LOCAL: Serra de Sintra
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
LOCAL: Serra de Sintra
Não existe ainda um tópico para a serra de Sintra e zonas adjacentes, por isso abro este novo tópico.
Hoje de manhã dei uma volta pela serra e fiz algumas observações interessantes. Destaco:
- Fulica atra, 1 na Lagoa Azul (observação inusitada, não creio que a espécie apareça habitualmente por estas bandas)
- Prunella collaris (?), 1 possivel ind. desta espécie em voo na Peninha, mas não confirmei a identificação (existem registos anteriores no local)
- Sylvia undata, 1 a vocalizar na Peninha
- Carduelis spinus, bandos um pouco por todo o lado
Hoje de manhã dei uma volta pela serra e fiz algumas observações interessantes. Destaco:
- Fulica atra, 1 na Lagoa Azul (observação inusitada, não creio que a espécie apareça habitualmente por estas bandas)
- Prunella collaris (?), 1 possivel ind. desta espécie em voo na Peninha, mas não confirmei a identificação (existem registos anteriores no local)
- Sylvia undata, 1 a vocalizar na Peninha
- Carduelis spinus, bandos um pouco por todo o lado
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Re: LOCAL: Serra de Sintra
Não nos cruzamos por pouco...
Também estive na Peninha e depois fui até ao Cabo da Roca, andava qualquer coisa na falésia que não consegui identificar.
Quanto ao Galeirão, ele já se mantém por lá à bastante tempo.
Também estive na Peninha e depois fui até ao Cabo da Roca, andava qualquer coisa na falésia que não consegui identificar.
Quanto ao Galeirão, ele já se mantém por lá à bastante tempo.
eheh, deve ter sido por pouco mesmo, estive quase para ir até à Roca (hoje está uma luz espectacular), mas depois já era tarde e acabei por ir embora.
Do galeirão não sabia. Será selvagem? Aquilo está cheio de patos-reais mas têm um aspecto superfatela.
A partir de agora quando fores à serra podes partilhar aqui no tópico
Do galeirão não sabia. Será selvagem? Aquilo está cheio de patos-reais mas têm um aspecto superfatela.
A partir de agora quando fores à serra podes partilhar aqui no tópico
Foi junto à Peninha que descobri o tanque onde fotografei os verdilhões e chamarizes e fui ver como estava o local, mas não sei porque razão, depois dessa vez nunca mais ficou cheio até cima, nem mesmo com estas chuvadas
O galeirão não deve ser muito manso, pelo menos não permite grandes aproximações , mas já o vejo por lá desde o ano passado.
O galeirão não deve ser muito manso, pelo menos não permite grandes aproximações , mas já o vejo por lá desde o ano passado.
José Frade escreveu:
Qualquer coisa com muito branco?? Ou com muito vermelho??
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Rabirruivo-preto
Carlos Pacheco- Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira
Não, esse também estava lá mas este era mais claro e menos liso.Carlos Pacheco escreveu:Rabirruivo-preto
E não poderia ser uma fêmea?
Não, a fêmea também é lisa e aquele tinha padrão assim como as costas de uma escrevadeira, era um cinzento para o esverdeado.Carlos Pacheco escreveu:E não poderia ser uma fêmea?
Não há fotos, mesmo que beras?
Não, Gonçalo, ele primeiro saiu-me quase aos pés e foi para a falésia, eu cheguei-me à beira e consegui com os binóculos ver onde estava, quando troquei pela máquina já não estava lá, voltei a procurar, encontrei mais longe e a cena voltou a repetir-se... nunca mais o vi.Gonçalo Elias escreveu:Não há fotos, mesmo que beras?
Fêmea de pintarroxo???
Carlos Pacheco escreveu:Fêmea de pintarroxo???
Escrevedeira-pigmeia (Emberiza pusilla)....
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Foi tão rápido que não vou conseguir dizer qual era...
Só sei que era pequena e as característica que enumerei...
Talvez lá voltando.
De qualquer maneira obrigado pelas tentativas.
Só sei que era pequena e as característica que enumerei...
Talvez lá voltando.
De qualquer maneira obrigado pelas tentativas.
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/nova-gestao-da-quinta-da-peninha-vai-ficar-responsavel-pela-sua-reabilitacao-171142
Ontem (22-Ago) de manhã uma visita à Quinta do Pisão, situada na vertente sul da serra, rendeu um bom lote de migradores. Já há muita bicharada a passar.
https://ebird.org/portugal/view/checklist/S59169554
https://ebird.org/portugal/view/checklist/S59169554
Ave nocturna - ID?
Boa noite,
Registei-me no fórum devido ao nosso interesse pela natureza e, mais recentemente, um fascínio pelas aves. Estamos a viver em pleno parque natural de Sintra, muito perto da costa e rodeados pelas colinas mais baixas da Serra. Em certas noites ouvimos um pássaro (já depois da meia noite) com um piar agudo e insistente, tanto que nos acorda. Ainda não pude gravar o som porque é sempre a meio da noite e estamos meio a dormir.
Já tentei correr a lista das aves do PNSC e seus respectivos "chamamentos", mas infelizmente não encontro uma lista só das aves nocturnas. Haverá aqui alguém no fórum com uma lista ou indicações de aves nocturnas do PNSC, para facilitar a minha pesquisa? Ouvimos muito a Coruja do Mato ( Strix Aluco), mas este de que falo é bem diferente.
Lamento não ter mais info, tenho a noção que as pistas são algo vagas. Qualquer ajuda será preciosa, andamos mesmo intrigados.
Obrigada desde já
Marta
Registei-me no fórum devido ao nosso interesse pela natureza e, mais recentemente, um fascínio pelas aves. Estamos a viver em pleno parque natural de Sintra, muito perto da costa e rodeados pelas colinas mais baixas da Serra. Em certas noites ouvimos um pássaro (já depois da meia noite) com um piar agudo e insistente, tanto que nos acorda. Ainda não pude gravar o som porque é sempre a meio da noite e estamos meio a dormir.
Já tentei correr a lista das aves do PNSC e seus respectivos "chamamentos", mas infelizmente não encontro uma lista só das aves nocturnas. Haverá aqui alguém no fórum com uma lista ou indicações de aves nocturnas do PNSC, para facilitar a minha pesquisa? Ouvimos muito a Coruja do Mato ( Strix Aluco), mas este de que falo é bem diferente.
Lamento não ter mais info, tenho a noção que as pistas são algo vagas. Qualquer ajuda será preciosa, andamos mesmo intrigados.
Obrigada desde já
Marta
martalunn- Número de Mensagens : 4
Olá Marta,
Bem-vinda ao Forum Aves.
Se conseguires gravar o som será a forma mais fácil de chegarmos a uma id., porque sem isso e sem uma descrição mais detalhada do som será um exercício de adivinhação...
Consegues dar uma descrição mais detalhada? São notas iguais repetidas muitas vezes ou são notas variadas? Curtas ou longas? É só uma ave ou poderá haver mais de uma? E já agora qual é o tipo de habitat: existe arvoredo ou é terreno aberto? Consegues perceber de onde vem o som?
Bem-vinda ao Forum Aves.
Se conseguires gravar o som será a forma mais fácil de chegarmos a uma id., porque sem isso e sem uma descrição mais detalhada do som será um exercício de adivinhação...
Consegues dar uma descrição mais detalhada? São notas iguais repetidas muitas vezes ou são notas variadas? Curtas ou longas? É só uma ave ou poderá haver mais de uma? E já agora qual é o tipo de habitat: existe arvoredo ou é terreno aberto? Consegues perceber de onde vem o som?
Olá Gonçalo,
São notas iguais repetidas muitas vezes, às vezes espaçadas por uns bons segundos. São curtas e é só uma ave. É um piar agudo e insistente, bem audível. E há bastante arvoredo à volta. Parece estar muito perto, mas nós estamos também praticamente na floresta. As tuas perguntas ajudaram
São notas iguais repetidas muitas vezes, às vezes espaçadas por uns bons segundos. São curtas e é só uma ave. É um piar agudo e insistente, bem audível. E há bastante arvoredo à volta. Parece estar muito perto, mas nós estamos também praticamente na floresta. As tuas perguntas ajudaram
Quase que parece o piar do Mocho Galego (Athene Noctua), mas parece-me ligeiramente mais robusto e insistente...
Bem, o mocho galego tem vários sons diferentes.
Já procuraste no xeno-canto por gravações dessa espécie, para ver se se assemelham?
https://www.xeno-canto.org/explore
Já procuraste no xeno-canto por gravações dessa espécie, para ver se se assemelham?
https://www.xeno-canto.org/explore
Acabámos por perceber...é a fêmea Coruja do Mato. O piar é tão diferente do seu companheiro que, sendo novinhos nisto, tomámos por uma outra ave "estranha". Resolvido. E obrigada pela ajuda
Tiago Lourenço gosta desta mensagem