Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche

+9
Carlos Vilhena
Helder Vieira
JDGS
RuiCaratao
José Frade
cardosohelder
JMorgado
Gonçalo Elias
pedro121
13 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche - Página 2 Empty Re: Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche

Mensagem por pedro121 Qui Nov 08, 2012 4:59 am

JDGS escreveu:Uma questão: este cisne é acidental em Portugal, certo? E cisne branco que se encontra por aí, ocorre por fuga de cativeiro ou por expansão da espécie?

Existem indivíduos que serão provavelmente resultantes de fugas de cativeiro, mas existem indivíduos que serão provavelmente das populações europeias, que estão a expandir-se para oeste fruto de introdução/fuga e redução da perseguição.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche - Página 2 Empty Re: Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche

Mensagem por pedro121 Qui Nov 08, 2012 5:05 am

Gonçalo Elias escreveu:
olha que o único registo conhecido em Portugal foi feito em Novembro:

http://www.avesdeportugal.info/cygcol

Um registo não homologado de uma espécie facilmente confundível com o Cygnus cygnus, numa altura do ano típica para Cygnus cygnus (com base nos registos espanhóis) e menos típica para Cygnus columbianus, os registos espanhóis são muito poucos para columbianus e são mais tarde (pelo menos os que conheço), por isso esse registo... quero ver as fotos das aves... acho que nem com uma boa descrição cola se foi só com um observador a não ser que os tenha visto mesmo perto.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche - Página 2 Empty Re: Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche

Mensagem por pedro121 Qui Nov 08, 2012 5:07 am

Carlos Vilhena escreveu:
Nem uma coisa nem outra : são aves perdidas das rotas tradicionais de migração da espécie. Apesar de haver fugas de cativeiro pelo comportamento podemos avaliar se é genuinamente selvagem.
,

O problema Carlos é que tens aves genuinamente selvagens na Europa que não tem medo do homem, não quer dizer que venham comer á mão mas também não fogem a sete pés, nada como atirar pão e ver o que acontece...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche - Página 2 Empty Re: Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche

Mensagem por José Frade Qui Nov 08, 2012 5:46 am

pedro121 escreveu: nada como atirar pão e ver o que acontece...
E se forem selvagens mas estiverem cheios de fome???
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4830
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche - Página 2 Empty Re: Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Nov 08, 2012 6:14 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
olha que o único registo conhecido em Portugal foi feito em Novembro:

http://www.avesdeportugal.info/cygcol

Um registo não homologado de uma espécie facilmente confundível com o Cygnus cygnus, numa altura do ano típica para Cygnus cygnus (com base nos registos espanhóis) e menos típica para Cygnus columbianus, os registos espanhóis são muito poucos para columbianus e são mais tarde (pelo menos os que conheço), por isso esse registo... quero ver as fotos das aves... acho que nem com uma boa descrição cola se foi só com um observador a não ser que os tenha visto mesmo perto.

Tanto quanto sei foram vistas por vários observadores galegos, até porque permaneceram na zona durante três meses. Há uma nota sobre isso na Cyanopica.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche - Página 2 Empty Re: Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche

Mensagem por pedro121 Qui Nov 08, 2012 6:37 am

José Frade escreveu:
pedro121 escreveu: nada como atirar pão e ver o que acontece...
E se forem selvagens mas estiverem cheios de fome???

Os cisnes normalmente tem sempre matéria vegetal para comerem, seria preciso terem ido parar a um sitio mesmo mau para não terem pelo menos erva para pastar.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche - Página 2 Empty Re: Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche

Mensagem por pedro121 Qui Nov 08, 2012 6:47 am

Gonçalo Elias escreveu:
Tanto quanto sei foram vistas por vários observadores galegos, até porque permaneceram na zona durante três meses. Há uma nota sobre isso na Cyanopica.

Eu não digo que seja impossível, mas é estranho... Cool Cool
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche - Página 2 Empty Re: Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche

Mensagem por Araújo da Silva Sex Nov 09, 2012 9:56 am

Brilhante!

Muitos parabéns, Pedro.
Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche - Página 2 Empty Re: Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche

Mensagem por PNicolau Sáb Nov 10, 2012 8:03 am

Shocked Shocked Shocked
Também quero Sad
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche - Página 2 Empty Re: Cisne-bravo Cygnus cygnus Em Peniche

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos