Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

GêQuesta VOLUNTARIADO AMBIENTAL NA TERCEIRA E NAS FLORES

Ir para baixo

GêQuesta VOLUNTARIADO AMBIENTAL NA TERCEIRA E NAS FLORES  Empty GêQuesta VOLUNTARIADO AMBIENTAL NA TERCEIRA E NAS FLORES

Mensagem por jheitor Qui Jun 14, 2012 11:12 am

GêQuesta VOLUNTARIADO AMBIENTAL NA TERCEIRA E NAS FLORES

14 de Junho de 2012

fonte : auniao.com

A Gê-Questa ultima os preparativos para a terceira edição do projecto Voluntariado Ambiental nos Açores. Este ano, a iniciativa decorrerá em duas ilhas: de 6 a 22 de Julho na ilha Terceira e de 13 a 18 de Agosto nas Flores. Agricultura biológica, sensibilização ambiental, limpeza de trilho e combate às invasoras são alguns dos principais objectivos da acção.

A associação de defesa ambiental Gê-Questa prepara-se para a lançar a terceira edição do projecto “Voluntariado Ambiental nos Açores”.

Dário Silva, o presidente da instituição, explica o que se pode esperar, este ano, da iniciativa: “as principais actividades desta edição são na área da agricultura biológica; temos uma parceria com o Parque de Ilha no combate às plantas invasoras; vamos também fazer manutenção de trilhos e também muitas actividades de sensibilização ambiental com os mais novos e, este ano, vamos também ter actividades com os mais velhos”.

A possibilidade de estender a presente edição do Voluntariado Ambiental a duas ilhas diferentes – de 6 a 22 de Julho na ilha Terceira e de 13 a 18 de Agosto nas Flores – foi criada pela disponibilidade de apoios: “na primeira edição do voluntariado, conseguimos chegar a três ilhas: à Graciosa, às Flores e à ilha terceira. Contudo, no ano passado, devido à crise e a dificuldades financeiras, só foi possível realizá-lo na ilha Terceira”.

Apesar das restrições orçamentais, o interesse em termos de participação é crescente: “temos sempre inúmeras inscrições e este ano conseguimos ter os apoios necessários para fazer o voluntariado ambiental em duas ilhas”.

VOLUNTÁRIOS LOCAIS E ESTRANGEIROS

O presidente da Gê-Questa informa que, à semelhança dos dois anos anteriores, os encontros vão juntar participantes, não só as ilhas, como do estrangeiro: “para a Terceira temos voluntários vindos de Espanha, da Itália, de França e temos também uma adesão muito forte de jovens açorianos”.

De acordo com o responsável, trata-se de uma oportunidade para quem participa e para o local que recebe: “além da troca de conhecimento, é uma mais valia para a região porque muitos dos jovens que se envolvem neste projecto de voluntariado voltam aos Açores, para estudar, por exemplo. Na Universidade dos Açores, sei do caso de dois jovens que estiveram connosco no ano passado e que estão, neste momento a estudar em São Miguel”.

Ao todo, deverão ser criados dois grupos, um em cada ilha, com cerca de 15 participantes cada.

Em termos de logística e de apoio, os envolvidos no Voluntariado Jovem nos Açores têm apenas de assegurar os custos com a ligação aérea até aos Açores, estando a alimentação, a estadia e transporte dentro da ilha assegurados pela Gê-Questa.

CRIAR EQUIPAS DE TRABALHO

Entre os objectivos do projecto Voluntariado Ambiental está a criação de uma “equipa de trabalho, onde todos participem na tomada de decisões para a actuação”: “assim conseguimos que todos percebam porque estamos a realizar as actividades e se apliquem na realização das mesmas tal como um sócio activo da associação. Nós pomos o fio condutor e orientamos os trabalhos, vocês põem os vossos conhecimentos e experiência para criar actividades mais ricas e completas. Entre todos criamos uma experiência única”.

Além dos temas de trabalho propostos, anteriormente referidos pelo presidente da Gê-Questa, os voluntários darão ainda apoio ao funcionamento da associação, tais como “melhorias do Forte, sensibilização e educação ambiental, recolha de assinaturas, recolha de resíduos em espaços naturais e apoio à investigação”.

http://www.auniao.com/noticias/ver.php?id=28350
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos