Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche
+9
Carlos Vilhena
Helder Vieira
JDGS
RuiCaratao
José Frade
cardosohelder
JMorgado
Gonçalo Elias
pedro121
13 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche
Bom dia,
Hoje de manha encontrei 3 Cisne-bravo Cygnus cygnus em Peniche nos prados do Sol Vilage II, ao fim de uma hora as aves voaram para a Etar da Atouguia da baleia:
https://maps.google.com/?ll=39.34764,-9.336228&spn=0.003315,0.004823&t=h&z=18
Hoje de manha encontrei 3 Cisne-bravo Cygnus cygnus em Peniche nos prados do Sol Vilage II, ao fim de uma hora as aves voaram para a Etar da Atouguia da baleia:
https://maps.google.com/?ll=39.34764,-9.336228&spn=0.003315,0.004823&t=h&z=18
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Re: Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche
grande malha
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Parabéns pela observação!!
Mas fico ainda mais surpreendido/maravilhado com a previsão... O Cygnus cygnus sempre apareceu...
PS: Os nºs do euromilhões da próxima sexta?
JMorgado- Número de Mensagens : 150
JMorgado escreveu:
Mas fico ainda mais surpreendido/maravilhado com a previsão... O Cygnus cygnus sempre apareceu...
PS: Os nºs do euromilhões da próxima sexta?
Pois, o euromilhões seria mais interessante ainda!!
Nota que o João Jara deu com um Ganso-de-bico-curto Anser brachyrhynchus no dia 4 na ponta da erva e essa é outra espécie que previsivelmente podia ser afectada pelo sistema que falamos ao atravessar da Islândia para a Irlanda.
http://www.flickr.com/photos/yako36/8164012355/in/photostream
Só é pena estar a chover...
Só é pena estar a chover...
Boas fotos, isto foi já na ETAR?
Podem ver também fotos e reportagem aqui:
http://seabirdinginpeniche.weebly.com/index.html
Os dias que começam mal, acabam bem...boa Pedro!
http://seabirdinginpeniche.weebly.com/index.html
Os dias que começam mal, acabam bem...boa Pedro!
Muito bom, mas há uma coisa que está a fazer confusão, em todas as fotos parece que um dos cisnes tem um fio pendurado no bico... Será um fio de pesca?
Um excerto de uma conversa com o amigo Pedro Ramalho no dia 31 de outubro, após uma grande azia (minha) por ter falhado uma Emberiza pusilla por 1h30m no cabo da Roca.
Rui: #$#&/(&%$*/#####
Pedro: Melhores dias e aves virão. Preferencialmente coisas grandes, faceis de localizar, e que fiquem no sitio... Cygnus cygnus parece-me bem.
:shock:
O primeiro registo que encontro é de dia 4/11 com 3 aves em Laguna de la Frouxeira (Galiza), e apenas sei que as aves ontem dia 6 continuavam lá, vou tentat saber se ainda la se encontram...para alem das 5 aves da Ria de la villa (Asturias), observadas hoje.
Rui: #$#&/(&%$*/#####
Pedro: Melhores dias e aves virão. Preferencialmente coisas grandes, faceis de localizar, e que fiquem no sitio... Cygnus cygnus parece-me bem.
:shock:
O primeiro registo que encontro é de dia 4/11 com 3 aves em Laguna de la Frouxeira (Galiza), e apenas sei que as aves ontem dia 6 continuavam lá, vou tentat saber se ainda la se encontram...para alem das 5 aves da Ria de la villa (Asturias), observadas hoje.
RuiCaratao- Número de Mensagens : 1283
Frade eles estavam a comer algas filamentosas verdes, de cada vez que mergulhavam o pescoço, ficavam com fios verdes pendurados...
Ahhhh, ok, é que já tenho a minha dose de gaivotas com fios de pesca...RuiCaratao escreveu:Frade eles estavam a comer algas filamentosas verdes, de cada vez que mergulhavam o pescoço, ficavam com fios verdes pendurados...
Infelizmente ao final da tarde não consegui relocalizar os Cisnes, podem ter simplesmente ido pastar ao sitio original, não fui lá, mas podem tambem ter seguido, mas á chuva???
Uma questão: este cisne é acidental em Portugal, certo? E cisne branco que se encontra por aí, ocorre por fuga de cativeiro ou por expansão da espécie?
Boa bola Pedro!!!
Assim de repente faz-me lembrar os discos pedidos do ano passado em que também acertaste... as frangas e os morinellus
Assim de repente faz-me lembrar os discos pedidos do ano passado em que também acertaste... as frangas e os morinellus
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
JDGS escreveu:Uma questão: este cisne é acidental em Portugal, certo? E cisne branco que se encontra por aí, ocorre por fuga de cativeiro ou por expansão da espécie?
Nem uma coisa nem outra : são aves perdidas das rotas tradicionais de migração da espécie. Apesar de haver fugas de cativeiro pelo comportamento podemos avaliar se é genuinamente selvagem.
Já observei Cygnos olor no mesmo local - que é um pouco remoto - apenas no inverno e que nunca permitiu grandes aproximações. Voltou dois anos depois a ser visto no mesmo local; devia ser o mesmo individuo. Não posso pensar que era uma ave de jardim.
Cump,
Boas
Professor Bambo desculpem "Professor Ramalho", se está apaixonado pela ornitologia e não é correspondido, se a sua última raridade avistada foi no séc. passado, aquele belo registo que ficaria bem no seu curriculum teima a se mostrar após se ir embora, se só possui 30 minutos para almoçar entre as 12h30 e as 13h00 saiba o que poderá observar a partir do terraço do arranha céus onde trabalha, estas e outras angustias,desejos e perversões ornitológicas puderam ser satisfeitas pelo omnipotente:
Professor Ramalho
O curador de todos os males...
Já estou a ver o futuro profissional e nova carreira do Pedro.Helder Vieira escreveu:Boa bola Pedro!!!
Professor Bambo desculpem "Professor Ramalho", se está apaixonado pela ornitologia e não é correspondido, se a sua última raridade avistada foi no séc. passado, aquele belo registo que ficaria bem no seu curriculum teima a se mostrar após se ir embora, se só possui 30 minutos para almoçar entre as 12h30 e as 13h00 saiba o que poderá observar a partir do terraço do arranha céus onde trabalha, estas e outras angustias,desejos e perversões ornitológicas puderam ser satisfeitas pelo omnipotente:
Professor Ramalho
paulo dias- Número de Mensagens : 747
Professor Ramalho
Eu à 24h atrás sentia-me angustiado sem saber o que fazer no dia seguinte.....agora desde que o Professor me enviou um mapa para o meu cygnus, sinto-me muito melhor
Hoje de manha lá os consegui encontrar na etar a comer algas a uma velocidade....
Agora o desafio é um bewickii
Não os deixes ir embora que para a semana quero ver se dou aí um salto...pedro121 escreveu:Hoje de manha lá os consegui encontrar na etar a comer algas a uma velocidade....
RuiCaratao escreveu:
Eu à 24h atrás sentia-me angustiado sem saber o que fazer no dia seguinte.....agora desde que o Professor me enviou um mapa para o meu cygnus, sinto-me muito melhor
Diga-se que quando os vi levantar e a saber que estavas a caminho fiquei...
mas depois lá suspirei quando vi que iam para a etar.
Gonçalo Elias escreveu:Agora o desafio é um bewickii
Não, esse não, as probabilidades são completamente diferentes e tem que ser noutra altura do ano e em outras circunstancias, agora nesta altura é mais lógico procurar albifrons, leucopsis e claro a escrevedeira da laponia.
Helder Vieira escreveu:Boa bola Pedro!!!
Os morinelus e o Pilrito canela, esse foi também um bom dia, porque tinha falado com o Magnus e tinha-lhe dito que só queria encontrar o Borelho, a tarambola e o Pilrito, vou á hora de almoço ao SV2 e encontro o borelho, o pilrito e uma tarambola, infelizmente a tarambola não era americana, senão tinha feito o pleno... mas dei com a tarambola passados poucos dias.
pedro121 escreveu:tem que ser noutra altura do ano
achas mesmo?
olha que o único registo conhecido em Portugal foi feito em Novembro:
http://www.avesdeportugal.info/cygcol
Página 1 de 2 • 1, 2