Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Voluntariado Ambiental

Ir para baixo

Voluntariado Ambiental Empty Voluntariado Ambiental

Mensagem por jheitor Sáb Set 08, 2012 12:21 pm

Voluntariado Ambiental

Escreve quem sabe

2012-09-08

fonte:correiodominho.com

Gostava de colaborar activamente na protecção e preservação do ambiente mas não sabe como proceder e onde se dirigir?

A Comissão Europeia anunciou o ano 2011 como o Ano Europeu do Voluntariado, que contribuiu para a divulgação do tema junto de toda a sociedade civil e de organismos oficiais, criando estruturas, editando documentos, promovendo debates e actividades, mobilizando e sensibilizando todos para uma causa fundamental e para a construção de uma sociedade mais solidária.

O voluntariado pode entender-se de várias formas, no entanto, sabe-se que quando as pessoas se envolvem em actividades de entreajuda, na protecção do ambiente, entre outras, todos saem beneficiados e a coesão social é significativamente fortalecida.

O voluntariado ambiental é útil na geração de oportunidades de aprendizagem, no envelhecimento activo, no diálogo intergeracional e intercultural, na protecção civil, no desenvolvimento sustentável e protecção ambiental, nos direitos humanos e inclusão social, no aumento de empregabilidade, na promoção da cidadania activa, e no que se refere à responsabilidade ambiental das empresas.

De facto, são milhares as pessoas que se envolvem em actividades voluntárias, fazendo face a muitas das necessidades da nossa sociedade.

No entanto, Portugal é um dos países europeus com menor participação pública activa dos cidadãos nas várias questões ambientais, reflexo disso é o baixo número de sócios existente nas várias associações ambientalistas. Será que a sociedade se encontra motivada, informada e instruída para a formulação de opiniões e tomada de decisões sobre assuntos que a afectem, directa e indirectamente, como os relacionados com os problemas ambientais e a conservação de recursos naturais? Que ferramentas existem para motivar uma cidadania ambiental activa individual e colectiva? De que forma o voluntariado ambiental poder ser uma solução para a preservação do ambiente? Estas são as questões que deixamos no ar para que todos façamos um exercício de reflex ão.

Gostaria de participar nas actividades e acções da Quercus e dar o seu contributo para a defesa de um ambiente mais sustentável e respeitado por todos?
“O que é a Quercus?”, estará a questionar-se!

Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza
Criada em 1985, a Quercus é uma das maiores associações ambientalistas e actua a nível nacional, com Núcleos Regionais espalhados por todo o país, incluindo os arquipélagos. Saiba mais em www.quercus.pt.

Para ser voluntário da Quercus deverá fazer a sua inscrição enviando uma mensagem, por correio electrónico, para 'voluntarios@quercusancn.pt” com os seus dados pessoais, nomeadamente:
- nome completo
- contacto electrónico (um principal e, caso tenha, um alternativo)
- contacto telefónico (telemóvel e telefone fixo, se possível)
- distrito de residência
- eventuais interesses, passatempos e/ou formação em áreas relacionadas com o Ambiente (no caso de formação académica o
u profissional nessas áreas, agradecemos o envio do Curriculum Vitae).

A Quercus tem uma base de dados nacional de voluntários para os quais envia regularmente informação sobre as acções a decorrer. Não é obrigatório ser sócio para se inscrever como voluntário. Para o fazer basta disponibilidade!

A partir desta base de dados nacional de voluntários inscritos, a Quercus compromete-se a enviar regularmente, via e-mail, informação sobre acções ou eventos de natureza interventiva a realizar no distrito onde o voluntário reside, para que este possa facilmente deslocar-se ao local e dar o seu apoio.

O voluntariado é fundamental para a força, resistência, solidariedade e coesão social da comunidade, é uma demonstração poderosa de como a solidariedade posta em prática pode construir um mundo melhor para todos e onde todos podem contribuir com o seu tempo, conhecimento e energia para a paz, o bem estar e o desenvolvimento.
Seja um Voluntário Quercus. Vista a camisola!

http://www.correiodominho.com/cronicas.php?id=4281

jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos