Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Petição quer impedir fim do minicomboio da Caparica

Ir para baixo

Petição quer impedir fim do minicomboio da Caparica Empty Petição quer impedir fim do minicomboio da Caparica

Mensagem por jheitor Seg Set 03, 2012 2:14 pm

Petição quer impedir fim do minicomboio da Caparica

3-09-2012

fonte:boasnoticias.pt

Face à hipótese que tem vindo a ser debatida de se pôr fim ao histórico minicomboio da Caparica, conhecido por "Transpraia", que percorre os nove quilómetros de praia que separam a Costa de Caparica da Fonte da Telha, um grupo de cidadãos decidiu lançar uma petição pública que se opõe à sua suspensão.

A situação deste meio de transporte único a nível Europeu - "e talvez em todo o mundo", salientam os peticionários - é particularmente crítica desde que, em 2007, o programa Polis afastou o seu ponto de partida em cerca de um quilómetro.

Ao "arrastá-lo" das praias do centro da cidade, no desembocar da Rua dos Pescadores, para o final do paredão, a medida acabou por gerar quebras de receitas na ordem dos 60% para a empresa que o mantém em atividade, explicam os signatários.

Agora, acrescentam os autores da petição, com a possibilidade de eliminar o serviço, está a ser "ameaçado o pouco que ainda resta dos traços culturais mais marcantes da região", o que os deixa "preocupados com o futuro e desiludidos pelos erros da implementação do Programa Polis", pode ler-se no texto que acompanha o documento.

A petição, subscrita, até ao momento, por mais de 540 pessoas, pede, portanto, a Assunção Cristas, Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, e a Maria Emília Sousa, presidente da câmara de Almada, que "intervenham junto da Sociedade Costa Polis no sentido da manutenção do ponto de partida do 'transpraia' no seu local original".

Em alternativa, propõem os responsáveis, poderá ser efetuada "a sua colocação junto à atual lota/equipamentos de apoio à atividade pesqueira", pretendendo-se que a Costa de Caparica se assuma como representante de "um potencial gerador de emprego e receitas para o país, mais importante do que a simples abertura de mais uma fábrica ou a reativação de uma região mineira".

O minicomboio da Caparica é operado pela empresa Transpraia - Transportes Recreativos da Praia do Sul, funcionando durante a época balnear - de Junho a Setembro - entre as 09.00h e as 20.00h. O mítico meio de transporte foi inaugurado em Junho de 1960, tendo sido o primeiro a permitir aos banhistas o acesso às praias mais remotas da região.

Clique AQUI para aceder à petição e AQUI para visitar a página do movimento "Vamos impedir que ccabem com o Transpraia na Costa" no Facebook.

http://www.boasnoticias.pt/noticias_Peti%C3%A7%C3%A3o-quer-impedir-fim-do-minicomboio-da-Caparica_12421.html
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos