduzida tendo a particularidade de ter sido vista com o sobrevivente do ultimo casal reprodutor no PNPG (Peneda - sem ter conseguido confirmar li na net que o macho luso tinha posteriormente morrido, envenenado). Não encontrei informação que confirme o sucesso de reprodução (ou tenativa) na zona, mas o que me chamou atenção mais uma vez (alguma destas aves estão a ser seguidas por GPS e radio (VHS) a elevada percentagem de vitimas por ação directa/indirecta do homem (tiro, veneno, choque com linhas electricas, atropelamento, etc ) se extrapolarmos estes resultados é espantoso como algumas espécies conseguem sobreviver a esta tentativa de genocídio.
Aparentemente existe um projeto "equivalente" em Portugal para o PNPG, sediado na Quinta de STO Inácio (VN Gaia).

Boas observações

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos